Busca de certidão portuguesa - Antonio Moreira
Pessoal,
Não encontro a certidão de nascimento do ANTONIO MOREIRA, (GKPD-81J- código do Family Search), ele foi casado com a ERNESTINA DO ESPIRITO SANTO (GKPD-HRJ). A família tem desconfiança que ele é português, ou os pais, porém não encontro o nome dos pais dele, não sei quem foram, tem a certidão anexada no Family Search, de uma das filhas dele, que diz que ele é do estado do Rio de Janeiro, porém a neta dele que está viva diz que ele dizia que era de Portugal, queria ter certeza se houve ou não um equívoco na certidão de óbito anexada no Family Search. Alguém consegue me ajudar? É da família do meu marido, estamos tentando ver se ele tem algum direito para tirar cidadania ou não. Já tentei em outros sites de arquivos do governo do Brasil e Portugal, mas não encontro nada.
Comentários
@Gabrielatt Sem saber o nome dos pais fica bem difícil encontrar o assento dele. O nome completo dele era Manoel José Moreira .
Os nomes dos pais deve constar em algum dos registros de nascimento dos filhos do casal Manoel e Ernestina. Vc teria alguma certidão de nascimento de filhos deles?
@Nairolasai
(Manoel José moreira?), de onde você achou esse nome?
O que achei de nome diferente, é que esse (Antonio Moreira), o possível português, assinava nos documentos dos filhos como (Antonio Jose Moreira). E o filho dele também fazia a mesma coisa, está no Family search como (Joaquim Jose Moreira), porém ele assinava como (Joaquim Moreira) apenas as vezes, então estamos agora procurando e buscando pelo (Antonio Jose Moreira).
Estamos tentando achar a certidão de nascimento de algum dos filhos, para que apareça o nome dos avós paternos, ai teriamos os nomes dos Pais do possível português (Antonio Jose Moreira), mas está dificil, ninguem da familia tem documento nenhum, e estamos pagando e vendo com os cartórios da cidade para ver se encontram... :(
Temos a informação também que possivelmente o filho do Antonio Jose Moreira, que é o Joaquim Jose Moreira, nasceu em Cantagalo, Duas Barras (região serrana do rio de janeiro).
O que sabemos de fato é que ele (Antonio Jose Moreira) casou com a Ernestina do Espirito Santo, estamos tentando encontrar a certidão de casamento deles, para ver se achamos o nome dos pais deles, mas não achamos nada ainda... :(
@Gabrielatt Desculpe, é Antônio José Moreira, misturei com outro caso que estou vendo hj.
A imigração portuguesa para esta região (Cantagalo, Duas Barras , Bom Jardim, Cordeiro) veio da Ilha da Madeira no final do século XIX, inclusive meus ascendentes. Se ele for realmente português, e como esta região é mencionada em diversos documentos dos filhos, existe a chance de que tenha vindo de lá.
@Nairolasai
Ahh sim, entendi! Que interessante, eu não sabia que muitas pessoas dessa região vieram da Ilha da Madeira.
Você sabe se existe algum outro meio de pesquisa aqui no Brasil para localizar a certidão de nascimento do Joaquim José Moreira? Estou tentando encontrá-la porque preciso confirmar os nomes dos avós dele.
Pergunto porque, uma vez, me indicaram aqui no forum o site de pesquisa do Marco Polo, voltado para registros da região serrana do Rio de Janeiro. Queria saber se existem outros sites de genealogia brasileira, especialmente com acervos do estado do Rio de Janeiro, que possam ajudar nessa busca. (Já fiz o pagamento e busca no site normal do governo -> https://www.registrocivil.org.br/), e buscas no cartório do Cantagalo).
@Gabrielatt
Solicite o prontuário de estrangeiro do presumido português aqui:
https://consulta.an.gov.br/orientacaoDesembarque/3
Os estrangeiros com menos de 60 anos tinham de se registrar na chefatura de polícia para emitir documentos de identificação a partir de 1938. Pode ser que conste algo lá.
