Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

1394041424345»

Comentários

• Saberia me informar como posso, e se seria possível, fazer a busca por conta própria?

• @giovannamunt vc pode usar o registrocivil.org.br, mas tem custo

• Boa tarde, gente!

Entrei em contato com o 11º RCPN-RJ (Bonsucesso), eles responderam que eu deveria verificar com o cartório do casamento se existia alguma informação sobre o nascimento na habilitação do casamento.

Depois disso, entrei em contato com a 1ª Circunscrição do Registro Civil do RJ, mas eles informaram que, conforme o Provimento nº 50/2015 do TJRJ, os documentos utilizados nos registros são guardados por apenas 5 anos e depois descartados/incinerados. Também disseram que, por ser um registro muito antigo, não conseguem afirmar se houve digitalização ou microfilmagem na época, e sugeriram consultar o Arquivo Nacional.

Também realizei busca no portal Registro Civil (CRC Nacional), porém apareceu a mensagem:

“Nenhum registro foi localizado pelos filtros utilizados na busca dentro da base da Central de Informações do Registro Civil, o que não impede que o registro esteja na base de informações do cartório competente.”

Alguém sabe quais outros caminhos posso seguir para localizar esse registro? Já estou perdida e não sei mais o que fazer

• @giovannamunt

Ofereceram a opção de buscar pela habilitação no cartório de casamento pois lá pode haver as informações precisas de onde o assento de nascimento foi lavrado. Mas, do que diz, nenhuma busca foi feita efetivamente. Solicite uma busca pelo assento de nascimento em questão junto aos cartórios prováveis sem ser pelo site do Registro Civil.

• Boa noite a todos!

Peço desculpas pela insistência, é que só está faltando esse documento para abrir o processo, tô meio desesperado! O meu bisavô João Meruzzi nasceu em 01/11/1912, mas a certidão de nascimento que tenho dele é de 1936, com ele autodeclarando seu nascimento. Peço a ajuda de vocês pois tenho esperança que ele tenha um registro anterior a esse, uma vez que ele trabalhou no Porto do Rio de Janeiro a partir de 1929. Se alguém puder me ajudar, serei eternamente grato, pois já não sei mais onde buscar.

• @leandromtav sabe me dizer em qual local ele ou o pai dele viveu ou faleceu ?

• @leandromtav vc nao forneceu muitas informações, mas presumo que a árvore familiar seja essa:

https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GXY6-YXT.

Nela consta que ele teria nascido em 1 nov 1912.

Um irmão dele, Jorge, nasceu em 1909 e podemos supor, na falta de mais dados, que tenham sido registrados no mesmo local. Nesse caso vale pedir uma busca no atual 3° RCPN.

O registro tardio que ele fez em 1936 foi para poder casar naquele mesmo ano. Ou não achou o registro original ou ele nao foi feito. Essa última hipótese deve ser improvável pois os irmãos anteriores foram registrados.

Se o registro foi feito no mesmo local do irmão Jorge deveria estar aqui em novembro de 1912 ou posteriormente:https://share.google/aD2Vplj8fupfN5DZe

• Gostaria de solicitar a ajuda dos mais experientes. Estou ajudando uma amiga na nacionalidade de neta. Estamos na luta de conseguir a certidão da filha do português (mãe dela).

Alguém pode nos ajudar!!

Dados dela:

Nome: Ilda Corrêa dos Santos

Nome casada: Ilda Corrêa Pereira

Nascimento: 15/01/1923 RJ

Filiação: Alvaro Corrêa dos Santos e Maria do Carmo

Nasceu e viveu no Rio de Janeiro

• @Nairolasai @AlanNogueira @amadasilva @CarlosASP @eduardo_augusto @ecoutinho @andrelas @LuanParanhos @Kleber Silva Aguiar e demais

Estamos na luta para conseguir a certidão da filha do português (mãe dela). Só falta essa declaração!! Já fizemos algumas buscas e nadaaa.

Alguém pode nos ajudar!!

Nome: Ilda Corrêa dos Santos

Nome casada: Ilda Corrêa Pereira

Nascimento: 15/01/1923 centro do RJ

Filiação: Alvaro Corrêa dos Santos e Maria do Carmo

Marido: Sylvio Gonçalves Pereira

Nasceu no centro do RJ (antigo Distrito Federal), casou e viveu em Bangu/RJ

Estudou na escola municipal Rivadávia Corrêa (centro do RJ)

Faleceu em 10/08/2001, em Bangu no Rio de Janeiro (14a circunscrição RCPN).

Casamento em 19/05/45 RJ, 12a circunscrição do estado da Guanabara (Irajá e Jacarépagua).

• editado July 28

@AnaFontoura Segue o registro da Ilda na 2ª Pretoria (da época, depois 1ª circunscrição, depois 1º RCPN) , nº98, feito em 28/01/1923

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-676Q-VBM?wc=9GRG-924%3A113334201%2C113334204%2C117648501%26cc%3D1582573&lang=pt&i=197&cc=1582573&groupId=1582573

vc pode pedir a busca no 1º RCPN. Se não achar pode estar no 3º RCPN

• @Nairolasai

Muito obrigado!! Vocês são realmente demais!!

Fiquem com Deus!

• @Nairolasai

Mais uma dúvida: pode ir lá diretiva pegar? Ou tem q pedir busca antes,?

• @Nairolasai

Obrigado, ela já foi lá agora e já deu a entrada. Tinha q fazer a busca.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.