Certidão de batismo ou nascimento de meu avô
Olá, pessoal! Preciso de ajuda para localizar a freguesia de nascimento do meu antepassado português. Abaixo estão todos os dados que possuo:
- Nome completo: Antonio Joaquim Rodrigues
- Data de nascimento: 02/01/1891 (ou 03/01/1891)
- Filiação: António Manoel Rodrigues e Maria Rodrigues
- Região provável em Portugal: Trás-os-Montes (Distritos de Vila Real ou Bragança)
- Profissão: Carpinteiro
- Informações de Imigração: Ele fixou-se no Rio de Janeiro. No prontuário de estrangeiro (RGE nº 652.103) consta a informação do navio "Finisterre", e há uma forte suspeita de que o desembarque real tenha ocorrido por volta do ano de 1928 (provavelmente no navio Cap Finisterre).
Quem puder me dar uma luz ou ajudar a encontrar o livro de batismo paroquial de 1891, ficarei imensamente grato!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@LaFuente Para evitar homônimos, sugiro completar as informações com nome da esposa e filhos e compartilhar o RGE. No Arquivo Nacional não consta que o navio Cap. Finesterre tenha aportado no Rio de Janeiro em 1928. De onde saíram essas informações?
@JorgeCoelho10 Vc compartilhou um documento pessoal junto com a caderneta militar. Peça ao @Admin para remover.
Em relação ao batismo do Antônio da Silva, a caderneta militar informa que os pais moravam em Nogueira, mesmo local indicado como nascimento dele no registro de casamento de 1931, em Piraí, RJ.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DCQ9-NSG?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJY-RWS7&action=view&cc=1582573&lang=pt&groupId=M9SQ-J62
Ocorre que os registros de batismo da Freguesia de Nogueira, Concelho de Lousada, Distrito do Porto, não estão disponíveis on-line no ano de nascimento de 1901.
Vc pode pedir a certidão pelo CRAV, já que possui todos os dados necessários, ou, antes, pedir apenas uma pesquisa neste mesmo sistema para confirmar os dados.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911
Pessoal obrigado pelas ajudas .
Vou postar mais dados . Meu pai diz que minha avó dizia ser de Trás os Montes e dizia fazer aniversário 11/06. Pela informação dada do meu avô no registro do meu pai ela deve ter nascido em 1913 e seu nome de casada era Emília da Conceição Rodrigues, filha de Francisco Braga e Gracinda Dias.
Meu avô tenho todas as informações Antonio Joaquim Rodrigues nascido 02 ou 03/01/1891, filho Antonio Manoel Rodrigues e Maria Rodrigues, registro de estrangeiro 652103. Tem um irmão Bento Rodrigues registro estrangeiro 650815 que também veio para o Brasil. Foi o declarante na certidão de nascimento do meu pai Cosme Rodrigues nascido em 17/09/1945, mas a primeira filha do casal Maria da Conceição Rodrigues nasceu em 20/03/ 1931. Teve mais filhos e um deles se chamava José Guilherme Rodrigues nascido em 08/02/1936. Os demais filhos só seu primeiro nome .
Viveram no Rio de Janeiro no bairro de Vicente de Carvalho .
Pela época parece que os registro dessa região estão em Bragança ou Vila Real .
Deixo um número meu de Portugal para contato via WhatsApp embora more no Brasil 351913156980
Será que com essas informações conseguem me auxiliar?
@LaFuente Este deve ser o registro de batismo do Antônio Joaquim, na freguesia de Chamoim (São Thiago de Chamoim), Concelho de Terras de Bouro, Braga:
https://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer/descriptions/1007333/476882?objectType=DisseminationURL
Filho de Antônio Manoel Rodrigues e Maria Rosa (nome de solteira) , nascido em 9 de janeiro de 1891.
Peça a cópia oficial, descritiva e certificada, no Arquivo Distrital de Braga que possui um serviço específico de “Pesquisas, Reproduções e Certidões” : https://pesquisa.adb.uminho.pt/custom-services
Cheguei a esse registro através do irmão Bento Rodrigues que se casou no Rio de Janeiro com Rosa Marques e teve um filho chamado Cesar. (vc confirmando isso fica ratificado o registro acima do Antônio Joaquim). No registro de casamento do Bento consta que nasceu em Chamoim e tinha 28 anos e, de fato, nesta Freguesia consta o registro de batismo dele, sendo filho de Antônio Rodrigues e Maria Rodrigues.
Apenas para confirmação deixo abaixo os registros do Bento.
Casamento do Bento:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-GPPM-Z?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8P-1FKC&action=view&cc=1719212&lang=pt&groupId=M9SH-JMB
Batismo do Bento:
https://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer/descriptions/1007333/476870?objectType=DisseminationURL registro 10
Naquela época era comum essas divergências de nomes. Uma hora aparecia o nome de casada outra vez de solteira. Nomes completos, incompletos, etc.
