Bisavô português

Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

Comentários

• Boa tarde pessoal. Hoje é meu 1 dia no forum, uma amiga minha me indicou pois eu estava querendo tirar minha cidadania portuguesa sozinho, e nao sei por onde começar.

A situação é, meu bisavô é portugues, eu tenho a certidão de nascimento do meu bisavô (falecido) o assento de nascimento.

Meu avô (filho dele), meu pai somos todos vivos. Então a ideia seria tirar cidadania de filho 1C maior pro meu avô, e ela me disse que existe uma forma de processo apensado, não sei muito bem como funciona, mas pelo que eu entendi eu enviaria todos os nossos documentos juntos, e conseguiria tirar como familia (processos 1c maior em cadeia). Só que a situação é, eu to bem perdido, tenho todas as certidoes em inteiro teor reprografica com apostilamento de haia, sei que precisa apostilar identidade e pegar antecedente criminal, mas eu nao sei o passo a passo de enviar, o que eu preciso fazer. Sei que tem um formulario pra preencher, mas enfim, tenho medo de fazer algo errado. Alguem consegue me dizer se é muita dor de cabeça fazer sozinho? Pois estou achando um absurdo os preços cobrados por empresas e advogados, não vou conseguir arcar com eles por agora. Obrigada pela ajuda desde ja pessoal!

• @PauloVitor_02

Processo de filho (1C) é muito simples, só seguir o guia do fórum que não tem erro.

Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C

Apensação de processos em sequência como os seus não é mais aceita desde 2024, tem que fazer um de cada vez.

• Boa tarde pessoal, vocês poderiam me ajudar? Estou tentando procurar a certidão de nascimento do meu avô paterno CARLOS ALBERTO LIMA VIEIRA, 13/10/1952 - Rio de Janeiro.

PAI: Francisco Azevedo Vieira - Porto, Portugal (nascimento: 21/10/1926)

MAE: Francisca de Lima Vieira - Rio de Janeiro (nascimento: 17/06/1928)

Eu ja tentei buscar em Madureira (14 RCPN), E MEIER (10 RCPN), mas sem sucesso. Vi no registrocivil.com, mas também sem sucesso. Alguem poderia me ajudar por favor?

• @PauloVitor_02 Ele se casou em São João de Meriti. Caso ainda não tenha a certidão de casamento, os dados estão abaixo.

Pode ser que na habilitação para o casamento (se ainda existir arquivada) ou numa certidão de inteiro teor do casamento conste o local de nascimento.

Casamento em São João de Meriti:

Livro:00080B

Folha:127

Termo:22812

Distrito:2

Municipio:SÃO JOÃO DE MERITI

Matricula:09266801552012200080127002281224

• @Nairolasai obrigado meu amigo! Eu tenho a fisica original de casamento sim, mas talvez entao pedindo a certidao de inteiro teor reprografica de casamento apareca aonde ele nasceu? Alguma anotacao no livro?

• @PauloVitor_02 o melhor é pedir o desarquivamento dos documentos de habilitação do casamento.

• @Nairolasai entendi. Mas sera que eles guardam esses documentos mesmo? Porque minha amiga teve que fazer a mesma procura (habilitação de casamento) no cartorio da Ilha do Governador e eles falaram pra ela que eles queimavam todos os documentos de habilitacao depois de 5 anos. Ai eu achava que essa coisa de habilitação era so se voce procurasse ate 5 anos depois de ter deixado no cartorio

• @PauloVitor_02 Essa queima aconteceu mesmo, mas não custa tentar em São João de Meriti. Não havendo peça a certidão de inteiro teor.

• @Nairolasai beleza obrigado! Entao vou tentar ligar pro cartorio e perguntar se eles tem guardado, se nao tiver, com certeza tem na inteiro teor com copia reprografica dizendo onde fica?

• editado May 17

@PauloVitor_02 Não há essa certeza.

Outro bom caminho seria pedir uma busca do registro de nascimento dele em 1952 no cartório de Cartório de Duque de Caxias (1º distrito), que era o lugar que os pais se casaram e residiam em 1948.

• @Nairolasai deixa eu só te perguntar, você achou essa certidao que diz que os pais casaram em duque de caxias? Pois eu vou procurar la mesmo, pedi a um genealogista que trabalha na curia e nem ele achou. Para adicionar no campo de observações do pedido de busca, seria importante eu ter os dados do casamento dos pais. Aonde voce coneguiu achar? Se importa de me enviar por favor?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.