Transcrição de casamento para Ponta Delgada ou pelo Consulado?
Boa tarde a todos!
Preciso dar entrada no meu processo de atribuição da nacionalidade portuguesa. Antes disso, porém, preciso transcrever o casamento dos meus pais em Portugal para evitar exigências no meu processo.
Já estou reunindo as certidões e demais documentos necessários, mas tenho dúvidas sobre qual é o melhor local para realizar a transcrição.
Inicialmente, pensei em enviar o processo para a Conservatória de Ponta Delgada, pois ouvi dizer que o prazo era mais rápido. No entanto, não consegui contato para confirmar o endereço de envio nem as informações para emissão do vale-postal.
Pesquisando aqui no fórum, encontrei relatos de que Ponta Delgada não estaria mais realizando transcrições de casamento e de que os pedidos feitos por intermédio do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro têm sido concluídos rapidamente.
Alguém poderia confirmar se essas informações procedem? Caso a melhor opção ainda seja enviar diretamente para uma conservatória em Portugal, qual seria a conservatória mais indicada atualmente e onde posso encontrar o endereço correto e as orientações para o vale-postal?
Também gostaria de esclarecer uma dúvida em relação às certidões brasileiras. Elas devem ser emitidas em inteiro teor digitada ou em inteiro teor por cópia reprográfica?
As certidões são:
Certidão de nascimento em inteiro teor do cônjuge estrangeiro (apostilada e com reconhecimento de firma do notário): deve ser digitada ou por cópia reprográfica?
Certidão de casamento em inteiro teor (apostilada e com reconhecimento de firma do notário): também pode ser digitada ou precisa ser por cópia reprográfica?
Desde já, agradeço pela ajuda!
Comentários
@danielle_2026
Primeiro ponto: tem certeza que a transcrição de casamento dos seus pais é obrigatória para o seu caso?
Para saber é preciso checar três informações:
Quem é o nacional português, seu pai ou sua mãe?
Supondo que a transcrição realmente seja necessária, o melhor lugar para fazer é o consulado geral de Portugal no RJ. Aceitam pedidos do país todo e geralmente transcrevem em menos de 1 mês.