Devo pedir a retificação na certidão da minha avó?
Olá, pessoal! Tudo bem?
Estou organizando a documentação da minha família para o processo de nacionalidade portuguesa por descendência e surgiu uma dúvida sobre a certidão da minha avó.
Na certidão dela consta apenas o primeiro nome, sem sobrenome, algo que aparentemente era comum na época. Porém, nos demais documentos da linha familiar ela já aparece com nome completo/sobrenome.
Gostaria de saber se, na experiência de vocês, a conservatória costuma aceitar esse tipo de divergência histórica ou se seria recomendável fazer uma retificação da certidão antes de dar entrada no processo.
O restante das informações (nomes dos pais, datas, local etc.) está coerente com os demais documentos.
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@clara_hauy Isso é perfeitamente normal . Vc estando certa de que os documentos dos descendentes estão coerentes com esse registro português não há nada para ser retificado.
@nairolasai Muito obrigada!! Você acha então que mesmo que o sobrenome dela não apareça na certidão, nao tem problema?
@clara_hauy
Gostaria de saber se, na experiência de vocês, a conservatória costuma aceitar esse tipo de divergência histórica ou se seria recomendável fazer uma retificação da certidão antes de dar entrada no processo.Não é uma divergencia nem um erro, é apenas a forma que se fazia na época. Não faz sentido retificar.
Vou usar um exemplo absurdo apenas para mostrar como não faz sentido mexer nisso: Tentar “corrigir” essa “divergencia” seria como eu pegar uma foto minha jovem, onde apareço cabeludo, e tentar mudá-la para tirar o cabelo, afinal hoje em dia sou um senhor careca e isso seria uma divergência a ser corrigida para que a minha foto de 25 anos atrás na faculdade (cabeludo) mostre a pessoa que sou hoje (careca). Vê como é algo sem pé nem cabeça?!
Cada documento é como uma “fotografia” da situação e costumes da época em que foi lavrado. É esperado que haja diferenças na grafia, na forma de se referir às pessoas, no nome das cidades (por exemplo um pessoa que nasceu no Rio em 1959 a certidão diz que nasceu no Distrito Federal, o irmão que nasceu na mesma cidade em 1960 a certidão diz Estado da Guanabara, e na do caçula que nasceu em 1975 diz cidade do Rio de Janeiro. E todos nasceram no mesmo lugar e a certidão dos três está absolutamente correta), podem aparecer termos que hoje cairam em desuso como filho legítimo/natural/ilegítimo etc. Essas coisas não são erros e sim reflexo de outros tempos e não devem ser corrigidas.
Só se retifica (corrige) informação errada.
Você acha então que mesmo que o sobrenome dela não apareça na certidão, nao tem problema?Não há problema. Consigo trazer um exemplo falando por experiência própria. Minha avó, a filha do português, foi registrada no Brasil em 1929 apenas com o pré nome, como era o costume da época. O processo de nacionalidade de neta de minha mãe usou essa certidão de nascimento da filha do português e não houve questionamento algum.
@ecoutinho Muitíssimo obrigada!!!! Me ajudou demais!! Vou dar sequência por aqui então
Também quero dar entrada do meu pedido por descendência por meio de meu pai. Porém no meu registo de nascimento o nome do meio do meu pai tem erro ortográfico, uma letra está errada, ao invès de "i" escreveram "O", e os restantes nomes nomes estão correctos bem como local de nascimento e consta a assinatura dele. Será que devo pedir a correção do meu registo de nascimento antes de dar entrada do meu processo?
@Chin_Jao uma letra trocada pode não ser problema se for diferença de grafia do mesmo nome. Você viu se esse erro está na certidão reprográfica? Pode ter sido só um erro de digitação em uma certidão digitada.