Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

1373839404143»

Comentários

• Oi @Nairolasai e @andrelas 

Esse mesmo. Luiz Carlos Feliciano Pereira, filho de Armando Ribeiro Pereira e Marilda Feliciano Pereira, que se casou em 28/12/1965 com Maria Gracinda Feliciano Pereira

O cartório do casamento (3º RCPN DA CAPITAL RJ) respondeu “Informamos que o processo de habilitação de casamento do ano mencionado não se encontra em nosso acervo, não tendo chegado a ser entre à atual Oficial Registradora

Solicitei a certidão de inteiro teor, mas não consta dados da certidão de nascimento.

A paroquia do casamento religioso (Paroquia de são José Operário) informou que “Esses dados constam na habilitação civil que consta no processo religioso - Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais da 3ª Circunscrição - Freguesia de Santo Antonio do Estado da Guanabara - Oficial Fernando Saboia Lima. Nº do processo 17.404 - Regime de Comunhão de Bens, datado de 11/11/1965

E me enviou a certidão de batismo, que consta que nasceu em Bonsucesso.

Tenho também a identidade, emitida pelo Felix Pacheco, mas emitida após o casamento. Busquei no Detran, mas só consta a de casamento.

Tentei buscar nos livros do Arquivo nacional SIAN e não consegui entender o caminho.

Se puderem me ajudar, agradeço muito!

• Oi @Nairolasai e @andrelas

Esse mesmo. Luiz Carlos Feliciano Pereira, filho de Armando Ribeiro Pereira e Marilda Feliciano Pereira, que se casou em 28/12/1965 com Maria Gracinda Feliciano Pereira

O cartório do casamento (3º RCPN DA CAPITAL RJ) respondeu “Informamos que o processo de habilitação de casamento do ano mencionado não se encontra em nosso acervo, não tendo chegado a ser entre à atual Oficial Registradora

Solicitei a certidão de inteiro teor, mas não consta dados da certidão de nascimento.

A paroquia do casamento religioso (Paroquia de são José Operário) informou que “Esses dados constam na habilitação civil que consta no processo religioso - Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais da 3ª Circunscrição - Freguesia de Santo Antonio do Estado da Guanabara - Oficial Fernando Saboia Lima. Nº do processo 17.404 - Regime de Comunhão de Bens, datado de 11/11/1965

E me enviou a certidão de batismo, que consta que nasceu em Bonsucesso.

Tenho também a identidade, emitida pelo Felix Pacheco, mas emitida após o casamento.

Tentei buscar nos livros do Arquivo nacional SIAN e não consegui entender o caminho.

Se puderem me ajudar, agradeço muito

• @DANIELALOPES Já pediu uma busca do registro de nascimento dele no 11º RCPN?

• editado February 5

@DANIELALOPES @Nairolasai

Creio que encontrei a certidao dele, porém há algo muito estranho: apesar do nome dele e dos pais conferirem, a data de nascimento aparece como 1958 (mesmo ano do registro) e o nascimento diz q é natural do Estado de Minas, sendo o pai o declarante... Este documento foi obtido no SIAN (Arquivo Nacional) em uma séria que é de "Livros Talão de Nascimento Especial (LTNE, geralmente as séries são apenas LTN )" que nao sei dizer se foi nomeada assim apenas por haver duplicidade de livros ou se há algo especifico nestes registros...

Não sei se tem relação com essa anotação no batismo que fala algo sobre "registrado posteriormente como filho de...":

Segue certidão (livro talão) encontrada:

• @AlanNogueira @Nairolasai @andrelas

Muitíssimo obrigada! Jamais encontraria alguma coisa.

Com essa certidão e as informações, já consigo conversar melhor com o 11 RCPN

• editado February 5

@AlanNogueira Muito bizarro isso. Não seria um auto registro pois consta o pai como declarante e a data de nascimento como 1958, que tb não poderia ser correta pois tem a certidão de casamento dele em 1965.

• @DANIELALOPES essa certidao que lhe enviei era da antiga freguesia da Glória, deve estar atualmente no 4o RCPN e nao no 11o

@Nairolasai pois é, muito estranho... mas sendo mesmo nome e filiação e nao sendo nomes tao comuns, nao me parece ser um homonimo...

• editado February 6

Boa tarde, estamos com muitas dificuldades de encontrar o registro de nascimento do pai de uma tia minha. Já temos até certidão do português. (pai dele)

O filho do português está vivo, mas não se lembra onde foi registrado. Diz que morava e nasceu no Centro do Rio, nos arredores da Rua do Ouvidor. Todos os irmãos faleceram.

Nome: Jorge da Silva Bernardes - Nasc: 03/01/1938

Conjuge: Ilma Maria da Cunha Bernardes

Pai português: Francisco da Costa Bernardes

Mãe portuguesa: Maria Isabel Soares da Silva

Alguém poderia nos dar uma luz? Obrigada.

