Ajuda - Certidão Nascimento bisavô
Olá meus amigos! .
Estou em busca do documento que registra o nascimento do meu Bisavô.
Ismael da Costa
19/11/1901
Vila Nagozela
Distrito Santa Comba Dão
estou bem perdida quanto aos processos. Já procurei alguns advogados e a primeira coisa que pedem é a certidão. Gostaria de achar por conta própria para economizar.
Caso tenham dicas, sou todo ouvidos.
Estou maratonando todos os posts do fórum para aprender mais.
Desde Já, obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@LislaneVieira
Aqui o batismo dele na freguesia de Treixedo. concelho de Santa Comba Dão, distrito de Viseu:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/214401c03cbf49798c12e97ca11689f2?isRepresentation=false&selectedFile=54895016&fileType=IMAGE
Nagozela é um "lugar" (subdivisão) dessa freguesia. Os registros são mantidos a nível de freguesia.
Aqui como pedir esse batismo para fins de nacionalidade:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911
Qual descendente direto de Ismael está vivo/a?
Se for um filho/a, aqui o guia para a nacionalidade:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Se for um neto/a, é esse:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
A maioria das pessoas aqui do fórum faz o processo direto, sem advogados.
Vá colocando suas dúvidas que surgirem aqui nesse mesmo tópico e o povo vai te ajudando.
Já para adiantar. essa vai ser uma pergunta crucial:
Sobre o filho/a ou Ismael de quem se vai "puxar" a nacionalidade:
Nasceu em que ano? Quanto tempo depois de nascer foi registrado? Quem declarou o nascimento dessa criança? Declarante é a pessoa que vai no cartório no registrar a criança, diz que é pai/mãe/terceiro e assina o livro de registro.
Por acaso, Ismael casou com uma PT aqui no BR? Ou casou com uma BR? Ou não casou?
Muitíssimo obrigada!
A minha avó é filha do Ismael, ela está viva.
Meu pai, também está vivo.
Não sei se é melhor fazer de todos até chegar em mim ou fazer direto do meu pai para eu fazer depois.
Qual o mais recomendado?
Estou com medo de perder dinheiro com consultorias mas me sinto muito leiga no assunto ainda. Tenho estudado pelos posts aqui da comunidade.
@LislaneVieira
Como o batismo foi transcrito para um assento de nascimento civil em 1913 (o registro civil foi criado apenas em 1911 em PT), você pode seguir dois caminhos;
O mais rápido: pagar 10 euros e pedir pelo civilonline. Veja o guia aqui. Muito importante: leia até o final para ver a Observação sobre ter mais de 100 anos!
Além disso, coloque na Informação Adicional o texto exato dessa mensagem que recebeu (para eles verem a coisa de ser transcrita em 1913).
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
o civilonline (que é do governo de PT) vai ele mesmo contatar a conservatória, que vai procurar esse registro e informatizá-lo. E depois o civilonline te envia por email um código para acessar o registro informatizado de nascimento de Ismael (o qual servirá para o processo de nacionalidade).
O outro caminho é você mandar email para a conservatória com esses dados (e copiando a mensagem sobre a transcrição de 1913). O tempo de resposta pode variar muito:
Tradicionalmente é melhor fazer de sua avó como filha (processo 1C), depois seu pai e finalmente você. Processos de filhos são mais rápidos, pedem menos documentos, e tem menos requisitos (como pode ver nos guias já mandados).
Porém, antes de tudo, olhe a certidão de nascimento de sua avó (filha de Ismael) e responda às perguntas feitas no comentário anterior sobre quem e quando registrou etc.
Faça o mesmo para o nascimento de seu pai.
Essas questões podem alterar o melhor caminho a seguir @ecoutinho @SergioM
Processos de filhos tem levado em torno de 14 a 15 meses no ACP contra quase 5 anos para um processo de neto. Sua avó, que presumo ter mais de 75 anos, deve ter direito a urgência e ser mais rapido ainda. Além disso, tivemos mudanças recentes nos processos para netos com novas exigências que ainda nem foram regulamentadas. Na minha opinião não tem nem que ter dúvida: faça os processos como filhos.
Siga os conselhos do @CarlosASP, peça a certidão no civilonline (são só 10 euros e você vai ter um pdf que pode imprimir e usar quantas vezes precisar) e confira na certidão de nascimento se o português declarou o nascimento da filha no primeiro ano de vida. Tem que ver se a mãe era portuguesa também.
@CarlosASP Essa semana ainda vou buscar as certidões iniciais para essa verificação.
Meu pai está se opondo a participar do processo. Estou analisando a possibilidade fazer a da minha avó e depois a minha como neta.
Será que tem problema?
Será mais estressante tentar convencer meu pai de fazer isso do que a burocracia em si.
