Verificação nacionalidade
Olá!
Consegui achar a árvore genealógica de minha avó paterna (falecida) e confirmar que ela nasceu em Porto. Meu pai tambpem é falecido e por isso não tenho mais informações. Minha avó veio para o Brasil ccom 9 ou 10 anos. Li em algum lugar que isso pode fazer com que ela perca a cidadania. Gostaria de saber como confirmar se ela ainda é mantida cidadã Portuguesa. O nome dela é Arminda pereira da Costa. Aqui no Brasil ela se casou e passou a chamar-se Arminda Pereira da Costa Bastos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@EugenioBastos86
Minha avó veio para o Brasil ccom 9 ou 10 anos. Li em algum lugar que isso pode fazer com que ela perca a cidadania.Muito improvável, mas basta vc conferir o assento de nascimento dela. Era muito raro realmente acontecer. Se tiver ocorrido a perda da nacionalidade ela obrigatóriamente estará averbada no assento. Se não houve averbamento não houve a perda da nacionalidade, mesmo que a lei da época previsse.
Gostaria de saber como confirmar se ela ainda é mantida cidadã Portuguesa.Peça o assento de nascimento dela (caso ela tenha nascido após 1911) ou a certidão de batismo portuguesa (caso tenha nascido antes de 1911). Se não houver anotação informando que ela perdeu a nacionalidade, então ela continuou portuguesa até morrer. Além disso vc precisará desse documento para dar entrada no seu pedido de nacionalidade.
Caso ela tenha nascido após 1911 use esse guia:
Como solicitar certidões pelo civilonline
Se antes de 1911, precisará pedir o batismo no arquivo distrital:
Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911)
@EugenioBastos86 Vc não deu muitas informações sobre ela, de modo que ficam as dúvidas levantadas acima pelo colega @ecoutinho
Caso a árvore familiar seja esta abaixo, vc pode tentar obter informações sobre o local de nascimento dela (Freguesia e Concelho) para solicitar a certidão de nascimento portuguesa pelo civil online, já que teria nascido em 1922. Isso pode ser tentado através das informações constantes da certidão de casamento que mostra que foram apresentados diversos documentos para a habilitação do matrimônio. Peça ao cartório de Nilópolis para verificar se esses documentos da habilitação ainda estão arquivados lá.
Possível árvore: https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GWZL-J8C
Certidão de casamento: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D4LS-CP5?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJ1-YY81&action=view&cc=1582573&lang=pt&groupId=M98X-JDJ