Pedido de Urgência - 75+

17891113

Comentários

• @carlasimone foi processo de neto.

• @Jaqueline Moraes

Que ótima notícia!

ACP?

• @aleacrossi eu estou em uma situação parecida, tenho um pedido de neto submetido 23/11/2023, ele está na CRC Lisboa, o pedido de urgência chegou às 09:00hs do dia 26/06/2026, até hoje ainda nem se quer registraram, eu liguei na CRC e falei com a Maria, ela disse que olhou no sistema e que as cartas que chegaram neste dia 29 ainda não havia sido registradas no sistema, que está levando de 2 a 3 semanas para apenas registrar, que depois de registrado os conservadores tem deferido/indeferido de forma bem rápida, geralmente em 1 ou 2 dias, então baseado no que ela me disse acredito que essa semana deve registrar para analisar as informações da semana do dia 22/06

• @Hugoferreirac30 eu estou na CRC e nem recebi senha do processo kk. Meu pedido de urgência chegou em crc lisboa dia 09/06, o meu processo esta lá desde o dia 11/11/25, e até agora nao recebi mensagem de nada kkk. Tem muita gente aqui no forum que ja recebeu mas eu nada...

• Só sei que o processo do meu avô segue na etapa “para decisão”, sigo no aguardo, independente disso meus parabéns @Jaqueline Moraes ! A notícia que nos traz é ótima!

• @carlasimone sim processo de neto pela ACP.

• @Jaqueline Moraes

Não se esqueça de atualizar/cadastrar esse processo na planilha do fórum.

• Então @Hugoferreirac30 conforme vai passando o tempo., cada vez mais pessoas vão fazendo envios de solicitação de URGÊNCIA.

O pedido dessas prioridades de urgencia é do dia 20 de maio , e bem recente 44 dias, nao tem nem dois meses .

Mas conforme a.noticia vai se espalhando cada vez mais pessoas vão fazer pedido de urgencia até o momento de se criar uma fila .

pena que eu só soube dia 22 de junho aqui no forum. Mas ha 20 dias atrás (24/06) o tempo de espera era de até duas semanas, hoje é de até três semanas.

Imaginem a quantidade de pedidos de urgencia para daqui a três meses que ainda vão chegar de advogados e de pessoas . Vamos ver o tempo de espera de quem ainda vai enviar.

A gente está no grupo de pessoas que fizeram o pedido no início.

• @Hugoferreirac30 Ainda bem que vi o post , imagina que não viu ainda ou quem viu hoje, e ainda vai fazer o pedido . Eu fiquei penssando porque não li o post antes rsrs no mês de maio.

O receio é essa prioridade deixar de ser prioridade por um excesso de pedidos e ter uma fila gigante , que não é o nosso caso que fizemos o pedido recentemente.

• @Jaqueline Moraes teve laudo médico no pedido de urgência ou foi pedido de urgência comum?

• @aleacrossi @amadasilva , alguma novidade por aí? Só em porto que andou mais processos, em Lisboa acho que deve ter muitos conservadores de férias, julho e agosto eles aproveitam para tirar as férias devido o verão

• @LysaAbrantes Não teve laudo médico, peguei um modelo aqui do fórum. Levaram ele no cartório assinou por autenticidade e apostilou pra ficar mais consistente.

• Processo de neto com inicio em Junho 2023

Dia 17/07/26 receberam o pedido de prioridade, dia 19/06 a prioridade foi deferida.

O processo avançou da fase 1, para a fase 3 com a caneta.

Teriam ideia de mais quanto tempo até a finalização

• @DárioJr Porto ou Lisboa? Em porto vi processos serem deferidos e concluídos na mesma semana, tudo depende do conservador em que está o processo, já em Lisboa, só pra deferir o pedido está levando mais de 3 semanas, e até o momento, não vi nenhum pedido que teve a urgência deferida ser concluída para obter uma ideia de estimativa de prazo, por enquanto são apenas especulação

• editado July 16

@Jaqueline Moraes Que boa notícia! Lembre de atualizar a planilha por favor.

• @Hugoferreirac30 Oi, sem novidades. Eu posto aqui quando tiver. Me avisa também.

