Dúvida documento 1D neto menor de 1 ano
Regiani Scharlack
Member
Olá! Gostaria de confirmar se não é necessário juntar documento de identificação de bebe de 4 meses. Obrigada antecipadamente!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Regiani Scharlack
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24182/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-menores-formulario-1d
Só de pai e mãe.
Mas lembre que as novas exigências para netos ainda não foram regulamentadas e ninguém sabe como vão fazer com esses processos que estão entrando agora.
@SergioM sim, estamos cientes e curiosos de como um recém nascido provará tantos conhecimentos rsrsrs. Ainda colocando esperança no curto prazo para menores. E rir pra não chorar!
@Regiani Scharlack @carlasimone @SergioM
Apesar de não ter nenhuma informação concreta para embasar o que vou dizer, eu apostaria que no caso específico de menores (principalmente nessa idade de 1 ano) esses requisitos vão ser simplesmente ignorados.
Por razões óbvias não faz sentido querer que uma criança nessa idade demonstre nada daquilo que a lei pede (conhecer cultura e símbolos nacionais, aderir a estado de direito etc) e por outro lado exigir que os pais comprovem no lugar da criança também não faria sentido algum pois não seria nenhum deles a obter a nacionalidade. Sei que nem sempre as coisas fazem sentido em Portugal e no IRN, mas nesse caso seria "forçação de barra" demais até para os padrões deles exigir esses requisitos de um requerente de 1 ano de idade.
Eu enviaria o processo com o que vc tem e não esperaria a regulamentação.
É óbvio que uma criança dessa idade não pode cumprir esses requisitos. Entendo que a solução mais simples é ignorar essa parte, mas nem sempre eles fazem o mais simples.
Eles podem entender que se a criança não tem os conhecimentos que a lei exige, então ela não tem o direito à nacionalidade, pelo menos até ter idade para atender os requisitos.
Para maiores, como são processos longos eu mandaria agora e depois veria o que fazer, mas sendo menor, cujos processos são rápidos e que ainda tem a opção de esperar para fazer como filho, acho que esperaria uma definição.