Transcrição de casamento e pedido de nacionalidade ao mesmo tempo

Bom dia a todos,

Meu pai teve o processo de cidadania aprovado. Ele gostaria de tirar o cartão cidadão, mas por recomendação dos amigos foristas, eu devo transcrever o casamento dele antes.

Ele mora em SP e eu no Rio. Vi que o consulado do Rio está bem rápido, mas queria saber se o consulado de SP também faz e qual o prazo que os amigos estão vendo ultimamente?

Minha segunda dúvida é se já posso seguir com minha nacionalidade, enquanto meu pai faz a transcrição do casamento e emissão do CC.

Eu sou filho dele (que é agora português), o declarante é ele e foi feita eu tendo menos de um ano.

Pelo que li sim, mas só gostaria de confirmação.

Muito obrigado a todos.

Comentários

• @GustavoPRA

Ele gostaria de tirar o cartão cidadão, mas por recomendação dos amigos foristas, eu devo transcrever o casamento dele antes.

Essa recomendação só faz sentido se ele tiver mudado o nome ao se casar (o que é mais comum acontecer com mulheres). Se ele continuar o mesmo nome “de batismo”, pode emitir os documentos e transcrever o casamento depois.

Ele mora em SP e eu no Rio.

Ele pode enviar para o consulado do Rio, é a melhor opção. Há relatos recentes de transcricão feita em menos de uma semana, apesar de eu recomendar vc planejar contando que pode demorar até 1 mês.

Eu sou filho dele (que é agora português), o declarante é ele e foi feita eu tendo menos de um ano.

Vc não precisa da transcrição para o seu pedido de nacionalidade. Mesmo que ele nunca transcreva, para vc não fará diferença alguma.

• O consulado de SP leva quase 1 ano para fazer a transição. RJ e Santos fazem em menos de um mês.

• @ecoutinho, aproveitando o gancho que o Gustavo levantou, por que é necessário transcrever o casamento antes de fazer o cartão cidadão? Seria pq para Portugal, ele é solteiro?

• editado July 26

@FernandoFeraka

Não é obrigatório, mas se a pessoa atualmente utilizar um nome de casado (diferente do nome que nasceu) precisa da transcrição para atualizar o nome. Nos casos de atribuição, em que a cidadania retroage ao nascimento, o assento de nascimento é emitido como uma foto de quando a pessoa nasceu, portanto com o “nome de solteiro”.

Se a pessoa mudou o nome ao se casar e pedir o cartão de cidadão (e passaporte) sem antes transcrever o casamento, os documentos portugueses virão com o nome que consta no assento em Portugal (o de solteiro) e nesse caso ficará com um nome no Brasil e outro em Portugal. Isso é mais comum afetar as mulheres.

No meu caso por exemplo, como nunca mudei de nome, emiti meus documentos portugueses no mesmo mês que saiu meu assento, mesmo precisando transcrever dois casamentos e homologar um divórcio.

• @ecoutinho, muito obrigado pelo esclarecimento. E bom domingo e inicio de semana!

• Bom dia! Dúvida sobre a transcrição do casamento.

Meu avô já tem o assento português.

Ele foi o declarante do nascimento do meu pai.

Para dar entrada na cidadania do meu pai, preciso transcrever o casamento do meu avô antes?

E o mesmo ocorrerá comigo, meu pai também foi o meu declarante, precisa transcrever o casamento?

Como o ACP está agindo nesses casos?

• @Leticiaserrano

Supondo que seu pai foi registrado antes de completar 1 ano de nascido e assumindo que a mãe dele não seja portuguesa, a trancrição do casamento não será obrigatória para o pedido de nacionalidade dele. O mesmo vale para vc.

• editado July 27

@ecoutinho Isso mesmo, muito obrigada! Estava aflita de terem mudado algo nesse entendimento.

E minha preocupação era se caso Portugal pedisse a transcrição, demoraria pelo menos uns 2 meses para realizar no consulado (Sendo Santos o mais rápido). E geralmente o prazo para retificação é 30 dias. Não daria tempo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.