Transcrição de casamento e pedido de nacionalidade ao mesmo tempo

Bom dia a todos,

Meu pai teve o processo de cidadania aprovado. Ele gostaria de tirar o cartão cidadão, mas por recomendação dos amigos foristas, eu devo transcrever o casamento dele antes.

Ele mora em SP e eu no Rio. Vi que o consulado do Rio está bem rápido, mas queria saber se o consulado de SP também faz e qual o prazo que os amigos estão vendo ultimamente?

Minha segunda dúvida é se já posso seguir com minha nacionalidade, enquanto meu pai faz a transcrição do casamento e emissão do CC.

Eu sou filho dele (que é agora português), o declarante é ele e foi feita eu tendo menos de um ano.

Pelo que li sim, mas só gostaria de confirmação.

Muito obrigado a todos.

Comentários

• @GustavoPRA

Ele gostaria de tirar o cartão cidadão, mas por recomendação dos amigos foristas, eu devo transcrever o casamento dele antes.

Essa recomendação só faz sentido se ele tiver mudado o nome ao se casar (o que é mais comum acontecer com mulheres). Se ele continuar o mesmo nome “de batismo”, pode emitir os documentos e transcrever o casamento depois.

Ele mora em SP e eu no Rio.

Ele pode enviar para o consulado do Rio, é a melhor opção. Há relatos recentes de transcricão feita em menos de uma semana, apesar de eu recomendar vc planejar contando que pode demorar até 1 mês.

Eu sou filho dele (que é agora português), o declarante é ele e foi feita eu tendo menos de um ano.

Vc não precisa da transcrição para o seu pedido de nacionalidade. Mesmo que ele nunca transcreva, para vc não fará diferença alguma.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.