Dúvida sobre envio de documentos para nacionalidade de netos

Olá, pessoal.

Eu e meu irmão vamos dar entrada na nacionalidade portuguesa como netos de portuguesa e surgiu uma dúvida sobre a documentação.

Os processos serão enviados juntos para a mesma conservatória. Nesse caso, é possível enviar ambos os processos em um único envelope e utilizar apenas uma cópia dos documentos comuns da linha familiar, como:

• Certidão de nascimento da avó portuguesa;
  • Certidão de casamento da avó portuguesa (ou transcrição do casamento);
  • Certidão de nascimento do filho da portuguesa (nosso pai);

Ou cada processo precisa conter sua própria cópia completa desses documentos?

Agradeço desde já pela ajuda.

Comentários

• Pode desde que envie um requerimento de apensação dos processos par aproveitamento dos documentos comuns. Dê uma busca no fórum por apensação que tem alguns tópicos sobre isso.

• @SergioM Obrigado pela resposta dei uma pesquisada mas ainda não encontrei muito claramente algum modelo do que e como mandar.

• editado June 6

@filipegouveia

Pode redigir o seu próprio com base no decreto infra, sob qual abrigo pede deferimento. Assinatura a reconhecer em cartório por autenticidade.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22220

• O que eu mandei foi assim:

REQUERIMENTO - APENSAÇÃO DE PROCESSOS   

Ex.mo(a). Senhor(a) Conservador(a), 

Eu, Fulano de Tal, brasileiro, casado, portador da identidade n° XXXXX emitida pelo XXX e Fulana de Tal, brasileira, casada, portadora da identidade n° XXXX emitida pelo XXX, vimos respeitosamente requer a V.Exa. a apensação dos processos de nacionalidade pelo art. 1º, nº 1, al. d) da Lei da Nacionalidade nº 37/81 de 03/10 dos nossos filhos menores abaixo identificados, nos termos do artigo 40A do Decreto Lei n. 26/2022 de 18 de março, de forma a permitir o aproveitamento de atos, diligências e documentos comuns, notadamente o assento de nascimento do avô português, a certidão de nascimento do genitor que é filho do português e os documentos de identificação dos genitores. 

E listei o nome deles com as datas de nascimento.

Economizei mais de mil reais com isso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.