Correspondência travada no CTT

Eu tinha mandado um pedido de urgência via correios exportafácil Standard pra economizar uns trocados, e a pasta foi postada dia 15/06. Ela chegou em Portugal dia 19/06 e desde então consta no sistema que está em um centro operacional.

O prazo dado para chegar era até dia 30/06. Passado esse prazo, fui ver com o correios do Brasil o motivo da demora e me disseram que a pasta estava ainda na alfândega. Pois bem, entrei no site do CTT para tentar realizar o desalfandegamento eu mesmo, e consegui vincular o código do objeto com minha conta. Eu anexei uma fatura pro-forma que criei no Word indicando o conteúdo da pasta (documento não comercial) e seu valor simbólico.

Dois dias depois (06/07), eles rejeitaram o documento dizendo que, por se tratar de registo de documentos, a pasta seria distribuída ao destinatário. Não pediram mais nada. Daqui eu depreendo que eles nunca precisaram de documentação nenhuma, que não havia justificativa nenhuma pra pasta ainda não ter sido entregue.

Eu abri uma reclamação no livro de reclamações para ver se eles podem averiguar, mas enquanto isso fico sem saber se a pasta foi extraviada, ou se ela retornará ao Brasil. Eu só escolhi o correios porque o valor gasto no requerimento era muito baixo (um reconhecimento de firma).

O que eu faço agora? Melhor esperar um pouco mais pra ver se desenrola, ou devo assumir a essa altura que o documento extraviou?

Se arrependimento matasse... fui confiar que os correios fossem minimamente competentes para entregar uma mísera pasta de documentos e até nisso falharam. Eu não recomendo pra ninguém.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.