Preenchimento do Formulário 1C

Bom dia.

Alguém sabe se há algum post aqui no fórum com instruções para o preenchimento do formulário 1C, campo a campo?

o único post que encontrei, falando como preencher quadro a quadro, data de 10 anos (formulário anterior desatualizado).

Grato.

Comentários

• @gabrieltojeiro

O próprio formulário tem as instruções campo a campo na última página. O de filhos é o mais simples deles, não tem segredo.

• @ecoutinho

Sim, mas eu gostaria de algo parecido com isto:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

As instruções do próprio formulário são muito gerais e sempre há algumas regras específicas. Por exemplo:…Se o sobrenome da pessoa é “da Silva”, o que deve ser colocado no campo… ou mesmo No campo referente ao , se eu primeiro imprimir o formulário, reconhecer a assinatura e apenas depois realizar o pagamento, o que deve ser informado nesse campo?

Coisas gerais assim…

Lembro que, quando preenchi o formulário 1D para o meu pai, havia alguns links aqui no fórum que explicavam minuciosamente, praticamente campo por campo, tudo o que deveria ser preenchido. Mas ainda era o formulário antigo (o rosa).

Para este novo formulário atualizado, não encontrei nada semelhante.

Então, gostaria de saber se existe algum link, tópico ou publicação aqui no fórum que funcione como um manual de preenchimento, explicando detalhadamente o que deve ser informado em cada campo.

• @gabrieltojeiro

Não tem nada assim para os modelos novos, mas não tem muito onde errar. De forma geral o que está descrito para esse modelo antigo continua basicamente igual.

Te recomendo tentar preencher e se tiver alguma dúvida, perguntar pois o pessoal em geral é bastante prestativo.

• @ecoutinho

Estou com uma dúvida em relação aos quadros 4 e 5 do formulário.

O quadro 4 diz respeito ao pagamento e solicita informações como o número do cheque. Já o quadro 5 é referente aos dados para restituição.

Eu moro fora do Brasil e pretendo preencher o formulário primeiro e, em seguida, levá-lo ao Consulado para autenticação. Somente após a autenticação pretendo efetuar o pagamento da taxa. Pelo que entendi, depois do pagamento receberei por e-mail o comprovante e, possivelmente, uma nova versão do formulário.

Nesse caso, minha dúvida é: devo deixar os campos do quadro 4 em branco e apenas anexar aos documentos o comprovante de pagamento que receberei por e-mail? Ou é necessário preencher essas informações posteriormente de alguma forma?

Tenho também uma segunda dúvida: no quadro 6, existem dois campos para a assinatura do declarante. Sei que a assinatura deve ser feita presencialmente no Consulado, mas devo assinar os dois campos ou apenas um deles?

Muito obrigado pela ajuda!

• @ecoutinho

Se puder ajudar, um amigo recebeu o formulário 1-c por e-mail com os dados de pagamento na parte de cima, só que o campo de assinatura fica em outra folha, mas como houve mudança de formulário ele pegou o novo em branco e editável no site do IRN, teria algum problema ou tem que ser o mesmo do e-mail?:

a) o campo Dados do declarante, deixa em branco quando o pedido é formulado pelo próprio requerente (maior de idade)?

b) no quadro 2 - Declarações, pode apenas assinalar o genitor português (mãe ou pai), marcar sim que pretende manter a composição originária do nome e deixar o restante do quadro 2 em branco se enviar cópia da certidão de nascimento do ascendente português ou tem que preencher os dados da certidão de nascimento?

c) no quadro 4 pagamento, pode deixar em branco e imprimir o e-mail que recebeu do pagamento e colocar uma cópia no processo que vai enviar?

d) Quadro 5 - Dados para restituição, pode deixar todo em branco?

e) Quadro 6 - Assinatura - O próprio requerente assina apenas no primeiro campo de "assinatura do declarante" ou nos dois?

• editado July 8

@gabrieltojeiro

O mais recomendado é preencher o formulário que vai chegar por e-mail depois do pagamento por cartão de crédito. Nele, vão constar todas as informações de pagamento no cabeçalho.

Dados de pagamento são para caso escreva um cheque. Se vai pagar com cartão de crédito, não preencha esse campo.

Dados de restituição só servem para caso pretenda desistir do pedido a alguma altura, e só para dados bancários de bancos de Portugal. Do contrário, deixe em branco.

Se vai preencher, assinar (e autenticar a assinatura) antes do pagamento, então apenas anexe o comprovativo de pagamento que vai chegar por e-mail quando pagar com o cartão de crédito. Também pode recortar o cabeçalho do formulário que vai chegar por e-mail e juntar ao formulário “virgem” com um clipe de papel.

No quadro de assinaturas, assine apenas uma vez.

• editado July 8

@gustavoalmeida_

Para o amigo:

Assegure-se de que está usando o formulário de maiores de idade.

Use o novo formulário e junte o comprovativo de pagamento que recebeu por e-mail quando efetuou o pagamento por cartão de crédito.

a) Se o requerente é quem está pedindo a própria nacionalidade, preencha só o campo 1.

b) assinalar o genitor português (mãe ou pai): sim; marcar sim que pretende manter a composição originária do nome: sim; e deixar o restante do quadro 2 em branco se enviar cópia da certidão de nascimento do ascendente português ou tem que preencher os dados da certidão de nascimento?: deixar em branco se juntar a certidão.

c) Sim.

d) Sim.

e) Só o primeiro campo.

• @carlasimone

Muito obrigado Carla.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.