Correspondência travada no CTT
Eu tinha mandado um pedido de urgência via correios exportafácil Standard pra economizar uns trocados, e a pasta foi postada dia 15/06. Ela chegou em Portugal dia 19/06 e desde então consta no sistema que está em um centro operacional.
O prazo dado para chegar era até dia 30/06. Passado esse prazo, fui ver com o correios do Brasil o motivo da demora e me disseram que a pasta estava ainda na alfândega. Pois bem, entrei no site do CTT para tentar realizar o desalfandegamento eu mesmo, e consegui vincular o código do objeto com minha conta. Eu anexei uma fatura pro-forma que criei no Word indicando o conteúdo da pasta (documento não comercial) e seu valor simbólico.
Dois dias depois (06/07), eles rejeitaram o documento dizendo que, por se tratar de registo de documentos, a pasta seria distribuída ao destinatário. Não pediram mais nada. Daqui eu depreendo que eles nunca precisaram de documentação nenhuma, que não havia justificativa nenhuma pra pasta ainda não ter sido entregue.
Eu abri uma reclamação no livro de reclamações para ver se eles podem averiguar, mas enquanto isso fico sem saber se a pasta foi extraviada, ou se ela retornará ao Brasil. Eu só escolhi o correios porque o valor gasto no requerimento era muito baixo (um reconhecimento de firma).
O que eu faço agora? Melhor esperar um pouco mais pra ver se desenrola, ou devo assumir a essa altura que o documento extraviou?
Se arrependimento matasse... fui confiar que os correios fossem minimamente competentes para entregar uma mísera pasta de documentos e até nisso falharam. Eu não recomendo pra ninguém.
Comentários
@Lucasms92
Se eu estivesse no seu lugar, já mandaria um novo pedido.
Ao abrir uma reclamação, existe a possibilidade (estou apenas especulando, nao conheço o processo) de que eles procurem o seu envelope e resolvam investigar o que aconteceu. Isso pode acelerar a entrega, mas pode também atrasar. Vai saber...
É isso... eu mandaria outro pedido e aceitaria o custo como um aprendizado.
Sem te criticar, porque cada um sabe das suas condições financeiras e também do seu apetite por risco, mas o que eu sempre digo é: processo de nacionalidade é algo que se faz uma vez na vida, não faz sentido economizar com certas coisas.
Desejo boa sorte e que o processo do seu pai conclua logo!
@eduardo_augusto Obrigado!
Eu calculei o risco e resolvi assumir. Eu decidi postar isso pra que também outras pessoas vejam e não caiam no mesmo erro que eu.
@Lucasms92 Qual o status do rastreio, as vezes nem chegou no CTT , dependendo do status o envelope pode ter o status de enviado. Posta o status por favor pode ser o print do rastreio.
@amadasilva
Eu nem ia relatar o que aconteceu, mas, ao ver esta postagem, resolvi compartilhar minha experiência, porque sei bem a preocupação que o amigo está sentindo. No dia 25 de maio, enviei uma carta do Brasil para uma conservatória em Portugal, utilizando a modalidade Correios Standard, que é a opção mais barata. A carta só foi entregue no dia 3 de julho, ou seja, levou 39 dias para chegar ao destino. Durante todo esse período, ela ficou circulando por vários centros de triagem antes de finalmente ser entregue. Vou postar uma imagem abaixo mostrando o trajeto da carta. É impressionante ver que ela ficou mais de um mês "passeando" entre centros de distribuição antes de chegar ao destino final. Então, para quem pretende enviar correspondências pelos Correios, fica o relato: você pode ter a sorte de uma entrega rápida, mas também pode acontecer como aconteceu comigo, em que a entrega demorou mais de um mês.
@PH86 Sabe que agora você me deu um pouco de esperança? Pode ser que esse envelope esteja parado ou rodando por algum centro de distribuição por ai e que logo (espero!) deve entregar. Eu vou esperar uns 45 dias desde a data que chegou em Portugal para ver se sai pra entrega. Se passar disso, ai sim envio outro via DHL.
@Lucasms92 Se vc não telefonou, ligar para o CTT para ver oque ocorreu .
A CTT enviou um avisou sobre taxação que começaria a parti de 1 de julho.
@amadasilva Eu tentei, mas por telefone eles não sabem nada. Eles falaram pra abrir um contato via formulário. Eu estou aguardando uma resposta.
@Lucasms92
Vc entrou no fluxo da shein , aliexpress.
CTT alerta para encomendas da Shein, Temu e AliExpress a partir de 1 de julho https://pplware.sapo.pt/informacao/ctt-alerta-para-encomendas-da-shein-temu-e-aliexpress-a-partir-de-1-de-julho/
Com certeza ocorreu um fluxo gigantesco de compras que lotou a alfândega. Sua carta chegou dia 19 de junho. 11 dias antes do prazo das taxação de 3 euros do governo português. Por isso a demora .
Digital no Google: Qual tempo que leva para sair do status em trânsito, chegou ao centro operacional ctt
• Atrasos alfandegários: Se a encomenda for internacional........pode levar mais de 10 dias úteis
@Lucasms92
Eu esperaria responderem sua reclamação. Imagino que a confusão toda seja pq o envio foi feito na modalidade “ExportaFácil”, que é destinada para encomendas e mercadorias e por isso passa pela alfândega. Meus irmão já enviaram documentos e certidões do Brasil para mim na Irlanda e para Portugal via correio, mas como carta, e chegou sem problemas em mais ou menos uma semana.
Por último, acho que tem um ponto aqui a esclarecer:
fui confiar que os correios fossem minimamente competentes para entregar uma mísera pasta de documentos e até nisso falharam.Os Correios tem seus problemas, mas nesse caso específico é preciso ser justo: a parte deles foi concluída corretamente em 4 dias, dia 19 o envelope estava em Portugal para ser entregue no destino. A bagunça toda está na “perna portuguesa”: alfândega de PT e CTT.
Minha aposta é que a confusão vem do fato de os portugueses serem literais: bateu algo como envio de mercadoria ou encomenda?! Passa pelo processo de desembaraço alfandegário inteiro, mesmo que na declaração conste que são apenas documentos.
Na ponta dos correios brasileiros deveriam ter orientado a enviar como carta, mas o atendimento balcão nas agências costuma ser bem ruim.
Enviar pelos correios funciona, mas tem esse problema de ter que lidar com uma bola dividida e possível jogo de empurra entre o CTT e os correios.
O DHL é bem mais caro, mas vc tem a tranquilidade de que eles fazem a entrega fim a fim. Épreciso saber o que se ganha e o que se perde com cada uma ao se fazer a escolha.
@ecoutinho Sabe o que é curioso? Eu olhei novamente o comprovante de envio impresso pelos correios e aqui consta a modalidade Documento Internacional Standard! E o tipo de objeto declarado é um envelope. Então pra mim a agência enviou certo. Portanto, não tem justificativa nenhuma do porquê esse documento ainda não ter sido entregue.
Eu assumi o risco porque o conteúdo tinha valor baixo, mas já fica o alerta pra outras pessoas não usarem os Correios e preferir sempre DHL, caso queiram mais tranquilidade.
@Lucasms92 Porque usou a modalidade exporta fácil, voce usou essa modalidade ? se vc não estava exportando nada.
@amadasilva A pasta foi enviada como documento internacional standard
Queria deixar registrado aqui no fórum que o CTT me retornou o contato hoje e disse que até o momento a pasta não foi encontrada no fluxo postal, ou seja, eles já dão como extraviado.
Fica o alerta pra outras pessoas que pensam em usar o serviço dos correios para enviar documentos importantes.