Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1435436438440441

Comentários

• @carolinepferreira

Certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica (é só uma modalidade da certidão inteiro-teor, que pode ser digitada ou reprográfica) original apostilada.

• Oi gente, escrevei aqui quando saiu o processo do meu marido e acabei não voltando mais. Entrei hj por acaso ( acho que entrei tanto nos últimos anos que até senti falta hehehe) e queria pedir desculpas para vcs que escrevi a data errada. O processo dele é 21/10/2021 e não mês 11 . Desculpa se aumentei a esperança de vcs… mas de qualquer forma vi que os processos da 2ª quinzena de outubro estão voando . Já já chegam em novembro .

E sobre a Planilha eu não sei se eu coloquei o nome dele lá e nem sei onde achar essa planilha pra eu atualizar. Desculpe … não sei mto bem mexer nessas coisas.

Desculpa mais uma vez pelo equívoco da data. É boa sorte e paciência a todos

• IRN recupera 85% dos serviços sinalizados e mais de 26 mil apresentações em dois meses

O Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. (IRN, I.P.) e o Ministério da Justiça definiram um plano de recuperação de pendências dos serviços de registo. Quase a totalidade de serviços sinalizados com atraso nas áreas predial, comercial e automóvel já foram recuperados

• 52 dos 61 serviços sinalizados com atraso nas áreas predial, comercial e automóvel já foram recuperados
    • 26.261 apresentações recuperadas entre 1 de junho e 31 de julho
    • 78 recursos mobilizados em equipas dedicadas exclusivamente à recuperação de pendências
    • Mais de 1.200 decisões finais nas equipas dedicadas aos processos de nacionalidade

Recuperar o atraso e criar capacidade para que não volte a acumular-se

O Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. (IRN, I.P.) e o Ministério da Justiça definiram um plano de recuperação de pendências dos serviços de registo.

O projeto mobiliza 78 profissionais em regime de exclusividade: 37 nas áreas predial, comercial e automóvel e 41 nas equipas dedicadas à nacionalidade.

As equipas de predial, comercial e automóvel iniciaram funções a 1 de junho; as equipas dedicadas à nacionalidade arrancaram a 1 de julho.

Os candidatos a conservador integraram já estas equipas e participaram no esforço de recuperação durante o período de formação, contribuindo para a análise e tratamento de processos antes da sua entrada nos respetivos postos de trabalho. Este trabalho permitiu antecipar a integração prática destes novos profissionais e reforçar desde logo a capacidade de resposta do IRN.

Mais de 26 mil apresentações recuperadas

Entre 1 de junho e 31 de julho, as equipas dedicadas recuperaram 26.261 apresentações:

• 20.281 na área automóvel;
    • 3.677 na área predial;
    • 2.303 na área comercial.

Na área automóvel, o volume recuperado praticamente iguala o volume inicialmente identificado como pendente.

O IRN continuará a acompanhar não só a saída de serviços da situação de atraso, mas também a sua manutenção em dia e a capacidade de absorver novas entradas. 

Nacionalidade: mais de mil decisões finais e recuperação de meses de atraso

As equipas dedicadas à nacionalidade mobilizam 41 recursos: 28 na Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa e 13 no Arquivo Central do Porto.

Os primeiros resultados incluem:

• 1.240 decisões finais
    • 623 processos de filhos de portugueses preparados para decisão;
    • 3.312 minutas de indeferimento liminar em processos de nacionalidade por residência;
    • 7.902 classificações de consultas a entidades externas no Arquivo Central do Porto.
    • 1.258 confirmações no âmbito do Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres;

No grupo dedicado ao Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres para cidadãos brasileiros, a intervenção permitiu avançar a linha temporal de tratamento em cerca de quatro meses — da 2.ª quinzena de novembro de 2025 para a 2.ª quinzena de março de 2026.

Da recuperação imediata ao reforço estrutural do IRN

A recuperação de pendências está a ser acompanhada por um reforço permanente dos quadros do IRN.

Em agosto iniciaram funções 47 novos conservadores e está prevista a entrada de mais 66 em setembro, perfazendo 113 novos conservadores em 2026.

Está igualmente em curso o recrutamento de 485 oficiais de registo, com ingresso previsto para o último trimestre do ano.

