Filah de Portugueses e com dúvidas no processo
Boa tarde Pessoal,
Sou filha de Portugueses e tenho algumas dúvidas
1. meu pai é o declarante da minha certidão eu so preciso do número do assento preenchido no formulário ou preciso tb enviar a certidão dele?
2. Meus pais tem o casamento averbado em Portugal mas nao tenho esse documento é necessário enviar ou pelo registro dele de nascimento eles acham?
3. Eu preciso fazer algum contato com alguem antes de enviar a documentação ?
4 . Estou com a cópia da minha certidão de nascimento e casamento de inteiro teor apostilada, a cópia do RG apostilada, o formulário 1c preenchido e reco hecido em cartório e os dados do assento do meu pai. Falta mais alguma documentação
5. Tem uma taxa pra pagar antes de enviar certo? Como faço pra pagar ? E o comprovante tb deve ser enviado?
Comentários
1- tanto faz, pode preencher os dados ou enviar uma via impressa do assento e deixar os campos em branco.
2- se o casamento está averbado no nascimento, não precisa enviar mais nada.
3- não
4- Não é para enviar cópia de certidão, a certidão de nascimento tem que ser original, emitida por cópia reprográfica e apostilada. Certidão de casamento só precisa se tiver mudado de nome, essa pode ser inteiro teor digitada, mas também tem que ser original. A cópia do RG está autenticada também?
5- tem que pagar pelo site e vai receber uma via do formulário com o comprovante de pagamento na parte de cima. Como já preencheu e assinou um formulário, envie o que receber junto, em branco mesmo, só pelo comprovante.
Dê uma lida no guia do fórum:
Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C
Bom dia! Podem me tirar uma dúvida por favor? O meu RG está com nome de casada e eu assino abreviando o nome do meio. Devo assinar o formulário (de filha) do mesmo jeito que está no RG ou devo não abreviar o nome do meio? Obrigada
Tenho mais uma dúvida- quando for fazer o pagamento da taxa , pode ser com cartão de crédito?
@Tere
O meu RG está com nome de casada e eu assino abreviando o nome do meio. Devo assinar o formulário (de filha) do mesmo jeito que está no RG ou devo não abreviar o nome do meio?
O IRN não vai conferir sua assinatura. Se o cartório reconheceu sua assinatura por autenticidade (presencialmente), é o que interessa. Dito isso, provavelmente o funcionário do cartório só vai aceitar reconhecer a assinatura no formulário se ela bater minimamente com o documento de identidade apresentado (o primeiro passo antes de o funcionário autorizar vc a assinar o formulário é conferir sua identidade para confirmar que você é realmente a pessoa que diz ser).
quando for fazer o pagamento da taxa , pode ser com cartão de crédito?
Sim! Aceitam apenas cartões de bandeira Visa ou Mastercard. Precisa ser um cartão internacional e que tenha a função 3DES (aquela em que quando é feito um pagamento online o site pede que você entre no aplicativo do banco para autorizar o pagamento antes de liberar a "compra"). Caso seu cartão não tenha essa função (todos Visa atuais tem e acho que atualmente a maioria dos Master tbm), você pode criar um cartão virtual pré-pago em alguma fintec apenas para isso (Wise, Revolut, C6, Nubank, tem um monte por aí para escolher). Geralmente são gratuitos se vc usar apenas na modalidade "pré-pago".
@ecoutinho muitissimo obrigada e ótimo dia
Amigos bom dia, estou com os documentos todos prontos e pelo que tenho lido aqui nas dúvidas, ao invés de eu dar entrada pelo Consulado em São Paulo presencialmente, é melhor eu enviar pelo correio para o PORTO, é isso mesmo? Se sim, podem me mandar para onde devo enviar toda a documentação? E o pagamento deve ser efetuado nesse linK: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C ? Agradeço muito quem puder me ajudar porque estou fazendo tudo sozinha.
@Izabelsantaclara enviar via consulado é uma péssima opção, ainda mais SP. Siga o guia do fórum que tem tudo lá, inclusive o endereço do ACP.
Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C
@SergioM obrigada pela resposta, vou fazer isso então... um grande abraço.
@SergioM Muito obrigada pelos esclarecimentos.
Tenho mais uma dúvida, não sei se vc pode me ajudar, meus pais estão indo semana que vem para Portugal, gostaria de saber se eles podem levar minha documentação e dar entrada diretamente na conservatoria?
@ericamendes
Direto na conservatória, só se passar uma procuração com poderes específicos para esse fim apostilada ou feita em consulado português. Mas é perda de tempo perder um dia (ou mais, dependendo da conservatória) inteiro (porque as filas começam fora da conservatória, de madrugada) esperando ser atendido (e as senhas podem acabar já às 8:00, quando abrir a conservatória).
Se mandarem por via postal para a conservatória desde Portugal, não deve haver problema.
Mande por via postal desde o Brasil. É mais garantido e prático.
@ericamendes
O ACP encerrou o atendimento pessoal há mais de 1 ano. E mesmo quando tinha essa opção não havia vantagem nenhuma, era só perda de tempo, como a @carlasimone bem disse. Existem locais onde pode dar entrada pessoalmente, mas alem do tempo perdido tem grande chance de mandarem para Lisboa onde um processo de filho leva mais de 4 anos.
O que eles podem fazer é levar os documentos e enviar para o ACP pelo correio português para economizar.