Judeus Sefarditas - Informações e processos

1196197198199200202»

Comentários

• Bom dia para todos - tabela atualizada CRC julho 2026. Mais uma vez, nada mudou.

• É realmente frustrante que mais uma vez não tenha havido alterações na tabela da CRC.

De toda a sorte, temos a informação do(a) @StanleyMedeiros de que o seu processo, de que o seu processo, de 17.6.2021 (2ª quinzena de junho/21), foi transferido para Monção. Tomara que seja um indício de que agora em agosto houve um pequeno avanço.

O meu processo é da 2ª quinzena de agosto/21. Completará aniversário de 5 anos em breve. A minha única preocupação é porque o meu filho mais velho, que tinha apenas 11 anos quando enviei o pedido, já tem agora 16. A cada dia que passa tenho mais receio de que complete 18 anos sem que o meu processo haja sido concluído e, por isso, acabe perdendo a opção de ter também a sua nacionalização concedida.

• @IMM isto aconteceu com a minha mãe. Estamos a espera desde agosto 2022 e o meu irmão mais novo perdeu a possibilidade de obter nacionalidade porque já é maior de idade.

• @Georgeconstanza eu passo isso com meus filhos também. Meu processo foi de maio/22, já concluiu e eu já apliquei para meus filhos, porém minha filha, por causa da demora, está na idade limite. Não tenho certeza que eles vão considerar ela.

O mais frustrante é a bagunça. Minha filha não podia aplicar como Sefardita junto comigo por ser menor de idade, e quando finalmente ela for maior, não tem mais a opção Sefardita. Ao mesmo tempo não pode aplicar como filha menor por não ter morado lá, nem estudado lá.

Apliquei mesmo assim esperando o bom senso dos Juizes. Mas existe um plano B que todos nós podemos considerar. A Espanha dá direito a cidadania com apenas 2 anos de residencia. Caso o filho passe de 18, mas ainda esteja abaixo de 21, uma possibilidade é ir pra espanha, fazer o ajuntamento lá e permanecer por 2 anos. Até porque em portugal está demorando 7 anos agora, por tempo de residencia, e ainda mais 3 anos depois de aberto o pedido até vir a resposta.

Na espanha são 2 anos de residencia para nós, e 1 ano de processamento, então vc pode fazer um plano de 3 anos. Portugual, qualquer plano está levando de 6 a 10 anos. Inviável.

• @lucaslna é inacreditável o que esta a acontecer com os processos sefarditas em portugal. Num pais do primeiro mundo e da união europeia, isto não devia acontecer. Eu vivo neste pais há quatro anos e muitas coisas têm mudado com a digitalização, mas os processos de nacionalidade só pioraram. Acho que com os novos conservadores e as mudanças internas que estão a acontecer no IRN isto vai melhorar mas não há certeza disto. O andamento na CRC com os processos sefarditas nos ultimos meses tem sido mínimo, é mesmo incrível.

O meu irmão mais novo já fez 18 anos e perdeu o direito, é muito triste e da muita raiva mas é o que é. O plano na Espanha parece-me uma boa opção mas é bastante arriscada porque acho que depois de 2027 com a mudança de governo em Espanha vão vir novas mudanças em termos das leis de nacionalidade nesse país como já aconteceu em Portugal.

Boa sorte com o processo da sua filha e os seus outros filhos. Pelo menos o seu processo é de maio 2021 e não de Agosto 2022. Eu vou ter de ficar a espera bastante tempo :(

• @Georgeconstanza Meu processo foi de maio de 2022, mas pelo ACP, não por Lisboa.

As leis na Espanha podem mudar sim, mas não creio que sairia de 2 anos para 7, vamos ver. Além do que, a maior vantagem da Espanha hoje é que após abertura do processo, 1 ano e está tudo ok. Portugal está como a Itália, demorando muito.

• Prezados, hoje recebi meu certificado da CIL. O número de protocolo era 136.5XX e demorou 1.446 para a análise ser realizada.