A única coisa que seu pai precisa fazer é assinar o requerimento no cartório. De resto, você pode fazer tudo. Mesmo depois de obter a nacionalidade, ele pode ignorar isso completamente sem mudar nada na vida dele.
Se ele mesmo assim não concordar, não deve ter problema nenhum em fazer o seu processo como neta, só vai demorar uns 3 anos a mais.
@LislaneVieira
Faça o de sua avó primeiro (depois de verificar o que consta na certidão de nascimento dela).
Como o colega @SergioM colocou, isso deve levar uns 14-15 meses depois de submetido.
Nesse tempo, converse com calma com seu pai. Mostre que ele não tem nada a perder, não muda nada na vida dele aqui no BR; ele não deixará de ser tão BR como sempre foi. Ele só vai ter que assinar um formulário no cartório e te ajudar bastante - na economia de tempo para você obter a sua nacionalidade PT.
Caso queira adocicar tudo mais ainda. diga que seu pai nem precisará ir no cartório assinar. Pague para um funcionário do cartório ir na casa dele fazer esse procedimento (chamado de "assinatura reconhecida por autenticidade"; leia nos guias sobre isso). Fizemos isso na família para idosos com dificuldade de locomoção.
É muito comum uma pessoa idosa fazer o processo de nacionalidade PT apenas para ajudar seus descendentes. E tudo que ela faz é assinar o formulário de pedido. Os descendentes interessados cuidam de tudo mais.
Mas, se seu pai realmente se negar - sim, você pode fazer o seu como neta de uma PT (sua avó, depois que ela tiver a cidadania dela)
@CarlosASP @SergioM
Minha avó convenceu meu pai de fazer a emissão das certidões e rg de uma só vez.
O apostilamento tem validade? Pois já fariam dois dois e assim que acabar o processo dela faria o dele sem precisar mexer com isso de novo.
Me ajudem urgente pois eles vão ver isso amanhã e quem vai pagar sou eu :(
@LislaneVieira
Não existe uma regra oficial do IRN, mas geralmente recomenda-se usar certidões brasileiras com menos de 1 ano de emissão.
Se ele precisa renovar o RG, deixe ele fazer logo que não tem problema, mas deixe para emitir a certidão de nascimento reprográfica dele depois, isso você pode solicitar por ele quando for a hora.
@LislaneVieira
Há controvérsias sobre a validade de documentos e apostilas. Prefiro não opinar.
O que eu faria agora:
Emitir um RG novo de sua avó e seu pai. Pois para isso precisa deles.
Emitir a reprográfica do nascimento de sua avó.
Apostilar o RG e reprográfica da avó.
Você mesma pode depois, quando for a hora, pedir para emitir a reprográfica do nascimento de seu pai (e apostilar). E, na época, pedir o RG novo dele para levar para fazer a cópia autenticada e apostilada. Como dito antes, ele só tem que assinar o formulário (na presença de um funcionário do cartório).
Como @SergioM havia bem lembrado, se sua avó tiver mais de 75 anos, já envie o pedido de urgência junto com o pacote dela. Leia aqui, tem um modelo num dos comentários. Isso passou a valer a partir de maio de 2026:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/29204/pedido-de-urgencia-75/p1
@LislaneVieira
Reitero para olhar a certidão de nascimento de sua avó.
Duas coisas que atrapalham o processo:
Se ela tiver sido registrada só na maioridade. O ideal é antes de um ano de idade (mas se for na menoridade ainda, em geral se dá um jeito)
Se o PT (Ismael) não tiver sido o declarante do nascimento dela. Se não tiver sido, aí vão aparecer outras perguntas para determinar como se pode resolver a questão.
E também se o Ismael casou ou não com outra PT aqui no BR.
@CarlosASP @SergioM
Perfeito. Sobre as certidões Farei uma por vez mesmo.
O RG pode ser substituído pela CNH?
assim que tiver pegar a certidão da minha avó trago mais atualizações.
Muito obrigada pelo apoio!
@LislaneVieira
Não serve CNH. Tem que ser passaporte ou RG com menos de 10 anos.
@LislaneVieira
Só complementando que, hoje em dia, não se emite mais RG.
Foi substituído pela CIN - que é aceita para nacionalidade em PT. Meu irmão teve que fazer a CIN (não tinha RG válido) e já está com a nacionalidade PT aprovada, sem exigências.
https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/cin
Tem que emitir a CIN física; não serve digital.
@CarlosASP @SergioM
Pessoal boa tarde!
sabem dizer se Precisa do reconhecimento de firma do escrevente que solicitou a certidão e Rg apostiladas?
Outra coisa é que solicitei a certidão no civil online, recebi a confirmação de pagamento mais ainda não tive retorno do código. Eu fiz a solicitação na sexta feira.