Certidão de nascimento ou certidão de batismo

Boa tarde! Sou nova por aqui e gostaria de uma ajuda. Já tentei contratar alguém, fazer sozinha e não consigo êxito. Tenho muitos documentos de meu avô português, não tenho a certidão de nascimento ou certidão de batismo. Para conseguir a cidadania, só serve a certidão de nascimento. Me falaram que nascimentos de 1892 não tem certidão de nascimento e sim batismo. Também nessa época, era comum escrever apenas a região. Não sei a freguesia e nem o concelho. Só sei que ele é da Região de Minho. Alguém me ajuda, onde procurar essa certidão de nascimento ou certidão de batismo? Agradeço muito. O cartório que ele casou, acabou e os documentos não existem mais.

Sou neta de português. Meu pai é brasileiro e falecido. Meu avô paterno chama Manoel Joaquim Fernandes nasceu em 11 de setembro de 1892, em Minho, Portugal, filho de Manoel João Fernandes e Maria de Jesus Fernandes. Ele casou-se com Malvina Maria de Souza em 17 de fevereiro de 1914, em Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. Ele faleceu em 29 de dezembro de 1950, em Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Comentários

• @PatyEsses

Quais os documentos onde aparecem exatamente cada uma dessas informações?

data de nascimento

local de nascimento (Minho)

Se Minho realmente estiver correto (óbitos tem muitas informações erradas), a antiga região do Minho corresponde aos atuais distritos de Braga e Viana do Castelo. Os registros paroquiais são organizados por distrito, concelho (cada distrito tem vários) e freguesia (cada concelho tem várias):

https://geneall.net/pt/mapa/-1/minho/

Você está correta, antes de 1911 são registros de batismo em PT.

Por fontes da família ou outras, tem nomes de irmãos de seu avô? Muitas vezes se acha o local de origem de alguém através de documentos de outros familiares.

Os nomes são comuns; podem ter homônimos. Por exemplo, tem um casal Manoel João Fernandes e Maria de Jesus na ilha da Madeira.

Apesar de o estado do Rio de Janeiro ter, durante um tempo, permitido que os cartórios descartassem (sem antes microfilmar) as habilitações de casamento, eu tentaria ver se o cartório onde ele casou em 1914 é uma exceção e ela ainda existe. Habilitação é o processo onde os noivos apresentam documentos para poder casar.

Tentaria ver também se houve um casamento religioso na mesma época e lugar. Muitas vezes, esses casamentos indicam a paróquia de batismo dos noivos.

• editado May 24

@PatyEsses Realmente, como comentou o @CarlosASP tb não encontrei fonte confiável do nascimento no Minho. No registro de casamento de 1914, em Vassouras, só consta que o Manoel João era português.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D4G3-NMW?cat=koha%3A563697&view=explore&lang=pt&groupId=M983-CNG

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.