Em março de 2027 está previsto um novo reforço de 39 conservadores, resultante de vagas adicionais já autorizadas.

A estratégia combina, assim, duas dimensões: recuperar as pendências existentes e aumentar de forma estrutural a capacidade de resposta dos serviços de registo.

«Em apenas mês e meio, 52 dos 61 serviços sinalizados foram recuperados e mais de 26 mil apresentações foram processadas pelas equipas dedicadas. São resultados concretos de uma intervenção concentrada onde os atrasos eram mais significativos. Mas a resposta não se esgota na recuperação de pendências: estamos simultaneamente a reforçar os quadros do IRN, com 113 novos conservadores em 2026 e o recrutamento de 485 oficiais de registo. O objetivo é recuperar o atraso e criar capacidade para que ele não volte a acumular-se», afirma a Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice.

Resultados mensuráveis e acompanhamento contínuo

O modelo das equipas dedicadas permite concentrar recursos nos serviços onde são mais necessários e acompanhar a evolução através de indicadores objetivos.

O IRN continuará a monitorizar os nove serviços ainda por recuperar, a manutenção dos serviços já regularizados e a evolução das novas entradas.

«Estes primeiros resultados mostram que o IRN está a atuar na recuperação de pendências com uma resposta organizada. A concentração de recursos permite intervir rapidamente onde as pendências são maiores e medir objetivamente os resultados. O desafio agora é consolidar a recuperação alcançada e assegurar que os serviços conseguem manter-se em dia, mas este esforço só é possível graças ao empenho e sentido de serviço público dos trabalhadores do IRN, a quem deixo uma palavra de reconhecimento e agradecimento», afirma a Presidente do Instituto dos Registos e do Notariado, Blandina Soares.

Um contexto particularmente exigente

As equipas dedicadas ao predial, comercial e automóvel arrancaram a 1 de junho, numa altura marcada pela greve geral e pela greve promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) entre 8 e 13 de junho.

Entre maio e junho, o número de conservatórias com atraso aumentou de 220 para 237. O arranque das equipas dedicadas ocorreu, assim, num período particularmente exigente para os serviços, também marcado pelos constrangimentos de recursos humanos associados ao período de férias.

https://portugal.gov.pt/gc25/comunicacao/comunicados/irn-recupera-85-dos-servicos-sinalizados-e-mais-de-26-mil-apresentacoes-em-dois-meses

• Olá pessoal tudo bem?

Meus documentos foram recepcionados no dia 25/05/2026 e até agora não recebi nada para acompanhar o processo. O que devo fazer?

Morada de entrega

RUA RODRIGO DA FONSECA 200

LISBOA

1099-003

LISBOA

Obrigado a todos

• editado August 23

@brunoconrado

O que deve fazer é esperar. A CRC Lisboa leva pelo menos 6 meses para lançar os documentos no sistema e criar o número de processo e senha (foi pior, ano passado estava levando 1 ano), é só olhar as postagens anteriores neste tópico para ver que os tempos são mais ou menos esses.

Apenas como exemplo, o processo de cônjuge da minha esposa chegou lá um pouco antes do Natal de 2025 e recebi a senha em Junho deste ano.

É ruim, mas é o que é.

• @ecoutinho obrigado pela resposta

Eu vi que está demorando, mas vai que..... que tive sorte, caiu no spam e eu deletei rsrsr

Sabe qual emai do remetente?

Obrigado

• Bom dia!

Meu processo foi concluido hoje!

Data da entrada 03/11/2021.

Atualizei a planilha.

Boa sorte a todos

• Olá @SoaresRachel , você poderia encaminhar o nome que consta aqui no Fórum referente as planilha? Gostaria de ter acesso para ver os andamentos. Muito obrigada

• De repente estão dando esperanças.

Processos de Novembro já finalizando. Desse jeito pode fechar processos 2021 ainda este ano.

E meu processo Jun/22 sair até final 2027 !?? Ainda nem avançou para fase análise.

Esperança última que morre.

• @rogerdff do meu marido é de mar/22 e está para decisao (desde set/2024).

pode ser que, assim que ficarem em dia com as decisoes atrasadas, chega logo no seu.

• @cteixeira18

Esse status foi um bug que ocorreu na transição para a nova plataforma. O seu processo ainda deve estar apenas submetido.

