Processo de filho

2»

Comentários

• Gostaria de agradecer a todos pela ajuda!

A transcrição de casamento da minha mãe já foi aprovada. Recebi hoje o retorno do Consulado do Rio de Janeiro com o assento.

Apenas para questões de curiosidade; Envie a documentação por Sedex no dia 15/04/26 e chegou no dia 17/04/26. No dia 23/04/26 o consulado entrou em contato comigo por email solicitando o pagamento da taxa, que foi realizado no mesmo momento e enviado o comprovante. E hoje no dia 27/04/26 recebi um email com o assento e informando que já está nos registros de Portugal.

Meu processo de filho também já esta a caminho do Porto.

Mais uma vez muito obrigado!

• @Erich Kossatz Boa tarde tudo bem? Vc deu entrada pela ACP? Muito obrigado.

• Olá @igorsalvochaves

Enviei o meu para o Porto sim. O da minha mãe, como neta foi analisado em Lisboa.

• Bom dia,

estou com algumas dúvidas para iniciar o processo de nacionalidade de minha filha maior de idade e que mora na Alemanha.

Minha nacionalidade saiu em abril e seguindo as instruções do forum transcrevi meu casamento no Consulado do Rj e deu certo ( apenas não enviaram anexada a certidão e ontem enviei um email reclamando ao que me enviou dizendo estar a certidão anexada ).

1 passo = Casamento averbado ok

Documentos :

Copia de meu assento = MINHA DÚVIDA === o assento com nome de solteira ou após a transcrição recebo um assento diferente ?

Certidão de nascimento dela por copia reprográfica , inteiro teor e apostilar.

Cópia do passaporte autenticada e apostilada

Pagar a taxa de 175 euros.

Qual vcs consideram e melhor estratégia em termos de tempo - ( ela está legalmente na Alemanha com o Blue Carte mas o passaporte português para ela facilita não ter que renovar o visto em 2028)

Via Consulado ou ACP ?

Envio pela :

DHL Brasil

DHL Alemanha ( minha filha vem a trabalho domingo e fica até 7 de julho , ou seja , pela DHL lá só seria enviado depois desta data) bem mais barato... porém enviei a de meu marido e não há no site da DHL quem recebeu apenas a data da chegada do envelope em Lisboa ( espera de 5/6anos ... ). Não sei se é um risco...

Se for aqui pelo Consulado eles pedem a assinatura presencial de uma declaração de nascimento que não aparece como documento necessário nos documentos da lista do fórum , além do meu CC ( estou agendada para 15 de maio).

Desculpem-me por tantas perguntas mas a minha fiz com advogado e dessa vez acho que é mais simples e resolvi economizar !

Muito obrigada pela ajuda de vcs !!

Maria Fernanda

• @mfernandabarbosa

Consulado ou ACP? Escolha muito fácil, um pede mais coisas, demora muito mais e não tem como acompanhar, o outro deve levar menos de 1 ano e meio, mais simples e com acompanhamento online. Mande para o ACP, sem a menor dúvida!

• editado May 12

@mfernandabarbosa

Copia de meu assento = MINHA DÚVIDA === o assento com nome de solteira ou após a transcrição recebo um assento diferente ?

Pode mandar esse sem a transcrição mesmo, não se preocupe. Ele só vai ser usado para localizarem o registro no sistema e lá constará o casamento averbado.

Via Consulado ou ACP ?

ACP!!! Se fizer pelo ACP em 14 meses ela será portuguesa, se fizer pelo consulado vai levar 3 anos ou mais. Nunca dê entrada em processo de nacionalidade via consulado. Já te expliquei isso alguns dias atrás nesse post aqui, era sobre o seu pedido pelo casamento, mas a lógica é exatamente a mesma: consulado é o pior lugar possível para se dar entrada com um pedido de nacionalidade.

Aproveite que ela está vindo ao Brasil para ela assinar o formulário presencialmente e reconhecer assinatura por autenticiadade no cartório. Essa geralmente é a parte mais chata de fazer para quem vive fora do Brasil, essa viagem dela vai facilitar a vida.

Documentos :

Certidão de nascimento dela por copia reprográfica , inteiro teor e apostilar.

Cópia do passaporte autenticada e apostilada

Pagar a taxa de 175 euros.

Use o guia de documentos abaixo. Leia-o com atenção. Se seguir o que está lá dá tudo certo.

Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C

• @ecoutinho e @SergioM

Agradeço a vcs pela ajuda na tomada de decisão e acho que direi a ela para abrir firma num cartório em SP já que as vindas ao RJ serão sempte nos finais de semana com os cartórios fechados.

Obrigada !!!

