Dúvidas gerais
Boa noite!
sou nova aqui, e não consegui encontrar algumas informações que fiquei em dúvida. Qualquer ajuda é muito bem vinda!
1- estou entrando com o pedido de transcrição do casamento da minha mãe, portuguesa, que alterou o nome quando casou. No requerimento, eu informo somente o número do assento de nascimento? Ou coloco o número do assento de casamento?
2- vamos dar entrada, junto, do processo do meu irmão (1c) e dos filhos dele (1D, menores) enquanto ainda aproveitam a gratuidade. A certidão de nascimento do meu irmão é comum aos 3 processos. Se pedir para apensar a certidão de nascimento, os processos 1D andariam mais devagar? Vi um print aqui que entendi isso, mas não encontro novamente ..
3- precisa apostilar a declaração pedindo para apensar? Além disso, a mãe também precisa assinar a declaração dos processos dos filhos?
Agradeco desde já!
Comentários
@LumiS
estou entrando com o pedido de transcrição do casamento da minha mãe, portuguesa, que alterou o nome quando casou. No requerimento, eu informo somente o número do assento de nascimento? Ou coloco o número do assento de casamento?Voce deve estar se confundindo. Se a sua mãe já tem um assento (português) de casamento, não há nada mais para transcrever.
Vamos dar entrada, junto, do processo do meu irmão (1c) e dos filhos dele (1D, menores) enquanto ainda aproveitam a gratuidade. A certidão de nascimento do meu irmão é comum aos 3 processos. Se pedir para apensar a certidão de nascimento, os processos 1D andariam mais devagar? Vi um print aqui que entendi isso, mas não encontro novamente ..Você tem uma grande chance de confundir a cabeça do conservador tentando fazer isso.
Mande os processos separadamente e evite problemas.
Precisa apostilar a declaração pedindo para apensar? Além disso, a mãe também precisa assinar a declaração dos processos dos filhos?Não. Sim.
@LumiS
vamos dar entrada, junto, do processo do meu irmão (1c) e dos filhos dele (1D, menores) enquanto ainda aproveitam a gratuidade.Tem certeza que quer fazer isso?
Diferente de alguns meses atrás, processos de netos (1d) agora têm requisitos novos como comprovar que conhece a cultura, história e símbolos nacionais. Declarar adesão solene ao Estado democrático de direito, conhecimento dos direitos e deveres de um cidadão português etc
O problema é que apesar de esses requisitos já estarem valendo, a regulamentação que diz como comprovar isso tudo ainda não saiu (vai fazer provinha no consulado? Vai assinar um papel declarando isso tudo? Faz provinha online?).
O resultado é que tem uma chance boa de os processos de netos demorarem ainda mais para sair pois podem ficar parados na conservatória aguardando a regra sair. Nesse momento eu iria pelo caminho convencional: faz o processo 1c do pai e quando este for português faz os processos 1c dos filhos.
1- o mais simples é enviar uma cópia do assento de nascimento da mãe já com o casamento averbado, mas pode só indicar os dados dele.
2- esse tipo de apensação tem boa chance de ser negado, são processos de tipos diferentes e com prazos de tramitação diferentes. Além disso, tem a questão das novas regras para netos que ninguém sabe ainda como vai ser. Seu irmão deve se tornar português em menos de 1 ano e meio, os filhos se tiverem menos de 16 anos agora ainda terão gratuidade. Se tiverem mais de 16 não vale a pena entrar como neto porque já tem as consultas externas e não seria tão rápido.
3- não precisa apostilar e todos os atos referentes aos menores precisam ser assinados por pai E mãe e ter a cópia da identidade dos 2 também. Se os menores tem 14 ou mais tem que enviar identidade do menor também.
Obrigada pelas respostas detalhadas, @eduardo_augusto, @ecoutinho, @SergioM !!
@eduardo_augusto, ela nasceu em portugal mas casou no Brasil, com brasileiro, e mudou de nome. Por isso iria transcrever o casamento..
@ecoutinho e @SergioM, não tinha pensado nessa possibilidade de os processos de netos atrasarem até sair a regulamentação .. de fato parece mais seguro esperar e seguir o processo mais convencional.
1- o mais simples é enviar uma cópia do assento de nascimento da mãe já com o casamento averbado, mas pode só indicar os dados dele.dele = assento de nascimento, certo?
@LumiS, sim.
Muito obrigada pela ajuda!!!
quando iniciar os processos, atualizo a planilha!
Bom dia! Tenho algumas dúvidas, podem me ajudar, por favor? Enviei os documentos para ACP (1C) , seguindo todas as instruções do fórum, hoje recebi um e-mail da plataforma de serviços de registo com o numero do pedido e a chave, o nome do requerente veio o meu de casada que é diferente do de solteira, é assim mesmo? Outra coisa, quando consultei veio local com um traço, não diz que é ACP, lá no rodapé vem o endereço do ACP, é assim mesmo? E também na relação de documentos recebidos eles não citam a certidão de casamento que enviei. Desde já muito obrigada pela ajuda
@Tere
Sim, pois é o seu nome atual. O seu nome de solteira só vai aparecer no assento de nascimento quando for determinado que o seu pedido é procedente; qualquer coisa antes disso, você é cidadã estrangeira casada com nome de casada.
Fica o tracinho até o algoritmo direcionar o seu pedido. Costuma ficar para onde foi o envelope.
Não citam a certidão de casamento porque é documento adicional e não faz parte da documentação básica, por isso não há um item para ser marcado. Não se preocupe: se receberam todo o resto, também receberam a de casamento.
@carlasimone muito obrigada e ótima semana
Apenas mais uma dúvida, existe uma estimativa para saber onde o pedido vai ficar?
@Tere
Uma semana.
@carlasimone muito obrigada
Bom dia! Pode me ajudar por favor? O meu processo foi enviado para o ACP, já 9 dias que recebi o e-mail com número e senha , porém o local continua com o tracinho, anteriormente a forista Carla gentilmente informou que a estimativa é de uma semana. Pode ocorrer de demorar mais? Desculpem a ansiedade
@Tere, como todos os prazos, esse também está aumentando. Já vi relato de quase 1 mês. Boa sorte.
@SergioM muito obrigada