Filah de Portugueses e com dúvidas no processo
Boa tarde Pessoal,
Sou filha de Portugueses e tenho algumas dúvidas
1. meu pai é o declarante da minha certidão eu so preciso do número do assento preenchido no formulário ou preciso tb enviar a certidão dele?
2. Meus pais tem o casamento averbado em Portugal mas nao tenho esse documento é necessário enviar ou pelo registro dele de nascimento eles acham?
3. Eu preciso fazer algum contato com alguem antes de enviar a documentação ?
4 . Estou com a cópia da minha certidão de nascimento e casamento de inteiro teor apostilada, a cópia do RG apostilada, o formulário 1c preenchido e reco hecido em cartório e os dados do assento do meu pai. Falta mais alguma documentação
5. Tem uma taxa pra pagar antes de enviar certo? Como faço pra pagar ? E o comprovante tb deve ser enviado?
Comentários
1- tanto faz, pode preencher os dados ou enviar uma via impressa do assento e deixar os campos em branco.
2- se o casamento está averbado no nascimento, não precisa enviar mais nada.
3- não
4- Não é para enviar cópia de certidão, a certidão de nascimento tem que ser original, emitida por cópia reprográfica e apostilada. Certidão de casamento só precisa se tiver mudado de nome, essa pode ser inteiro teor digitada, mas também tem que ser original. A cópia do RG está autenticada também?
5- tem que pagar pelo site e vai receber uma via do formulário com o comprovante de pagamento na parte de cima. Como já preencheu e assinou um formulário, envie o que receber junto, em branco mesmo, só pelo comprovante.
Dê uma lida no guia do fórum:
Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C
Bom dia! Podem me tirar uma dúvida por favor? O meu RG está com nome de casada e eu assino abreviando o nome do meio. Devo assinar o formulário (de filha) do mesmo jeito que está no RG ou devo não abreviar o nome do meio? Obrigada
Tenho mais uma dúvida- quando for fazer o pagamento da taxa , pode ser com cartão de crédito?
@Tere
O meu RG está com nome de casada e eu assino abreviando o nome do meio. Devo assinar o formulário (de filha) do mesmo jeito que está no RG ou devo não abreviar o nome do meio?
O IRN não vai conferir sua assinatura. Se o cartório reconheceu sua assinatura por autenticidade (presencialmente), é o que interessa. Dito isso, provavelmente o funcionário do cartório só vai aceitar reconhecer a assinatura no formulário se ela bater minimamente com o documento de identidade apresentado (o primeiro passo antes de o funcionário autorizar vc a assinar o formulário é conferir sua identidade para confirmar que você é realmente a pessoa que diz ser).
quando for fazer o pagamento da taxa , pode ser com cartão de crédito?
Sim! Aceitam apenas cartões de bandeira Visa ou Mastercard. Precisa ser um cartão internacional e que tenha a função 3DES (aquela em que quando é feito um pagamento online o site pede que você entre no aplicativo do banco para autorizar o pagamento antes de liberar a "compra"). Caso seu cartão não tenha essa função (todos Visa atuais tem e acho que atualmente a maioria dos Master tbm), você pode criar um cartão virtual pré-pago em alguma fintec apenas para isso (Wise, Revolut, C6, Nubank, tem um monte por aí para escolher). Geralmente são gratuitos se vc usar apenas na modalidade "pré-pago".
@ecoutinho muitissimo obrigada e ótimo dia
Amigos bom dia, estou com os documentos todos prontos e pelo que tenho lido aqui nas dúvidas, ao invés de eu dar entrada pelo Consulado em São Paulo presencialmente, é melhor eu enviar pelo correio para o PORTO, é isso mesmo? Se sim, podem me mandar para onde devo enviar toda a documentação? E o pagamento deve ser efetuado nesse linK: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C ? Agradeço muito quem puder me ajudar porque estou fazendo tudo sozinha.
@Izabelsantaclara enviar via consulado é uma péssima opção, ainda mais SP. Siga o guia do fórum que tem tudo lá, inclusive o endereço do ACP.
Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C