@carlasimone
Poxa, obrigada, mas infelizmente eu não possuo mais informação desse presumido português, além do nome do próprio, e nome da esposa, só essas informações são muito vagas. Por isso eu estou tentando achar cansamente essa certidão de nascimento brasileira do filho dele, do Joaquim Jose Moreira, para ver se acho os nomes dos avós (pais do presumido português).
Nesse site do prontuário pede mais informações do estrangeiro, e eu não tenho :(
Acabei de achar esse registro abaixo, possivelmente acho que é o registro do casamento do presumido português (Antonio Jose Moreira) com a sua esposa, Ernestina do Espirito Santo.
O “cartório” aqui provavelmente não é um cartório civil moderno, mas sim o livro de casamentos da paróquia (igreja) de Trajano de Moraes, porque nessa época muitos registros ainda eram feitos pela Igreja, embora o registro civil já existisse no Brasil desde 1889.
@CarlosASP
Olá, Carlos! Tudo bem?
Você já me ajudou algumas vezes no fórum, e lembrei de você porque vi em alguns tópicos antigos que você auxiliou pessoas a localizar registros justamente da região de Trajano de Moraes. (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23782/ajuda-para-localizar-documentos-em-trajano-de-moraes-rj)
Não tenho certeza se são realmente essas pessoas, mas estou desconfiada de que sejam, porque encontrei um possível casamento de Antônio José Moreira com Ernestina (Maria) do Espírito Santo, na região serrana (26/05/1894, Livro 3, pág. 198v). O que me chamou atenção é que o filho deles, Joaquim José Moreira (Brasileiro), possui registros em Cantagalo-Duas Barras, que é relativamente perto de Trajano. (http://www.marcopolo.pro.br/genealogia/rj/indcastraj2_a.pdf)
Estou começando a suspeitar que esse Antônio desse registro de casamento abaixo possa ser o suposto português da família. Minha esperança é que, encontrando a certidão/registro de casamento, eu consiga descobrir os nomes dos pais dele e finalmente confirmar se ele era português mesmo.
Mas ainda tem outra missão quase impossível: encontrar a bendita certidão de nascimento do filho brasileiro, Joaquim José Moreira, que eu não acho por nada nesse mundoooooooo, estou quase desistindo. E ela vai ser importante até para comprovar a ligação familiar no processo de pedido de cidadania com Portugal. E eu não sei mais o que faço para procurar essa certidão, estou a anos procurando, é triste as vezes... eu fico horas aqui tentando procurar, e não encontro muita coisa.. :(
Você saberia me orientar se tem algum outro melhor caminho para procurar? Desculpa lhe incomodar. (Já mandei email para a paroquia da cidade, e para esse Darli que colocou os dados no Marco Polo, além do cartório da cidade).
@Gabrielatt
Eu seguiria a pista de Trajano de Moraes. Tanto para o casamento religioso (para ver os nomes dos pais etc) e inclusive porque parece que lá foram batizados vários filhos do casal que constam na árvore no FS, como o Joaquim, Elias, Maria etc. Olhe a página 102 do PDF:
http://www.marcopolo.pro.br/genealogia1/paginas/indBatTrajA.pdf
O pai aparece como Antonio Jose Moreira Junior.
Como explicado na minha resposta de 2023 do post que você colocou, esses livros paroquiais parecem estar na Diocese de Nova Friburgo.
Paralelamente, pode ver o que acha no RCPN do município em relação ao casamento e nascimento civil - em datas próximas dos registros religiosos.
Um dos filhos desse casal Antonio e Ernestina, chamado Virgilio, casado com Julia, também batizou filho (também Virgilio) em Trajano. Página 12 do PDF:
http://www.marcopolo.pro.br/genealogia/rj/indbattrajv.pdf