• editado May 12

@mfernandabarbosa

acho que direi a ela para abrir firma num cartório em SP já que as vindas ao RJ serão sempte nos finais de semana com os cartórios fechados.

Abrir firma não serve, além do quê para abrir firma ela precisaria encontrar um cartório aberto de qualquer maneira...

Leia o guia que passei com atenção e siga o que está lá, não invente. Ela precisa assinar o formulário na frente do funcionário do cartório (como o que é feito quando se vende uma casa ou um carro), não é o reconhecimento de firma normal (por semelhança) em que o cartório cruza um documento previamente assinado com o cartão de assinaturas. Ela tem que reconhecer firma por autenticidade (quando o funcionário do cartório vê a pessoa assinar e declara que o documento foi assinado na presença dele).

Veja um reconhecimento por autenticidade no exemplo abaixo, em laranja. No "selo" o cartório declara que a assinatura é autêntica por que viu a pessoa assinar. Isso não é um pequeno detalhe e é diferente de quando ele diz que comparou com um cartão de assinaturas.

Se não for dessa forma o formulário não terá validade legal como declaração em Portugal e será recusado.

O que te recomendo fazer: mandar o formulário preenchido para ela por email. Ela imprime e leva para o cartório preenchido, mas sem colocar data nem assinatura. No cartório ela vai reconhecer firma por autenticidade: Vai colocar a data e vai assinar na frente do funcionário do cartório do RJ ou onde ela estiver.

O link abaixo tem um passo a passo que um colega montou que esclarece as dúvidas mais comuns sobre como imprimir e assinar o formulário. Te recomendo ler ele inteiro e com calma. É mais simples do que parece mas precisa ser feito com atenção e cuidado.

Impressão e assinatura de formulário de solicitação de nacionalidade

• @mfernandabarbosa tem vários cartórios no RJ que abrem aos sábados.

• editado May 12

@mfernandabarbosa

Bem lembrado pelo @SergioM. Em SP também tem vários cartórios que funcionam sábado pela manhã, mas o ponto é que vc não precisa esperar ela estar em SP no final de semana para ir ao cartório... Ela pode fazer em qualquer cartório no Brasil.

• Erich KossatzErich Kossatz Member
    editado May 12

Olá pessoal,

Hoje recebi o comprovativo de entrega dos meus documentos com o número do processo, entretanto ele veio informando o pagamento realizado como 0,00 euros mesmo eu tendo pago. Isso é normal?

E apenas uma informação dada pelo funcionário da DHL. O ideal é sempre enviar apenas os documentos dentro do próprio envelope deles ou dos Correios. se for enviado dentro de uma pasta e depois no envelope deles, é muito provável que ele deva ser aberto pela aduana para fiscalização, demorando mais a entrega. Não sei se isso procede, mas fica a informação.

• @Erich Kossatz

Sim, é normal. Nada com que se preocupar.

• @ecoutinho

Obrigada pelos esclarecimentos, acho que vc tem firma neste cartório que reconheceu sua assinatura ( pelo menos tem numero de livro e página ) e vou isso que pense ela em SP terá que abrir firma pois só tem aqui no RJ.i . Vou pesquisar os cartórios que abrem sábado no RJ, mas acho que será fácil em SP na hora de almoço.

vou ler o passo a passo sim !

Obrigada a vc mais uma vez !

MF

• editado May 12

@mfernandabarbosa

acho que vc tem firma neste cartório que reconheceu sua assinatura ( pelo menos tem numero de livro e página )

A citação de livro e folha é pelo motivo abaixo... Além do formulário ela vai assinar um termo que fica registrado em livro de que ela compareceu no cartório para assinar o documento. Peguei a explicação do site desse cartório, mas a regra é a mesma para todos...

• editado May 12

@ecoutinho

aqui no RJ nós 3 temos firma em um cartório e qqer documento que precisa reconhecer a assinatura simples ou por autenticidade e lá que vamos. Por isso falei que ela terá que fazer essa abertura de firma ( Já consultei e custa por volta de 60 reais ) para reconhecer a assiantura em SP seja simples ou por autenticidade, mas pelo que vc postou não precisa. Quando ela for e fizer volto para dizer como foi e poder ajudar a quem tiver dúvidas.

OBS: Acabei de pesquisar e o cartório precisa que seja feito primeiro a abertura de firma que é a ficha física onde fica o registro de as suas assinaturas.

"O cartório não pode reconhecer firma por autenticidade se você não tiver ficha de assinatura aberta nele.

O processo de reconhecimento funciona justamente comparando a sua assinatura física com o padrão que eles têm guardado no arquivo. No caso da autenticidade, o cartório também precisa registrar no sistema dele que você esteve lá pessoalmente naquela data específica."

Obrigada mais uma vez !

MF

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.