• @Jackson_Luz Descodificar o comunicado do IRN: Números de fachada vs. Realidade dos processos

O Governo anunciou que 85% dos serviços de registo em atraso foram recuperados e que foram tratados mais de 26 mil processos em 2 meses.

Para quem tem um processo de nacionalidade pendente, estes são os factos:

1️⃣ 77% dos «26 mil processos» foram registos automóveis (20.281 atos). São atualizações simples de base de dados, não concessões de cidadania.

2️⃣ Apenas 1.240 decisões finais de nacionalidade foram emitidas em julho pela equipa dedicada de 41 pessoas. Com mais de 500.000 processos à espera, este ritmo não reduz o atraso estrutural.

3️⃣ A maioria dos números na nacionalidade são rejeições e triagem: • 3.312 minutas de indeferimento liminar (rejeição de pedidos incompletos). • 7.902 registos de respostas de segurança externa no Porto. • 1.258 confirmações do Estatuto de Igualdade para cidadãos brasileiros (não confere cidadania).

4️⃣ Casos de casamento (Artigo 3.º, n.º 1) continuam com espera de 5 anos: A prioridade foi dada a processos simples de filhos (Art.º 1.º, C) e tratados bilaterais. Os processos por casamento na CRC de Lisboa continuam praticamente parados.

Em suma: Equipas temporárias focadas em tarefas simples não resolvem atrasos de vários anos. O avanço real só acontecerá quando os 113 novos conservadores e 485 oficiais de registo estiverem totalmente integrados nos serviços.

• editado August 24

Pessoal, vou enviar por Correio o processo de nacionalidade por casamento do meu marido. O site IRN indica enviar para a CRC de Lisboa. Essa é a única opção mesmo? Tem demorado a análise do processo por lá? O meu processo de nacionalidade (originária por ter pai português) foi enviado para Porto e não demorou nem 6 meses. Enviar para Porto não é uma opção no caso de nacionalidade por casamento? Alguém sabe?

• Alguém saberia dizer se o prazo de análise seria menor se os documentos fossem entregues pessoalmente?

• @carolina_pcastro

Processo de cônjuge só tramita em Lisboa. Pode mandar para qualquer conservatória, mas será transferido para lá. E tanto faz entregar pessoalmente ou por correspondência, vai pra fila do mesmo jeito.

E previsão é de algo entre 5 anos e a eternidade.

• @carolina_pcastro somente Lisboa e o tempo é o mesmo,correio ou pessoalmente.

• @cteixeira18

Aqui submetido em mar/22 tb. Vamos aguardar. Uma hora daŕá certo. A cidadania da minha esposa pela via sefardita em 2019 demorou 1 ano. Nossos filhos 2 anos. O marido aqui que agilizou aguarda há quase 5 anos...certamente as coisas pioraram..então acredito que podem melhorar. Temos visto despachos recentemente. Há pouco tempo era silêncio completo...

Sou pouco ativo aqui, mas qdo sair sinalizo.

Um abraço a todos.

• Já começaram a assinar os processos de novembro de 2021? Por favor, envie-nos uma foto. Obrigado.

• editado August 25

@carlasimone no sistema antigo o meu estava na bolinha 5 desde 2023. Torcendo pra que nao seja bug. Se for, pelo menos parece que esta andando.

@Franco625 o mesmo por aqui. Meu processo de atribuicao entregue pessoalmente no ACP em 2018 levou - pasme - 15 dias! já piorou bastante, entao ja esta na hora de melhorar ne?😃

• Boa tarde amigos. Quantos do nosso grupo possuem processos de NOVEMBRO DE 2021? O nosso é de 30/11/2021.

• @geoberth 26/11/21 aqui.

• editado August 26

Boa tarde a todos, o meu processo é de 08/11/2021 @geoberth , tendo em vista que o da @SoaresRachel foi de 03/11/2021, acho que esta por finalizar a qualquer momento, assim espero...

• Ola, gostaria de saber qual essa planilha que o pessoal fala. Muito obrigada

• @LUCIANOCAMOES, torcendo por você, por mim e por todos. Uma pessoa, aqui do grupo, postou que o processo dela foi finalizado. Deu entrada em 3/11/21. Está chegando! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

• @geoberth bom dia! Processo da minha esposa é do dia 08/11/2021.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.