Cidadania portuguesa filho menor 1 ano com certidão de nascimento Americana
Boa Tarde,
Preciso que alguem que souber me auxilie no meu caso.
Vejamos, moro no Brasil e eu e meus filhos temos cidadania Portuguesa, meu filho foi a cerca de 2 anos morar nos Estados Unidos com sua namorada, a cerca de 02 (dois) meses o filho deles nasceu lá, isto é, é cidadão americano.
O caso é o seguinte, meu filho quer fazer a cidadania Portuguesa do filho dele americano, mais fazer aqui pelo Brasil, liguei para o consulado portugues aqui no Rio de Janeiro, falaram um monte de merd... e dificuldades, eu tb sou advogado aqui no Brasil e meu filho ia fazer uma procuração e/ou autorização para dar entrada no Processo.
Minha dúvida é o seguinte:
1) Posso dar entrada na cidadania portuguesa do meu neto americano expedindo o formulário e mandando direto para Portugal?
2) Se sim, quais os documentos que tenho que mandar, para onde e de que forma (tradução juramentada, apostilada aqui no Brasil)?
3) Se não for realmente possivel para mim fazer, qual o procedimento correto que eles deverão fazer?
4) Estava olhando no site que pode ser feita on line até mesmo no ESTADOS UNIDOS, isso procede?
5) Se sim, como fazer?
Agradeço qualquer tipo de informação e ajuda.
Att. Alexandre Cairrão
Comentários
@Alexandre Cairrão
1) Posso dar entrada na cidadania portuguesa do meu neto americano expedindo o formulário e mandando direto para Portugal?
Poder até pode, mas não acho que valha a pena pois o pai e a mãe da criança precisarão assinar uma procuração específica te dando poderes para isso e ela precisará ser assinada presencialmente por ambos no consulado português que atende a área em que eles vivem. É mais fácil eles fazerem direto por lá.
Se a criança tiver menos de 1 ano de idade a melhor opção é fazer online. Para isso ambos os pais (mesmo que a namorada não seja portuguesa) precisam ter uma CMD (chave móvel digital) para acessarem o sistema eletronicamente e assinar o pedido de registro.