Cidadania de pai para filha - documentos necessários?
Boa tarde a todos,
Meu pai já conseguiu a cidadania dele fazendo todo o processo pelo Consulado Português no Rio de Janeiro. Inclusive ele já possui o passaporte português.
Já me falaram que o processo de pai para filhos é mais "fácil" e menos demorado, mas quando vou buscar na internet sobre a documentação vejo que não é tão fácil quanto falam, muitas vezes tem pessoas discordando da documentação e como eu não tenho muita noção acabo não dando andamento. Em uma dessas minhas buscas, apareceu esse forúm e resolvi tentar por aqui.
Quais são os documentos necessários para conseguir a cidadania portuguesa através do meu pai?? Uma vez que eu reúna todos os documentos, qual o próximo passo? Gostaria que fazer o "passo a passo" que resulte num processo menos demorado.
Agradeço a atenção!!
Comentários
@MoniqueSantos
Siga o guia abaixo. Ali tem os documentos necessários e o local recomendado para envio dos documentos. Não dê entrada via consulado.
Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C
@ecoutinho boa noite!!
Por curiosidade, por quê não dar entrada pelo consulado ? Desculpa a ignorância.
@MoniqueSantos
A única situação em que vale a pena ir pelo consulado é o registro de filhos recém nascidos (até 1 ano após o nascimento. Tirando isso, a lista de motivos para evitar o consulado para pedido de nacionalidade é grande, vou listar os mais graves
Como disse, posso ficar escrevendo mais uma dúzia de motivos, mas te sugiro o seguinte: faça uma busca aqui no fórum por consulados e verifique o tópico de acompanhamento de processos que entraram por lá.
Te desafio a encontrar uma única pessoa que deu entrada num processo de cidadania por lá e não esteja arrependida e frustrada. Te digo sem medo de errar: é 100% de certeza de arrependimento.
@ecoutinho boa tarde e muito obrigada pelo esclarecimento sobre não fazer via consulado!
Nesse link que você mandou, diz "Certidão de nascimento do ascendente português". No caso meu pai tem a cidadania, mas a certidão de nascimento dele é do Brasil, seria essa certidão mesmo ou ele teria que emitir uma nova "portuguesa"?
Conseguiria me informar o que seria "informar os dados no quadro 2 do formulário 1C"?? Que quadro seria esse?
Desde já agradeço pela atenção!!!
@Monique Santos
Ao terminar o processo de cidadania PT de seu pai, aos olhos de PT ele é cidadão PT. A certidão de nascimento BR dele não interessa mais para PT.
Seu pai deve ter recebido um "assento de nascimento" PT ao fim do processo dele. É uma cópia simples (xerox simples mesmo) disso que tem que mandar no seu pedido.
Caso ele tenha perdido isso, você mesma pode emitir uma nova, ao custo de 10 euros, seguindo o guia abaixo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Leia com atenção o guia, especialmente a parte que fala "Caso tenha nascido no Brasil escolha Brasil..."
Ao mandar a cópia do assento de nascimento PT de seu pai, não precisa lidar com a coisa do "Quadro 2". Deixe em branco. Acho que isso é mais simples para a maioria das pessoas.
@CarlosASP
Muitíssimo obrigada pela sua ajuda!
Meu pai achou o "assento de nascimento", agora vou atrás dos documentos que precisam ser autenticados.
Mais uma vez, muito obrigada pela ajuda.
@CarlosASP e @ecoutinho agradeço muitíssimo pela ajuda.
Meu pai achou o "assento de nascimento" dele.
Tenho uma dúvida que não diz na listagem de documentos para enviar para Portugal.
Hoje, fui ao cartório que fui registrada para solicitar a minha certidão de inteiro teor por cópia reprográfica e a atendente me questionou se precisaria de reconhecimento de firma, pois depois que fosse feito apostila de Haia não seria mais possível fazer o reconhecimento por firma.
Vocês sabem me informar se precisa de reconhecimento de firma ?
Desde já, agradeço a ajuda!
@MoniqueSantos
Hoje, fui ao cartório que fui registrada para solicitar a minha certidão de inteiro teor por cópia reprográfica e a atendente me questionou se precisaria de reconhecimento de firma
Estou entendendo que vc está falando do reconhecimento da firma do funcionário que assina a certidão (sinal público). Em teoria não é necessário, mas todo mundo faz e custa uns + ou - R$10, o que na prática não é nada. Eu faria (e fiz), mas na prática nunca ouvi falar de nenhum caso em que houve exigência pela falta disso.
Ola eu dei entrada no ACP Porto para meu pai filho de português, recebi Ja o processo para acompanhar. Porém vi alguns fóruns que posso mandar o meu processo como filho tb mesmo sem o assento do meu pai, só citando o processo dele e assim quando meu processo entrar en análise o assento dele já estará pronto e quando cair a exigência só mandar. Alguém já fez assim? Sabe se funciona?
@Rodribiano já foi tempo que isso podia ser feito. Atualmente, se tiver faltando algum documento básico, como o assento do português, o processo já cai em exigência na submissão e te dão 30 dias úteis para enviar o que falta.