• editado February 6

@pamellapeluzio Seria esse:

http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_6M/FSN/LTN/0064/BR_RJANRIO_6M_FSN_LTN_0064_d0001de0001.pdf

Vc pode pedir no atual 3º RCPN

Vai precisar do registro de casamento dos pais. Já possui? Na árvore da família abaixo (o Jorge não aparece) consta o local e data do casamento.

https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GPHB-QPY

Se não tiver pode solicitar pelo civil online

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

• @Nairolasai muito obrigada. Viu que o declarante foi um tal de Armando, e não o pai Francisco. Que estranho. Será que ele tem chance?

O casamento dos pais portugueses seria pra isso? Pra mostrar que eram casados? Não temos. Mas sabemos que eles chegaram ao Brasil casados.

• @pamellapeluzio Vi sim. Vc pode pedir a certidão de casamento pelo civil online. Custa 10 euros e recebe o código para acesso ao documento normalmente em 24hrs. Os dados do casamento estão no link do FS que coloquei acima.

• @pamellapeluzio @Nairolasai

O casamento está averbado no batismo do Francisco.

• Boa tarde! Estou com muita dificuldade em encontrar o cartório que está localizado a certidão de nascimento do meu avô (brasileiro), natural do município do Rio de Janeiro também. Preciso desse documento para solicitar transcrição do casamento dele com minha avó (nacionalidade portuguesa obtida em 2025).

Se alguém puder ajudar com alguma orientação, agradeço muito! Seguem informações dele.

NOME: JOSIAS DANTAS DE MENEZES

DATA DE NASCIMENTO: 03/09/1934

NOME DA MÃE: CANDIDA CARVALHO BAPTISTA

NOME DO PAI: JOSINO DANTAS DE MENEZES

CONJUGE: MARLENE MAGALHÃES DE MENEZES

A certidão de casamento consegui emitir no 11o RCPN, solicitei a busca nesse cartório e mais outros dois, porém nenhum localizou a certidão de nascimento. Muito obrigado

• @henchaves

Freguesia de Irajá e Jacarepaguá nao tenho certeza se vai estar no 11o ou no 6o RCPN. Veja a primeira pagina deste topico Rio de Janeiro/RJ - Cartórios atuais x Circunscrições x Pretorias

• editado February 11

Boa Noite @CarlosASP @eduardo_augusto @ecoutinho @AlanNogueira @Nairolasai e demais participantes do fórum. Estou há um tempo procurando de forma urgente uma certidão de nascimento do Rio de Janeiro que ainda não foi encontrada. Se alguém puder ajudar, agradecerei muito.

Registrado: Ary Leite. (Consta como apenas esses 2 nomes mesmo)

Filho de Arthur Moreira Leite e Hilda Paiva Leite.

Conjuge: Maria Machado Leite

Data de Nascimento provável: 24/06/1928. (Ano de nascimento estimado pelas datas que constam como sua idade na certidão de óbito e certidão de nascimento do filho. Ambas apontam para 1928. E o aniversário foi informado pela família. Então altas chances da data estar correta.

OBS: na certidão de nascimento de seu filho consta que o nome do pai dele era aquele mencionado acima. Na certidão de óbito do mesmo, ele consta como Arthur de Freitas Moreira Leite. Acredito que a primeira versão é mais confiável, mas deixo como informação.

Apesar de informações dele ter morado em Duque de Caxias ou São João de Meriti, na certidão de seu filho que foi registrado no RJ capital, o Ary Leite consta como "natural desta cidade". Então acredito que deve ter sido registrado na RJ capital mesmo.

Qualquer ajuda é bem-vinda. Grato desde já pela colaboração de todos.

• @brunommdc encontrei apenas o casamento https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6423-WR7?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVM-7ZJ1&cc=1582573&lang=pt&groupId=M98F-M15 informação adicional é que era do "Distrito Federal"(Rio de Janeiro/RJ na epoca) e tem a data de nascimento como 02/08/1928. Não encontrei contudo nenhuma pista sobre o nascimento dele... sabe se tem irmãos e seus nomes/onde foram registrados?

• Oi pessoal!

Procuro a certidão de nascimento do meu avô, mas está bem difícil de encontrar…

Arnaldo Martins Pereira nascido em 14/03/1933 na cidade do Rio de Janeiro - RJ.

Filho de Miguel Martins Pereira e Virgínia Rodrigues Neves.

Fiz o pedido de busca em alguns cartórios e nada até agora, o último foi o da 11a circunscrição, mas eles se recusaram falando que só buscam se eu souber o bairro onde ele nasceu.

Alguém pode me ajudar?

• editado February 12

@Laypc os irmaos Jorge (1935) foi registrado na 3a pretoria (santo antonio e santana), que atualmente corresponde para ao 6o RCPN e parte ao 3o RCPN (Centro)... sao os locais mais provaveis (inclusive mais provavel no 6o pq os irmaos mais velhos Otilia e Joaquim 1923/1924 estao indexados como sendo da 6a circunscricao).

• @AlanNogueira muito obrigado!! Usando esse documento que vc enviou consegui emitir no 15o RCPN

• Bom dia meus amigos, tudo bem?

