Transcrição de casamento de meus avós já falecidos
Preciso fazer a transcrição do casamento de meus avós já falecidos, em Portugal, uma vez que apenas meu avô era português e eles se casaram no Brasil, para posteriormente requerer cidadania.
Quais as certidões necessárias e em que formato ( cópia reprográfica ou digitada) devem ser enviadas? E qual destino? Para a Conservatória ( tem uma específica ou qualquer uma? ) ou Consulado?
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@NiceMoreira
Antes de tudo, seria bom determinar se essa transcrição é realmente necessária. Nem sempre é.
Para determinar isso:
o filho/a do PT nasceu antes ou depois de 1978?
quem foi o declarante do nascimento do filho/a do PT? Declarante é a pessoa que vai no cartório registrar a criança, diz que é pai/mãe/terceiro dela e assina o livro de registro.
quanto tempo depois do nascimento foi feito o registro desse filho/a?
e, o PT casou com outra PT aqui no BR? pelo que entendi, não foi o caso. confirma isso?
Se realmente precisar fazer a transcrição, o jeito mais rápido é enviar a documentação requerida para o consulado no Rio. Só seguir as instruções:
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/casamento#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a