@LaFuente Existem divergências nos nomes da mãe do Bento e Antônio, mas o importante no caso é ver os nomes dos pais e avós que constam nos registros dos descendentes, no caso seu pai Cosme.
Pessoal obrigado pelas ajudas .
Vou postar mais dados . Meu pai diz que minha avó dizia ser de Trás os Montes e dizia fazer aniversário 11/06. Pela informação dada do meu avô no registro do meu pai ela deve ter nascido em 1913 e seu nome de casada era Emília da Conceição Rodrigues, filha de Francisco Braga e Gracinda Dias.
Meu avô tenho todas as informações Antonio Joaquim Rodrigues nascido 02 ou 03/01/1891, filho Antonio Manoel Rodrigues e Maria Rodrigues, registro de estrangeiro 652103. Tem um irmão Bento Rodrigues registro estrangeiro 650815 que também veio para o Brasil. Foi o declarante na certidão de nascimento do meu pai Cosme Rodrigues nascido em 17/09/1945, mas a primeira filha do casal Maria da Conceição Rodrigues nasceu em 20/03/ 1931. Teve mais filhos e um deles se chamava José Guilherme Rodrigues nascido em 08/02/1936. Os demais filhos só seu primeiro nome .
Viveram no Rio de Janeiro no bairro de Vicente de Carvalho .
Pela época parece que os registro dessa região estão em Vra
Será que com essas informações conseguem me auxiliar?
Gratidão pelo auxílio tão rápido . Vou tentar buscar as certidões e confirmar os dados . Na certidão de meu pai consta Maria Rodrigues apenas e nós documentos de meu avô aqui também .
Boa noite grupo. Verifiquei os documentos de meu pai e constam os nomes dos avós como Antônio Rodrigues e Maria Rodrigues apenas .
A data deste registro acima também difere pois nós registros no Brasil meu avô nasceu dia 02 em um e 03 em outro e não dia 09 de janeiro . Existe algum outro caminho ? Pode realmente ser este acima ? Alguma orientação? Já agradeço pela ajuda e auxílio nesta busca .
@LaFuente A coisa mais comum de se ver aqui no Fórum, ao se pesquisar documentos de ascendentes portugueses, é essa questão de divergências nas informações sobre uma pessoa no Brasil e em Portugal. Acontece muito das informações de parentes e até documentos não coincidirem. Muitas pessoas juram que o ancestral nasceu numa data e local e quando achamos o registro não foi bem assim, com diferença de anos no nascimento e até distritos (estados) diferentes. Lembrar que naquela época a maioria das pessoas era analfabeta e as informações eram, muitas vezes, passadas de boca, ao sabor das lembranças e interesses das pessoas.
No seu caso, as informações sobre data estão bem próximas, coincidindo mês e ano, com 6 dias de diferença!!!
Se vc conseguir confirmar que o Bento (irmão do Antônio Joaquim) se casou no Brasil com Roza Marques e teve um filho Cezar, eu não teria mais nenhuma dúvida de que o assento do Antônio Joaquim indicado acima é correto. Vejamos a seguir:
Esse Bento nasceu na Freguesia de Chamoim, conforme consta do registro de casamento dele em msg acima.
Embora existam divergências no nome dos pais desses irmãos, nada incomum para a época, o nome dos avós e local onde a família morava são iguais.
Bento: Nascido em 6/12/1887, na Freguesia de Chamoim, filho de Antônio Rodrigues e Anna Maria de Araújo, pai natural de Chamoim, mãe natural de Santa Izabel e casados na freguesia de Santa Izabel, sendo moradores do lugar chamados Padrós.
Avós paternos do Bento: Manoel Rodrigues Faria e Anna Rosa Exposta.
Avós maternos: Manoel José de Araújo e Antônia de Araújo.
Obs: No registro de nascimento do Cezar, filho de Bento, os avós aparecem como Antônio Manoel Rodrigues e Maria Rodrigues.
Antônio Joaquim: nascido em 9/01/1891, na freguesia de Chamoim, filho de Antônio Manoel Rodrigues Faria e Maria Rosa, pai natural de Chamoim, mãe de Santa Izabel, casados em Santa Izabel e moradores de Padrós.
Avós paternos: Manoel Rodrigues Faria e Anna Rosa Exposta
Avós maternos: Manoel José de Araújo e Antônia de Araújo.
https://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer/descriptions/1007333/476882?objectType=DisseminationURL
Estando resolvida a questão biológica, ao vc confirmar que o Bento casou no Brasil com a Rosa Marques e teve um filho chamado Cesar, para efeito de cidadania agora temos que analisar os documentos dos descendentes do português Antônio Joaquim. No batismo vimos acima que era filho de Antônio Manoel Rodrigues Faria e Maria Rosa. No registro do filho Cosme Rodrigues, no Brasil, o pai consta como Antônio Joaquim Rodrigues e os avós paternos como Antônio Manoel Rodrigues e Maria Rodrigues.
Vc teria o registro do casamento do Antônio Joaquim com a Emília??