Preciso de uma ajuda de vocês, principalmente quem é bom em achar certidoes brasileiras kkkk. Estou tentando achar o ultimo documento que falta para um amigo meu, que é bisneto de portugues. Aqui no forum com o auxilio de voces consegui achar o assento de nascimento do bisavô dele portugues, ja temos o nascimento do meu amigo, do pai dele, e so falta a certidao de nascimento do avô dele, filho do bisavô portugues. Falamos com o avô dele, mas ele disse que entregou a certidão de nascimento dele quando casou, e nao tem copia nem nada do tipo, então estamos no escuro.

Bisavô portugues: Francisco Azevedo Vieira - Campanha, Porto, Portugal - 21/10/1926

Avô paterno que estamos tentando achar a certidao de nascimento - Carlos Alberto Lima Vieira - 13/10/1952 - RJ

Tentamos jogar no site registro civil, (https://www.registrocivil.org.br/) mas nao achou nada.

Temos a certidao de casamento do avô, segue pdf:

Segue link da arvore dele no family search: https://www.familysearch.org/en/tree/pedigree/portrait/PW9D-9CL

Agradeço a disposição! Ótimo dia e otimo feriado a todos.

• @Giulia1609 ja pediu busca no mesmo cartório do casamento em Duque de Caxias?

• @Giulia1609 Como vc disse que ele entregou a certidão de nascimento por ocasião do casamento, poderá pedir o desarquivamento dos documentos de habilitação apresentados para o casamento no cartório de S. J. de Meriti.

Os dados do casamento são esses abaixo:

Livro:

00080B

Folha:

127

Termo:

22812

Distrito:

2

Municipio:

SÃO JOÃO DE MERITI

UF:

RJ

Matricula:

09266801552012200080127002281224

• Bom dia, entao @Nairolasai, eu tive uma experiencia de pedir uma vez para um membro da minha familia, esse desarquivamento dos documentos de habilitação. Foi no cartorio da Ilha do Governador RJ, e eles me disseram que so guardam esses documentos por 5 anos, depois eles queimam. Achei esquisito, mas como nao conheco mais ninguem que teve que pedir isso, aceitei. Tem certeza que eles teriam esses documentos?

• @Giulia1609 Realmente no Rio de Janeiro aconteceu isso com vários cartórios. mas não custa perguntar em S. J. de Meriti. A eliminação dos documentos deveria ser precedida da microfilmagem/digitalização, conforme instruções emitidas pela justiça:

"A eliminação só é permitida caso a documentação seja microfilmada ou digitalizada: Microfilmar ou digitalizar: memorial, certidão de nascimento dos noivos, termo de opção, certidão de habilitação de casamento ou a certificação de sua entrega aos nubentes, sentença de suprimento de idade núbil e sentença homologatória (Lei nº 6015/73)."

• @Nairolasai @Giulia1609 no RJ a grande maioria dos processos foi incinerado sem digitalização por alguma autorização legislativa mal pensada, apenas algumas poucas habilitações da capital se salvaram por terem sido enviadas ao arquivo nacional. Das cidades fora da capital pode haver uma ou outra que não descartou (especialmente cidades menores e mais distantes), mas São João e as cidades da baixada acho pouco provável que estejam dentre as exceções por serem muito próximas à capital. Como os pais casaram em Duque de Caxias e ele em São João isso mostra que viviam na região da Baixada, acho que vc podia pelo menos pedir o inteiro teor do casamento dele para ver se tem alguma pista da cidade onde nasceu para delimitar melhor os cartórios a pedir busca.

• editado February 20

Boa Tarde. Em relação à certidão de nascimento buscada eu colocarei os dados atualizados abaixo para caso alguém tenha a disposição de ajudar a localizar.

@AlanNogueira A sua resposta me trouxe um dado novo, muito obrigado. A data de nascimento dele é 02/08/1928 e não 24/06 como eu imaginava.

Segue dados atualizados:

Registrado: Ary Leite. (Consta como apenas esses 2 nomes mesmo)

Filho de Arthur Moreira Leite e Hilda Paiva Leite.

Cônjuge: Maria Machado Leite

Data de Nascimento: 02/08/1928

OBS: Apesar dele ter casado em Duque de Caxias, consta em 2 documentos como registrado e nascido no RJ. Considerando as pequenas chances de ter sido em cidades próximas como Sao João de Meriti, Duque de Caxias ou Nova Iguaçu (não sei se em algum momento elas já fizeram parte da capital), acredito que ele deva ter sido registrado em algum cartório do Rio de Janeiro capital mesmo.

Se alguém puder ajudar eu agradeço muito. Grato pela atenção de sempre e por todos que sempre colaboram.

• editado February 21

@brunommdc tente ver onde os irmãos dele foram registrados, como havia lhe falado acima…

Esta pode ser uma irmã mais nova, apenas por parte de pai (os avós paternos dela eram Valentim e Dolores, para vc conferir se é ou não um homônimo). Se for o mesmo pai, na falta de outra pista melhor, sugiro que comece suas buscas por esta região onde o pai vivia (registrada na Freguesia da Glória e nascida na Casa de Saude São Sebastião):

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.