• Parabens @TBCorreia !! Que luta!! Seu processo na Conservatoria é da mesma epoca, ja passou da fase 1? Voce enviará agora uma via impressa do seu certificado CIL? Precisa ser autenticadoi? Abraço

• Muito obrigado, @igorvribeiro. Meu processo na ACP é de julho de 2022 (104.5XX) e está atualmente na Etapa 2. O certificado foi inserido no processo pelo escritório de advocacia que está me ajudando. O documento tem assinatura digital e pode ser verificado por meio de QR code... não sei se precisaria ser autenticado

• Bom dia a todos. O CRC Lisboa está a agir de forma estranha. A tabela indica que, para os judeus sefarditas (artigo 6.7), estão a processar casos de maio e junho de 2021, mas este progresso não se reflete no sistema. O meu caso (64.xxx/21) é de 11 de maio de 2021 e, embora tenha recebido um e-mail a informar que está a ser submetido a validação por entidades externas, o estado no site permanece inalterado. Começo a pensar que podem estar a acontecer duas coisas: ou estão a processar os casos sem atualizar o sistema, ou abandonaram-nos e estão simplesmente a fornecer respostas genéricas (espero que não).

• @camilodemolinae , o meu processo ainda não começou a ser analisado (é da CRC, de 23/8/21), então não posso falar por experiência própria. Mas há muitos relatos aqui no fórum de pessoas cujo andamento no site apenas foi atualizado às vésperas ou quando da conclusão.

Espero que seja o seu caso e que em breve você volte aqui para informar a concessão da sua nacionalização.

• O meu processo está assim há muito tempo 😫 nem e-mail eles respondem. Isso pq meus documentos foram enviados em set 2021.

quando está assim o que quer dizer ? Poderiam me ajudar ?

obrigada

• Passando apenas para dizer que meu processo foi finalmente concluído em 18.08.2026. Dei entrada pelo Porto em maio de 2022! Ainda pela lei antiga. Caí em exigência em fevereiro de 26 pois pediram que enviasse antecedentes criminais apostilada. Enviei em menos de uma semana o documento exigido e, 6 meses depois da exigência, finalmente saiu 🙏 fiz tudo sem adv, apenas lendo os fóruns do grupo, que me ajudaram muito. Agora estou na luta para tirar o cartão cidadão, pois nunca há data no consulado de São Paulo, e analisando como passar a cidadania para meus filhos de 3 e 6 anos.

• Parabéns, @dmcoutinho!!! Pode nos informar o primeiros números do seu protocolo, para eu atualizar minha planilha de acompanhamento de processos, por favor? Se puder, também é importante atualizar a planilha do fórum

• @liviacabral Na imagem que você mostrou aqui na sua postagem de ontem, dá para ver que a única coisa que aconteceu com o seu pedido é que ele foi recebido e aberto. Recebeu um número de processo em 24 de março de 2022. Desde então, nada mais aconteceu e ele está em uma fila muito longa, aguardando a próxima etapa do processo.

Se você observar o gráfico que publiquei no grupo do Facebook do qual faço parte e que @Georgeconstanza postou aqui neste grupo em 14 de agosto, poderá ver que o CRC de Lisboa afirma estar trabalhando atualmente nos pedidos da primeira quinzena de junho de 2021. Levará mais alguns anos até que o CRC de Lisboa chegue aos pedidos de março de 2022.

• Prezados, em agosto, identifiquei a movimentação de 418 processos na ACP, sendo 28 concluídos, 91 progredidos para a Etapa 3 e 299 para a Etapa 2. A mediana dos números de protocolo dos processos concluídos foi de 68.450 (maio de 2022), praticamente o mesmo valor verificado em julho, mas o valor máximo foi 159.8XX (outubro de 2022) e também houve um processo de 2023 aprovado (106.3XX). Também houve a conclusão de processos mais antigos, de março e abril de 2022. A mediana dos processos que progrediram para a Etapa 3 foi de 73.350 (maio de 2022), e o máximo foi de 172.8XX (outubro de 2022). Para os processos que iniciaram a Etapa 2, a mediana foi de 101.050 (julho de 2022) e o máximo foi de 114.8XX (agosto de 2022).

• O meu ta nessa etapa, depoiis de 4 anos andou. Mas está a 4 meses na mesma etapa. Não teve pendencia nenhuma. Torcendo aqui pra ir rápido e sair um resultado positivo. Vocês acham que a chance de dar negativo é alta? Digo, a documentação foi enviada bem redonda, a gente contratou alguem pra ajudar nisso. Mas vai saber, né?! Ai fico com esse receio de dar errado

• @dehmatias Faz um pedido de urgencia que tem uns cinco pedidos diferentes , li um post de uma pessoa que fez de saúde.

• Se começarem a analisar os processos daqueles que se candidataram depois de setembro de 2022, ou seja, com a nova lei, saberemos se vão aplicar rigorosamente as condições da lei ou se vão fazer algumas flexibilizações; caso contrário, significa que não obteremos a cidadania sem lá residir durante um ano.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.