Dúvida sobre envio de documentos para nacionalidade de netos
Olá, pessoal.
Eu e meu irmão vamos dar entrada na nacionalidade portuguesa como netos de portuguesa e surgiu uma dúvida sobre a documentação.
Os processos serão enviados juntos para a mesma conservatória. Nesse caso, é possível enviar ambos os processos em um único envelope e utilizar apenas uma cópia dos documentos comuns da linha familiar, como:
- Certidão de nascimento da avó portuguesa;
- Certidão de casamento da avó portuguesa (ou transcrição do casamento);
- Certidão de nascimento do filho da portuguesa (nosso pai);
Ou cada processo precisa conter sua própria cópia completa desses documentos?
Agradeço desde já pela ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Pode desde que envie um requerimento de apensação dos processos par aproveitamento dos documentos comuns. Dê uma busca no fórum por apensação que tem alguns tópicos sobre isso.
@SergioM Obrigado pela resposta dei uma pesquisada mas ainda não encontrei muito claramente algum modelo do que e como mandar.
@filipegouveia
Pode redigir o seu próprio com base no decreto infra, sob qual abrigo pede deferimento. Assinatura a reconhecer em cartório por autenticidade.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22220
O que eu mandei foi assim:
REQUERIMENTO - APENSAÇÃO DE PROCESSOS
Ex.mo(a). Senhor(a) Conservador(a),
Eu, Fulano de Tal, brasileiro, casado, portador da identidade n° XXXXX emitida pelo XXX e Fulana de Tal, brasileira, casada, portadora da identidade n° XXXX emitida pelo XXX, vimos respeitosamente requer a V.Exa. a apensação dos processos de nacionalidade pelo art. 1º, nº 1, al. d) da Lei da Nacionalidade nº 37/81 de 03/10 dos nossos filhos menores abaixo identificados, nos termos do artigo 40A do Decreto Lei n. 26/2022 de 18 de março, de forma a permitir o aproveitamento de atos, diligências e documentos comuns, notadamente o assento de nascimento do avô português, a certidão de nascimento do genitor que é filho do português e os documentos de identificação dos genitores.
E listei o nome deles com as datas de nascimento.
Economizei mais de mil reais com isso.