Devo pedir a retificação na certidão da minha avó?
Olá, pessoal! Tudo bem?
Estou organizando a documentação da minha família para o processo de nacionalidade portuguesa por descendência e surgiu uma dúvida sobre a certidão da minha avó.
Na certidão dela consta apenas o primeiro nome, sem sobrenome, algo que aparentemente era comum na época. Porém, nos demais documentos da linha familiar ela já aparece com nome completo/sobrenome.
Gostaria de saber se, na experiência de vocês, a conservatória costuma aceitar esse tipo de divergência histórica ou se seria recomendável fazer uma retificação da certidão antes de dar entrada no processo.
O restante das informações (nomes dos pais, datas, local etc.) está coerente com os demais documentos.
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@clara_hauy Isso é perfeitamente normal . Vc estando certa de que os documentos dos descendentes estão coerentes com esse registro português não há nada para ser retificado.
@nairolasai Muito obrigada!! Você acha então que mesmo que o sobrenome dela não apareça na certidão, nao tem problema?
@clara_hauy
Gostaria de saber se, na experiência de vocês, a conservatória costuma aceitar esse tipo de divergência histórica ou se seria recomendável fazer uma retificação da certidão antes de dar entrada no processo.Não é uma divergencia nem um erro, é apenas a forma que se fazia na época. Não faz sentido retificar.
Vou usar um exemplo absurdo apenas para mostrar como não faz sentido mexer nisso: Tentar “corrigir” essa “divergencia” seria como eu pegar uma foto minha jovem, onde apareço cabeludo, e tentar mudá-la para tirar o cabelo, afinal hoje em dia sou um senhor careca e isso seria uma divergência a ser corrigida para que a minha foto de 25 anos atrás na faculdade (cabeludo) mostre a pessoa que sou hoje (careca). Vê como é algo sem pé nem cabeça?!
Cada documento é como uma “fotografia” da situação e costumes da época em que foi lavrado. É esperado que haja diferenças na grafia, na forma de se referir às pessoas, no nome das cidades (por exemplo um pessoa que nasceu no Rio em 1959 a certidão diz que nasceu no Distrito Federal, o irmão que nasceu na mesma cidade em 1960 a certidão diz Estado da Guanabara, e na do caçula que nasceu em 1975 diz cidade do Rio de Janeiro. E todos nasceram no mesmo lugar e a certidão dos três está absolutamente correta), podem aparecer termos que hoje cairam em desuso como filho legítimo/natural/ilegítimo etc. Essas coisas não são erros e sim reflexo de outros tempos e não devem ser corrigidas.
Só se retifica (corrige) informação errada.
Você acha então que mesmo que o sobrenome dela não apareça na certidão, nao tem problema?Não há problema. Consigo trazer um exemplo falando por experiência própria. Minha avó, a filha do português, foi registrada no Brasil em 1929 apenas com o pré nome, como era o costume da época. O processo de nacionalidade de neta de minha mãe usou essa certidão de nascimento da filha do português e não houve questionamento algum.
@ecoutinho Muitíssimo obrigada!!!! Me ajudou demais!! Vou dar sequência por aqui então