Formulário 2LN
Oi, gente! Estou preenchendo o formulário 1C para aquisição de nacionalidade portuguesa do meu filho e surgiram algumas dúvidas.
Na parte “Dados do declarante”, eu preenchi com o meu nome, minha morada, país e telefone. Porém, aparece também um campo “outro nome do declarante”.
Nesse campo, devo colocar o nome do pai do meu filho ou devo deixar em branco? A nacionalidade portuguesa sou eu quem está a pedir para ele.
Agradeço muito se alguém puder me ajudar!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Joyce_angel
Sim, precisa dos dados do pai como segundo declarante, ele também precisa assinar o formulário presencialmente no cartório (ou consulado ou conservatória) e é preciso enviar também uma cópia autenticada e apostilada do documento de identidade dele.
Pela lei portuguesa, nenhum dos pais pode sozinho representar o filho, é preciso a participação dos dois. É como se vcs fossem sócios de uma empresa, com participação igual: para algo ter validade ambos precisam assinar.
Não faz diferença se apenas um deles é o português de onde o filho vai “puxar” a nacionalidade, o pai estrangeiro precisa também concordar. Isso vale mesmo que vcs sejam divorciados.
Essa parte de ele assinar no cartório e ter que apostilhar o documento eu tinha entendido . Estamos indo amanhã autenticar as assinaturas e apostilhar os documentos .
so tive dúvida nessa parte mesmo .
procirei algum lugar que ensinasse passo a passo como preencher mas só achei dos formulários antigos.
obrigada por responder :)
Joyce
Surgiu outra dúvida
quais documentos eh obrigatório apostilhar fora o nascimento do menor ? Encontrei informações diferentes .
@Joyce_angel
Constam aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c