• @Hugoferreirac30 Até o momento nenhuma atualização, creio que em até 08 dias (24/07) deverá atualizar algo. Imagino a quantidade de cartas que deve ter chegado até o dia 29/06

• Acompanhando a atualização da planilha de netos neste fórum, um requerente registrou o recebimento de um pedido no dia 26/06 e deu como deferido dia 09/07, e outro que acusou o recebimento no dia 03/07 e foi deferido no dia 15/07, ambos estão na CRC… sinceramente, não dá pra entender a lógica por trás disso.

• @Hugoferreirac30

Nao consegui localizar esses processos na planilha.

Pode enviar o link, ou print dos dois?

• @Hugoferreirac30 creio que devem ter um monte de carta e alguém pegou uma e registrou, acho que não tem como colocar em ordem de chegada .

• editado July 17

@DárioJr dia 17/07/26 você recebeu o pedido de prioridade, Como vc recebeu o pedido de prioridade se você mandou msg no dia 15/07/26 no forum ? Dia 19/06/26 a prioridade foi deferida , como a prioridade é deferida antes da chegada do pedido ??

Da uma observada nas datas e vê se estão corretas . E hoje é dia 17/07/26

• Pessoal, entrei em contato novamente com a CRC Central e, desta vez, consegui falar com uma funcionária que passou informações bem detalhadas. Infelizmente, a notícia não foi muito animadora.

No meu caso, o pedido de urgência chegou à conservatória em 26/06 e foi registado em 03/07. No entanto, a conservadora ainda não apreciou o pedido. Segundo ela, no início eram recebidos cerca de 50 pedidos de urgência por dia, mas, pouco tempo depois, esse número passou para centenas de pedidos diários.

Ela também disse que essa normativa não teria muita eficaz já que os pedidos de nacionalidade por Neto são em maioria uns 90% que possui maiores de 75 anos, e que atualmente a fila dos urgentes já está maior que a fila dos normais, e que, 3 pessoas analisa os processo de neto, 2 analisa a fila dos normais e 1 analisa a fila dos urgentes, que os normais não poderiam também serem prejudicados, não sei se nessa hora se foi um número fictício, para explicar que a fila dos urgentes estão maiores que os normais, e que em consequência disso nada mudaria de forma abrupta as decisões, isso fez perder a fé nestes pedidos em Lisboa, e também que não existe uma possibilidade de solicitar que mudem o meu processo para Porto.

• Alguém tem um modelo já pronto pra quem deseja dar entrada no pedido de urgencia na ACP por procuração? Requerente idosa não consegue assinar adequadamente. Muito obrigado.

• editado July 17

@brunommdc

Requerente idosa não consegue assinar adequadamente

Se for no site do IRN e buscar por Impressos e Modelos na sessão de Nacionalidade vai encontrar minutas de procuração, mas vale considerar um ponto: Ela vai ter que assinar no mínimo a procuração. Já que vai assinar um documento, por que não assinar logo o requerimento?!

Se fizer com procuração ela vai ter que assinar a procuração e apostilar, o procurador vai assinar o requerimento e apostilar, dois documentos e duas apostilas. Sem procuração ela assina o requerimento, apostila e pronto.

• editado July 18

@Hugoferreirac30 Isso já era de se esperar, infelizmente fiqiei um tempo sem ver o forum. , antes era quase todos os dias, Se vejo essa notícia no final de maio, eu ja teria enviado o pedido faz tempo. Quando li a notícia no tópico do fórum , tres dias depois já estava enviando a carta.

Reza para o seu levar 3 semanas , isso porque o seu foi entregue dia 26 o meu foi dia 29 , por isso enviei pela DHL para chegar a frente de outras cartas , e que levou 5 dias para a chegar.

E uma suposição mas.

Imagina sua carta chegar com outras mais de 300 outras cartas chegando com o mesmo requerimento, aguardando alguém busca ela em uma caixa para registrar, das 300 sobram 100 para o dia seguinte que vai chegar mais cartas e será somada com ela e por ae vai. Vamos aguardar a próxima semana .

O seu foi registrado 03/07 e foram tantos pedidos que nem tiveram tempo de atualizar o status do seu processo.

