Transcrição de casamento para Ponta Delgada ou pelo Consulado?

Boa tarde a todos!

Preciso dar entrada no meu processo de atribuição da nacionalidade portuguesa. Antes disso, porém, preciso transcrever o casamento dos meus pais em Portugal para evitar exigências no meu processo.

Já estou reunindo as certidões e demais documentos necessários, mas tenho dúvidas sobre qual é o melhor local para realizar a transcrição.

Inicialmente, pensei em enviar o processo para a Conservatória de Ponta Delgada, pois ouvi dizer que o prazo era mais rápido. No entanto, não consegui contato para confirmar o endereço de envio nem as informações para emissão do vale-postal.

Pesquisando aqui no fórum, encontrei relatos de que Ponta Delgada não estaria mais realizando transcrições de casamento e de que os pedidos feitos por intermédio do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro têm sido concluídos rapidamente.

Alguém poderia confirmar se essas informações procedem? Caso a melhor opção ainda seja enviar diretamente para uma conservatória em Portugal, qual seria a conservatória mais indicada atualmente e onde posso encontrar o endereço correto e as orientações para o vale-postal?

Também gostaria de esclarecer uma dúvida em relação às certidões brasileiras. Elas devem ser emitidas em inteiro teor digitada ou em inteiro teor por cópia reprográfica?

As certidões são:

Certidão de nascimento em inteiro teor do cônjuge estrangeiro (apostilada e com reconhecimento de firma do notário): deve ser digitada ou por cópia reprográfica?

Certidão de casamento em inteiro teor (apostilada e com reconhecimento de firma do notário): também pode ser digitada ou precisa ser por cópia reprográfica?

Desde já, agradeço pela ajuda!

Comentários

• @danielle_2026

Primeiro ponto: tem certeza que a transcrição de casamento dos seus pais é obrigatória para o seu caso?

Para saber é preciso checar três informações:

• Quando vc nasceu? Antes ou depois de 1978
    • Quem é o declarante do seu nascimento?
    • Quanto tempo após seu nascimento vc foi registrada?

Quem é o nacional português, seu pai ou sua mãe?

Supondo que a transcrição realmente seja necessária, o melhor lugar para fazer é o consulado geral de Portugal no RJ. Aceitam pedidos do país todo e geralmente transcrevem em menos de 1 mês.

• Dê uma olhada no site do consulado do RJ, lá tem as instruções e o formulário específico, cada local tem requisitos diferentes em relação aos documentos.

Estão fazendo em menos de 2 semanas (o meu saiu em 8 dias no mês passado).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.