Ajuda para localizar documentos em Trajano de Moraes/RJ

Boa tarde pessoal!

Estou precisando de uma ajuda pois meu pai descobriu ser neto de português e que os avós viveram na cidade de Trajano de Moraes no estado do Rio de Janeiro.

Entretanto, ele não possui maiores informações acerca do avô, somente o nome completo e o nome dos filhos, sendo necessário descobrir ainda as datas de nascimento e falecimento.

Gostaria de pedir ajuda para descobrir um contato que realize pesquisa documental na cidade de Trajano de Moraes/RJ visto que não temos como ir até lá.

Muito obrigado pessoal!!

Comentários

  • editado June 2023

    @DSMachado

    Coloque aqui o nome do seu bisavô e da sua bisavó, assim como os documentos de que você dispõe.

    Coloque também o nome do nome do seu avô e da sua avó paternos (ou seja, o filho ou filha do seu bisavô português). Se você tiver a data e local de nascimento e falecimento deles, também poderá ajudar a encontrar alguma coisa.

    A ideia aqui do fórum não é recomendar serviços de ninguém, mas sim que cada um ajude o outro.

    Quanto mais informações você colocar aqui, mas fácil fica para os outros te ajudarem.

    Aproveitando, uma boa sugestão é você criar uma árvore familiar no site FamilySearch.


    Em todo caso, seguem aqui os contatos do Cartório de Trajano de Moraes. Você pode entrar em contato e perguntar quanto cobram para fazer uma pesquisa. Se os seus bisavós se casaram e se eles também faleceram em Trajano de Moraes, é bastante provável que eles tenham os registros de casamento e de óbito de ambos.

  • Muito obrigado!!

    Vou colocar aqui o nome deles: José da Rocha Machado e Adalgisa Sereno Machado (bisavós).

    Avós: José da Rocha Machado e Jorgelina de Mello Machado.

    No que diz respeito às datas somente tenho as datas de nascimento e falecimento do meu avô que foram 24/10/1913 e 18/06/1967 respectivamente não dispondo de informações sobre meu bisavô somente sei que residiu e faleceu em Trajano de Moraes e que era português filho de Victorino Antonio da Rocha e Maria Accacia Machado.

    Agradeço se alguém possuir alguma informação.

  • @DSMachado

    No BR, tem o site do "marcopolo" com muita informação sobre a região. Ali achei no índice os batismos de seu avô José e das irmãs Isabel e Dolores. Ver página 130 do PDF; está alfabetizado pelo nome do pai:

    http://www.marcopolo.pro.br/genealogia/rj/indbattrajj.pdf

    Pode tentar olhar esse livro de batismo e ver o que mais tem no registro. E tentar ver se tem o livro de casamentos também para ver se aparece o casamento de Jose e Adalgisa. Muitas vezes os casamentos religiosos indicam a paróquia de origem dos noivos, mas nem sempre,

    http://marcopolo.pro.br/genealogia1/paginas/sfpaula_serrj.shtml

    Trajano de Moraes faz parte da diocese de Nova Friburgo. Perguntaria lá onde os livros da igreja de São Francisco de Paula estão guardados e como acessar:

    https://www.diocesenf.org.br/contato

    Já em PT, tem uma Maria Acacia Machado que teve uns filhos "naturais" (quando não consta o nome do pai), inclusive um José em 1880. Ver tif 182:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=819842

    Pela idade esse poderia ser o "seu" José (já que ele teve a Dolores em 1910), mas só com essas informações não tem como saber. É para guardar essa informação caso surjam mais dados para confirmar ou descartar.

  • Muito obrigado Carlos!!! Excelentes informações!! Descobri recentemente que meu bisavô veio para o Brasil atrás do pai chamado Victorino e que meu bisavô faleceu em 24/12/1926.

  • editado April 11

    .

  • Bom dia!!

    Desculpa a demora em responder te responder @CarlosASP !! Suas informações foram muito importantes para termos um norte nas buscas acerca das informações de meu bisavô!!

    Muito obrigado também @eduardo_augusto !!

    Também estou à disposição caso possa colaborar de alguma forma com a comunidade!

    Grande abraço a todos!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.