Dificultou para Netos novamente ?

Senhores.

Boa noite

Tenho visto nas redes sociais que teve outra mudança na lei para netos ? Voltanro a exigir vinculo ou algo do tipo com Portugal ? É verdade essa informação?

Compensa mandar processo de neto agora , o quanto antes para nao ter essa exigência? Ou ja era ?

Obrigado a todos.

Comentários

• @scarvalho210

Tenho visto nas redes sociais que teve outra mudança na lei para netos ? Voltanro a exigir vinculo ou algo do tipo com Portugal ? É verdade essa informação?

Em teoria há requisitos novos, mas na prática não sabemos ainda como vai ser. Por enquanto precisa esperar.

Compensa mandar processo de neto agora , o quanto antes para nao ter essa exigência? Ou ja era ?

Os formulários e links de pagamento no site do IRN estão fora do ar para serem atualizados para a nova lei. Recomendo esperar algumas semanas até a poeira baixar e ter informação mais clara de como vai ser.

• Obrigado pessoal

Que péssima noticia .

• Alguma novidade .?

Neto ta precisando ter vínculo com PT para dar entrada na cidadania?

Grato.

• @scarvalho210

Sempre teve de tê-los. O vínculo antes era tido como saber língua portuguesa, não ter condenação criminal com trânsito em julgado por crime que em Portugal resultasse numa pena de três anos ou mais de reclusão e não estar envolvido em terrorismo ou crime organizado. Ou seja: um brasileiro nascido no Brasil que não tivesse abdicado dessa cidadania e que tivesse respondido por delitos leves poderia requerer a nacionalidade como neto sem problemas (considerando o pior dos casos).

Acresce que, a estas exigências, agora também é necessário saber sobre os direitos e deveres associados à nacionalidade portuguesa, a organização política do estado português, história e símbolos nacionais; e prestar declaração aos príncipios fundamentais do estado de direito democrático. No entanto, isto ainda não está regulamentado (mas foi aprovado). Portanto, os requisitos antigos ainda estão em vigor, mas, a qualquer momento, pode ser exigida a comprovação de adequação aos novos requisitos, quando estes forem regulamentados, o que deverá cumprir caso tencione a conclusão do seu processo.

Sabendo disso, se lhe for possível pedir como filho, peça.

Se não for, peça como neto. Mas esteja pronto a fazer prova do cumprimento dos novos requisitos.

Há vários guias na parte de guias do fórum. Escolha o que faz sentido para o seu caso e mande a documentação exigida para o Arquivo Central do Porto. Os guias estão todos atualizados.

• Boa tarde pessoal!

Como neta de português, eu estava receosa em mandar os documentos sem as exigências da nova Lei, até porque não sabemos como será exigida a comprovação.

Decidi fazer o pagamento da taxa e chegou o formulário 1D no meu e-mail sem a solicitação destas exigências. Não sei se haverá pedido posteriormente, mas o fato é que preenchi o formulário, fiz a autenticação da minha assinatura por verdadeira, anexei as certidões e documentos listados no próprio formulário, nos formatos e apostilamentos devidos, e também uma cópia do meu diploma de Graduação em Letras, com Licenciatura plena em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas ( não sei se isso garante alguma comprovação, mas coloquei no envelope) e enviei, via DHL express para o ACP. Chegou lá dia 14 p.p.

Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Agradeço a todos que me orientaram aqui.

• Bom dia a todos.

Pois é pessoal , nao sabemos se vai pedir , porem por si só talvez de ser do Brasil ja esteja confirmado esse vínculos, vamos ver se mais alguem comenta aqui com experiências .

Tomara que de tudo certo !!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.