Avô falecido - português
Meu avô é Português falecido, meu pai é vivo mas não tem interesse na nacionalidade portuguesa, posso reconhecer a nacionalidade portuguesa direto para mim? Fazendo o processo de neto de Português.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Pode. Fazendo direto como neta deve levar mais de 5 anos e tem uns critérios extras que ainda não estão devidamente esclarecidos, como uma possível prova de conhecimentos sobre Portugal.
Se fizer a do seu pai como filho antes, você faria a sua como filha também e seria portuguesa em menos de 3 anos (menos de 1 ano e meio cada processo).
Mas ambos os processos são cidadania originária, ou seja o resultado final seria o mesmo pra você.
@BeatrizMoreira11
Eu no seu lugar teria uma conversa com seu pai. Ele pode não ter interesse algum em ser português, mas se “tirar a cidadania” nada muda na vida dele (ele pode simplesmente esquecer que tem um assento de nascimento em Pt), mas vai facilitar imensamente a vida da filha. Seu processo será pelo menos 2 anos mais rápido e precisará de muito menos documentos e complicações que um de neto.