Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

16667697172

Comentários

• @Giulia1609

Você só vai saber o nome do conservador quando ele despachar no seu processo. Idealmente isso só vai acontecer quando o processo concluir, mas pode acontecer antes se cair em exigência ou se mandar algum pedido de urgência. Fora isso, o nome do conservador não vai aparecer.

• Pessoal, já pediram em processos de menor a identidade brasileira dos pais, no caso de atribuição de filho menor? Esse requisito não consta na lei, nem no site do IRN. Contudo, estão pedindo essa exigência em 30 dias, sob pena de indeferimento liminar.

• editado August 19

@Renan Martins

Sempre pedem. É documento instrutório. Cópia autenticada apostilada de identidade válida (passaporte ou RG/CIN apenas, com menos de 10 anos de emissão) dos responsáveis em que conste a filiação; e deve constar a assinatura reconhecida por autenticidade de ambos genitores no formulário.

Procure pelo guia de filhos menores 1C no fórum.

Mande juntado de cópia impressa da exigência onde consta o número do processo para a conservatória onde ele está.

• Bom dia Malta!

Alguma noticia dos amigos 6.1?

• Parece que os processos do artigo 6.1 já avançaram para abril de 2024, de acordo com a tabela mais recente da CRC de Lisboa@matheusl

• @GabrielCordeiro Nada ainda. Desde o dia 04/08 em "Para decisão".

• Boa noite ! Já existe a tabela de Agosto? alguém tem notícias?

• editado August 27

@SailorRS Tabela de agosto só em setembro.

• eop_pteop_pt Member

@GabrielCordeiro O da minha esposa esta para decisão desde 7/08, depois de mais de 3 anos sem mexer. CRC do Porto.

• Olá, alguém tem alguma atualização sobre os pedidos enviados pelo Consulado Português em Toronto em relação ao cronograma, receção do código ou, de uma forma geral, alguma atualização do CRC ou do Consulado?

• Alguém sabe sobre essa manobra de acionar na justiça para dar prioridade ao processo de nacionalidade baseado no prazo máximo de 90 dias por lei ??

• Alguém poderia me tirar uma dúvida? Eu enviei pelos correios meu processo de filho de português em 2024, porém só registraram no sistema em setembro do ano passado. Qual data é considerada na fila de análise?

• @D_Carreiro

Pedidos via consulado, em geral, não tem acompanhamento online. O que pode fazer é tentar descobrir com o consulado quando mandaram o processo para Lisboa e se basear na tabela da CRCentrais, olhando a linha escrito "via consular" e considerando que a data que aparece ali não é a data que a pessoa deu entrada no consulado, mas sim a data que o consulado enviou o processo para integração em Lisboa.

@Patrick_Augusto

Não adianta, eles não passam ninguém na frente só porque entrou na justiça. Nisso eles são justos, se o seu passou do prazo, todos os que estão na frente tambem passaram.

@SailorRS

Teoricamente é a data de entrega dos documentos.

• @Giulia1609

Boa tarde todos,

Em agosto até esta data (27/08) 13 casos amparados pelo Art 3.1 já foram finalizados. 11 deles iniciados em 2021, 1 em 2022 e 1 em 2023. Estamos em marcha.

• Bom dia Malta,

Estava a olhar os dados do CitizCheck esse mes de Agosto artigo 6.1 ACP

508 processos foram iniciados na conservatória, onde destes:

• 28% estão no estágio 2;
    • 51% estão no estágio 3;
    • 21% foram concluidos.

Espero que esse mês eles foquem nos processos do estágio 3, ja que comparado ao mês de Julho houve um aumento de 5% dos processos concluídos.

Espero que tenha ajudado e boa sorte a todos.

• Meu processo artigo 1C via transcrição, maior de idade, recebido no Porto (ACP) em 20/05/2025 foi finalizado hoje, dia 01/09/2026.

Email com registo chegou 7am, horário de Brasília.

Com isso já conseguimos saber que a fila no ACP agora está na segunda quinzena de maio de 2025.

• @GabrielCosta parabéns pela conquista!

• Olá! Depois de 4 anos, compartilho com vocês uma atualização sobre a minha nacionalidade por via materna (mãe portuguesa). Nasci no exterior (Equador) e estou muito feliz, de verdade; achava que meus documentos tinham sido perdidos.

• editado September 3

Se o meu processo for de atribuição pelo artigo 1.º, n.º 1, alínea c), através de inscrição, e quando o número do processo for atribuído para verificação constatarem que o casamento dos meus pais não está registado, o que acontece a seguir?

O meu processo fica parado ou suspenso?

Depois de eu apresentar o registo do casamento dos meus pais, o processo começa a ser tratado novamente pouco tempo depois? E, a partir desse momento, aproximadamente quantos dias demora o registo do meu nascimento?

• @JonBar

Se o casamento não transcrito for essencial para comprovar a perfilhação entre você e seu genitor português seu processo cairá em exigência durante a análise do conservador. Se o seu processo é por inscrição, presumo que vá receber um e-mail informando, mas não sei como vai fazer pra consultar uma vez que não tem como consultar processo por inscrição pelo site. Imagino que terá de ligar na Linha Registo. Normalmente são 30 dias úteis para responder a exigência. Depois de cumprida a exigência o processo vai para outra fila, podendo demorar vários meses até ser concluído.

• Bom dia. Saiu a tabela de AGOSTA 2026 de Lisboa

• @SergioM

Obrigado pela sua resposta. Gostaria de perguntar: depois que o processo passa para a outra fila, após o cumprimento da exigência, aproximadamente quantos meses costuma levar para ser concluído?

Geralmente são apenas alguns meses ou pode levar um ano ou até mais?

• @JonBar

É imprevisível. Alguns processos em exigência aqui no fórum já estão beirando um ano de espera.

• @e_testing bom dia, tem certeza que essa é a tabela de agosto? Por enquanto por email eles estao enviando como resposta automatica a de julho de 2026

• @Giulia1609

Ora é enviada a do mês anterior, ora é enviada a do mês retrasado.

• @Giulia1609 Bom dia, estou a enviar a data de Agosto 2026 de ACP Porto.

• @JonBar

É sorte. Já vi conservador concluir em menos de 1 mês e já vi alguns com bem mais de 1 ano. Por isso é importante mandar tudo certo, para evitar ao máximo uma exigência.

• olha, finalmente depois de 7 meses, o 6.1 saiu da 2ª quinzena de outubro de 2023 para 1ª quinzena de novembro 2023.

Agora são mais 7 meses para entrarmos na 2ª quinzena de novembro de 2023.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.