Aposentado ou solicitar nacionalidade pela esposa

Pessoal,

Meu sogro tem planos de morar conosco em Portugal após o falecimento de minha sogra que, infelizmente está muito doente. Minha dúvida: é melhor ele ir como brasileiro aposentado ou solicitar a nacionalidade pela esposa, que é portuguesa?

Ou ainda, faz ambos, solicita a nacionalidade e enquanto aguarda o processo que sei que é super demorado, fica como brasileiro aposentado?

E por fim, como faz para ir como brasileiro aposentado?

Muito grata!

Comentários

• editado June 16

@Jacqueline Thompson

Ou ainda, faz ambos, solicita a nacionalidade e enquanto aguarda o processo que sei que é super demorado, fica como brasileiro aposentado?

Sim! Faça as duas coisas: se ela está muito doente peça a cidadania pelo casamento imediatamente senão ele perde o direito à cidadania se a esposa falecer antes de entrar com o processo. Se ele tiver 75 anos ou mais pode também pedir prioridade pela idade. Eu mandaria o pedido de prioridade na largada, junto aos documentos do processo. E enquanto ele aguarda sair a cidadania pode pedir um visto de residência para estrangeiros reformados (aposentados).

• @ecoutinho

O filho/ filha que mora em Portugal não pode agregá-lo de alguma forma ( estou falando se forem ou não cidadãos ) ?

• @mfernandabarbosa

Não sei se entendi a pergunta. O que seria "agregá-lo"? Ele precisará de um visto de qualquer forma enquanto for estrangeiro.

• editado June 16

@mfernandabarbosa

Não sei se era essa sua dúvida:

Se o filho vive em Portugal e é português ("tem cidadania"), é possível pedir o cartão de residente para familiar de cidadão europeu (igual o que se solicita para cônjuge) se o pai/mãe for comprovadamente dependente financeiro do filho português.

Se o filho vive em Portugal como estrangeiro (com visto/autorização de residência): é possível pedir reagrupamento familiar se o pai for comprovadamente dependente financeiro do filho.

Ambos são tipos de visto de residência da mesma forma, ou seja, são uma permissão temporária de residência. Pode resolver o problema no curto prazo, mas é uma condição "precária". O ideal é providênciar algo definitivo (a cidadania) para ter tranquilidade.

No caso da @Jacqueline Thompson entendo que essas opções não se aplicam pois o sogro tem renda própria como aposentado. O caminho correto é o visto de residência para reformados e o ideal é que ele peça cidadania logo enquanto tem direito, assim pode viver em Portugal sem ter que se preocupar com vistos, AIMA nem nada disso.

• @ecoutinho

Foi isso.mesmo.que pensei... usei agregá-lo pois sabia das 2 possibilidades. Minha filha mora em Munique ( com o Blue Card ) e pode solicitar moradia aos pais mesmo que tenham renda própria. Por isso pensei nesta possibilidade que vc logo esclareceu que em Portugal não é possível.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.