Pessoal, uma grata surpresa (se é que se pode dizer assim)
Meu pai deu entrada na transcrição do casamento no final de Abril deste ano, no Consulado/Embaixada em Brasília. Segunda-feira, dia 10/08, recebeu mensagem para comparecer para efetuar o pagamento.
Entendemos que o processo estava dentro dos conformes e ele efetuaria o pagamento e enviaram o Processo para PT e teríamos um novo prazo correndo. Para surpresa geral, o processo estava pronto, finalizado.
Sim, os consulados tem competência para realizar transcrição de casamento.
Por outro lado, me chamou atenção que foi pedida em Brasília em abril mas só ficou pronta em agosto.
Anteriormente, os relatos de transcrição em Brasília eram muito mais rápido, Coisa de dias apenas. Era uma boa opção para quem podia ir pessoalmente (e conseguia agendar isso).
Havia alguma coisa "fora do comum" nessa transcrição?
boa noite, mais uma duvida meus amigos, vou fazer a transcrição do casamento da minha avó, meu avô é falecido, eles ja fazem a transcrição do casamento e de obito do nubento do cidadão portugues ? ai basta preencher dois formularios e enviar junto com a documentação para o consulado ? obrigado
Entendo que a sua avó é a portuguesa e que o seu avô seja brasileiro.
São dois procedimentos diferentes. Só seguir à risca as orientações do consulado de Portugal no Rio de Janeiro. Aceitam envios de todo o país. Assegure-se de não haver nenhuma divergência entre os assentos de nascimento, casamento e óbito que vai apresentar.
@fabricio777 Se você fizer pelo consulado de São Paulo ou Santos, existe a opção de fazer a transcrição do casamento e óbito juntos, em um único procedimento.
Para transcrever o seu casamento deve enviar-nos por correio os seguintes documentos:
Efetue o pagamento (consulte aqui os dados bancários) e imprima o comprovante.
Envie todos os itens acima para o Consulado Geral de Portugal em São Paulo ou para o Escritório Consular de Portugal em Santos, informando no envelope o serviço ("Transcrições").
Olá boa tarde a todos! Vou fazer a Transcrição de Casamento e gostaria de saber qual consulado seria melhor opção Rio de Janeiro ou Santos? Uma dúvida, li no Forum que o consulado do Rio de Janeiro agora aceita somente fazer a Transcrição de pessoas residentes no estado do Rio, correto isso? Já enviei de pessoas não residentes e deu tudo certo :)
RJ é o mais rápido, desde que siga todas as orientações deles à risca, com as quais decerto tem familiaridade, e desde que não haja divergências na documentação. Aceitam envios de todo o país.
Só para acrescentar, o consulado do RJ também aceita solicitação de transcrição de casamento e averbamento de óbito do cônjuge estrangeiro no mesmo envelope.
Comentários
Pessoal, uma grata surpresa (se é que se pode dizer assim)
Meu pai deu entrada na transcrição do casamento no final de Abril deste ano, no Consulado/Embaixada em Brasília. Segunda-feira, dia 10/08, recebeu mensagem para comparecer para efetuar o pagamento.
Entendemos que o processo estava dentro dos conformes e ele efetuaria o pagamento e enviaram o Processo para PT e teríamos um novo prazo correndo. Para surpresa geral, o processo estava pronto, finalizado.
@Marcelo Bandeira
Sim, os consulados tem competência para realizar transcrição de casamento.
Por outro lado, me chamou atenção que foi pedida em Brasília em abril mas só ficou pronta em agosto.
Anteriormente, os relatos de transcrição em Brasília eram muito mais rápido, Coisa de dias apenas. Era uma boa opção para quem podia ir pessoalmente (e conseguia agendar isso).
Havia alguma coisa "fora do comum" nessa transcrição?
Boa noite
Estou começando agora a ver e me informar sobre a cidadania portuguesa
minha sogra é a filha do português
faremos o processo dela primeiro para depois fazer o do meu marido , e em seguida da minha filha
minha ideia é seguir geração por geração, sempre pelo processo de filha/filho de português
em que situação se faz necessário a transcrição do casamento?
ob
@WanessaMello
São duas principais;
Uma quando é necessário "perfilhar" o filho/a do PT para fins de nacionalidade.
Para saber se é, essas questões principais:
Sua sogra nasceu antes ou depois de 1978? Quanto tempo depois de nascer ela foi registrada?
Quem foi o declarante do nascimento? Declarante é quem vai no cartório registrar a criança, diz que é pai/mãe/terceiro e assina o livro de registro.
A outra é quando o ascendente PT (no caso, o pai de sua sogra) casou com outra PT fora de PT (depois de 1911)
@CarlosASP
Pelo que eu saiba, nada de anormal, nada fora do padrão...
@Marcelo Bandeira
Talvez tenham aumentado o volume e os prazos em Brasília também :-(
boa noite, mais uma duvida meus amigos, vou fazer a transcrição do casamento da minha avó, meu avô é falecido, eles ja fazem a transcrição do casamento e de obito do nubento do cidadão portugues ? ai basta preencher dois formularios e enviar junto com a documentação para o consulado ? obrigado
@fabricio777
Entendo que a sua avó é a portuguesa e que o seu avô seja brasileiro.
São dois procedimentos diferentes. Só seguir à risca as orientações do consulado de Portugal no Rio de Janeiro. Aceitam envios de todo o país. Assegure-se de não haver nenhuma divergência entre os assentos de nascimento, casamento e óbito que vai apresentar.
Transcrição do casamento entre português e estrangeiro: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/casamento#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Averbamento do óbito do cônjuge estrangeiro do português ao assento de casamento: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/obito#averbamento-de-de-%C3%B3bito-de-cidad%C3%A3o-%C3%A3-estrangeiro-casado-a-com-cidad%C3%A3o-%C3%A2-portugu%C3%AAs-a
@fabricio777 Se você fizer pelo consulado de São Paulo ou Santos, existe a opção de fazer a transcrição do casamento e óbito juntos, em um único procedimento.
Para transcrever o seu casamento deve enviar-nos por correio os seguintes documentos:
Para solicitar simultaneamente a Transcrição de Casamento e Óbito, deve:
MAIS INFORMAÇÕES:
https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/servicos-consulares/atos-consulares-atendimento-por-correio/casamento#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento
Olá boa tarde a todos! Vou fazer a Transcrição de Casamento e gostaria de saber qual consulado seria melhor opção Rio de Janeiro ou Santos? Uma dúvida, li no Forum que o consulado do Rio de Janeiro agora aceita somente fazer a Transcrição de pessoas residentes no estado do Rio, correto isso? Já enviei de pessoas não residentes e deu tudo certo :)
@simoesval
RJ é o mais rápido, desde que siga todas as orientações deles à risca, com as quais decerto tem familiaridade, e desde que não haja divergências na documentação. Aceitam envios de todo o país.
muito obrigada! @carlasimone
Só para acrescentar, o consulado do RJ também aceita solicitação de transcrição de casamento e averbamento de óbito do cônjuge estrangeiro no mesmo envelope.