Reza para respeitarem a fila quem ainda nao enviou podem ter certeza que vai ser espera de 70 dias e olhe lá, se chegar 300/400/500 por dias , 70 dias é pouco.

Está arriscado só ter o requerimento e nada mais. Mas vamos torce positivo.

• @amadasilva, realmente houve um erro ai, o correto é dia 17/06

• editado July 18

@ecoutinho Muito obrigado pela resposta. Ela já tem procuração prévia feita pelo filho. Estava me referindo ao modelo do requerimento a ser assinado por procuradores mesmo e não ao modelo de procuração. Ela conseguiu assinar o pedido como requerente em si, mas o cartorio pede que ela assine também o livro de termo de firma do próprio cartorio. Esse tem um espaço menor e ela sentiu dificuldades de assinar. (já tem mais de 90 anos). Eles vão tentar de novo, pois ela está conseguindo assinar o documento maior. Caso não consiga, será verificada a possibilidade de assinatura a rogo (feita por um terceiro) junto com a impressão digital dela nesse documento do cartório. Se não der, eles mandarão com procuração mesmo.

Sobre o apostilamento, é necessário nas 2 possibilidades? Existem relatos acima de requerimentos aprovados sem o apostilamento.

Grato novamente.

• Não apostilei. Não vi necessidade ao enviar. E deu certo. Nao houve problemas.

Eu evitaria assinatura a rogo. Procuração só enviaria pública e não sei se pode ser realizado até certa idade.

Se só faltar a assinatura no livro, insista um pouco com o cartorário. É mera formalidade. Vai dar certo!

• @brunommdc

Alguém tem um modelo já pronto pra quem deseja dar entrada no pedido de urgencia na ACP por procuração?

Se o que está solicitando é a urgência, pode encontrar várias minutas neste tópico ou nas minhas respostas entrando no meu perfil. Edite conforme a necessidade. Foi a que eu usei, outros usuários usaram e deu certo. O campo de assinatura é bem longo e com bastante espaço para acomodar pessoas mais idosas que já tenham dificuldades de visão ou motoras. Pode solicitar a diligência para o cartório para virem reconhecer a assinatura por autenticidade da requerente em casa no requerimento. Mande o requerimento preenchido com a assinatura da requerente reconhecida por autenticidade para a conservatória onde está o processo num envelope com “anexar a processo n.º XXXX” escrito na parte externa e o número do processo.

• editado July 19

Muito obrigado @carlasimone e @jvtorres. Carla, tentando explicar um pouco melhor: eu já havia visto o seu requerimento (que está ótimo) e enviei aos filhos dela. Eles compareceram e ela conseguiu assinar, mas travou na parte de assinar o documento próprio do cartório pra confirmar a assinatura, por ter um espaço menor e por ela ter idade avançada e alguns problemas de visão comuns pra idade. Por isso eu me referi ao modelo de requerimento pra quem vai dar entrada por procuração mesmo. Porém a procuração deles é pública e não específica para o ato. Então provavelmente eles devem tentar de novo desse jeito que é mais prático, pra ver se agora ela consegue assinar esse segundo documento com mais calma. Pode ser que tentem a alternativa de recebe-los em casa pra ficar mais fácil, mas não sabemos se vai resolver a raiz do problema.

@jvtorres quanto ao que foi dito, talvez a possibilidade de tentar de novo e conversar com o cartório seja a mais razoável mesmo. A procuração dela é pública, porém na deliberação do IRN quanto aos pedidos de urgência, eles dizem que "apenas podem requerer a urgência o próprio requerente, o seu representante legal ou procurador com poderes específicos para o efeito.". Não sei se a procuração pública resolveria aqui por não ser direcionada a esse feito.

OBS: Lembrando que o processo dela será enviado agora junto com o requerimento. Não se trata de um caso de processo que já está correndo e chega um pedido de urgência posteriormente. Será que isso aumenta as chances deles aceitarem o pedido mesmo que a assinatura não esteja reconhecida em cartório? O formulário do processo 1c em si ela conseguiu assinar com o devido reconhecimento há alguns meses, Gostaria de saber se alguém aqui já teve o pedido de urgência aprovado sem o reconhecimento de firma.

Obrigado novamente a todos que colaboram.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.