Documentos filho menor exigidos hoje ?

Ola bom dia! Sei que houve algumas mudanças nos processos / documentos .

Estou organizando o processo do meu filho de 16 anos .

Estou no caminho certo?

Formulario 1C

certidão dele inteiro teor apostilada

minha certidão portuguesa

o pagamento de 200 euros

não fui casada com o pai

posso mandar pra Porto , ou deve enviar pra Lisboa ?

falta mais alguma coisa ?

obrigada

Joyce

Comentários

• editado May 25

Se é processo 1C de menor de idade:

-formulário tem que ser assinado por pai e mãe, com assinaturas reconhecidas por autenticidade

-certidão dele tem que ser em inteiro teor por cópia reprográfica

-não tem taxa

-com 16 anos tem que mandar cópia autenticada e apostilada de RG ou passaporte dos 3: do menor, do pai e da mãe

-mande para o Porto.

Dê uma olhada no guia do fórum que tem tudo lá:

Atribuição - Filhos Menores Formulário 1C

• Aproveitando o tópico, após as mudanças recentes (05/2026) continua válido o formulários 1C?

• @drhachmann

Não houve alterações nesse artigo, mas o IRN tirou os formulários do ar (creio que para evitar uma enxurrada de novos processos de requerentes tentando evitar entrarem na nova lei). Penso que seja melhor esperar até o IRN os reestabelecer.

Se já pagou, aguarde o novo impresso no site (Modelo 1C) do IRN e envie o comprovativo de pagamento que chegou por e-mail.

• Mas quando imprimir o formulário , lá fala que tenho que pagar uma taxa de 200 euros . Também achava que seria de graça .

A certidão de nascimento dele está em inglês , preciso traduzir ?

obrigada

• @Joyce_angel

Se o processo for pelo artigo 1c e seu filho for menor de 18 anos não há taxa. Tem certeza que o caso dele é pelo artigo 1c e não art 2? Como vc obteve nacionalidade? Era filha ou neta de português?

• Atribuicao . Meu avô nasceu em Portugal . Meu tirou a cidadania dele , e depois eu .

• Se és portuguesa por atribuição, é 1C mesmo e não tem taxa. Tem certeza que está com o formulário correto?

• Ele diz 1c mas vou ver se eh o certo .

posso mandar pra porto , ou tmw que ser Lisboa ?

• Acabei de checar e diz que preciso mandar cópia autenticada e apostilhada dos passaporte dos progenitores. Isso ainda eh preciso ? Ou pode ser só a cópia authenticada ?

• Autenticada e apostilada dos 3: pai, mãe e do menor com mais de 14 anos.

• Dos passaportes, certo ?

• editado May 25

@Joyce_angel

Cópia autenticada e apostilada dos passaportes brasileiros emitidos há menos de dez anos e válidos contendo filiação ou do RG/CIN emitido(a) há menos de dez anos ou cópia destes feita em consulado português (dispensa apostila). Ou, no caso de progenitor português, cópia autenticada apostilada do passaporte português válido ou do CC válido ou cópia destes feita em consulado português (dispensa apostila).

Siga o guia: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.