Viabilidade do caso
Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Olá a todos,
Gostaria de pedir o vosso conselho sobre a viabilidade de um processo de nacionalidade para a minha avó (neta de portuguesa), para que depois eu possa pedir a minha. Tenho encontrado algumas dificuldades com documentos brasileiros e divergências.
Dados da Portuguesa (Bisavó da minha avó):
O Caso e as Dificuldades:
Dúvidas específicas:
Agradeço desde já qualquer orientação que possam dar sobre os próximos passos e as hipóteses de sucesso.
Olá a todos,
Gostaria de pedir a ajuda sobre a viabilidade de um processo de nacionalidade para a minha avó (neta de portuguesa), para que depois eu possa pedir a minha. Tenho encontrado algumas dificuldades com documentos brasileiros e divergências.
Eu gostaria de saber se:
Agradeço desde já qualquer orientação que possam dar sobre os próximos passos e as hipóteses de sucesso.
@eliaschaga
@Admin Recomendaria separar num tópico à parte.
@eliaschaga Puxo aqui o seu último comentário, em que fez quase que as mesmas perguntas: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/384552#Comment_384552
@carlasimone muito obrigado pelo feedback, eu procurar um advogado para analisar então!
1.A filha da portuguesa nasceu na cidade de Brotas-SP e na data que ela nasceu já existia cartório na cidade porém o cartório realizou a busca e não achou nada dela ou do esposo dela que também nasceu em Brotas-SP. A portuguesa morava em Brotas porém se casou na cidade de São Carlos- SP em 1902 e quando faleceu em Brotas em 1914 o registro do óbito também foi realizado em São Carlos eu realizei a busca em ambas Brotas e São Carlos da certidão de nascimento da filha da portuguesa porém não acharam tbm.
2.Eu queria saber se seria necessário fazer a retificação do nome dela aqui no Brasil como lá em Portugal ela usava outro sobrenome. Em todos documentos que ela tem no Brasil ela usa o sobrenome da mãe somente não pegou o sobrenome do marido.
3.Entendi então não valeria a pena fazer essa certidão no caso por vou ter que usar os mesmo documentos certo?
4.Desculpa nessa pergunta eu escrevi errado na verdade eu queria dizer transcrição do casamento da portuguesa com o brasileiro. No caso eu só tenho a certidão de batizado e ele nasceu em 1879, você acha que somente a certidão de batismo é suficiente ou é melhor mandar a certidão negativa tbm?
5.Sendo bem honesta baseado nos casos que vocês viram e acompanharam aqui no fórum, no meu caso sem essas certidão de nascimento da filha da portuguesa e do marido dela que são os pais da minha avó vocês acha que valeria a pena a fazer o processo da minha avó ou não? Vocês acha que eles aceitariam somente a certidão de batismo com um certidão negativa de registro?
So para ficar mais claro vou listar os documentos que eu achei para o meu processo:
Certidão de Batismo da Portuguesa em Serpa,Beja/1881: Anna ( não consta sobrenome)
Lista de bordo do vapor Península em 1894: Ela, os pais e um irmão: Anna Joinhas ( consta esse sobrenome no registro de bordo)
Certidão de casamento da portuguesa em São Carlos em 1902: Anna Pires e Pedro Celestino Barbosa
Certidao de Batismo do esposo da portuguesa em São Gonçalo do Amarante-CE em 1789 : Pedro Celestino Barbosa
Certidão de Batismo da filha da portuguesa em Brotas em 1904: Ignez Maria Pires ( avós portugueses consta como padrinhos). Cartório da cidade não localizou a certidão.
Certidão de Batismo do genro da portuguesa em Brotas em 1898: João Cardoso de Andrade.Cartório da cidade não localizou a certidão.
Certidao de casamento da filha da portuguesa em Bariri-SP em 1926: Ignez Maria Pires e João Cardoso de Andrade. ( realizei o desarquivamento do casamento porém consta que a não foi apresentado certidão de nascimento dos noivos)
Certidao de nascimento da neta da portuguesa: Maria Manoelina Cardoso.