Certidao de avô
Prezados, eu busco pela certidão do meu avô. A informação que eu tenho é de que ele foi batizado na Igreja Paroquial de Santa Maria do Lamoso, em 22 de novembro de 1903. Lamoso/Portugal.
O nome dele era: Joaquim Ferreira Leão e seus pais se chamavam: Manoel Ferreira Leão e Anna de Jesus Martins Cardoso
Alguém poderia me orientar em como eu posso obter essa certidão, por favor?
Obrigada.
Paula Monteiro
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@PaulaMonteiro Segue o batismo dele:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/e93d93ea3c3b45edb1b17f08b9a1668e?isRepresentation=false&selectedFile=61653604&fileType=IMAGE
Freguesia de Lamoso, Concelho de Paços de Ferreira, Porto.
Pode pedir a certidão narrativa por aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911
Sou neta de português, minha mãe foi uma filha fora do casamento, mas foi registrada pelo meu avó, tenho a certidão de nascimento dela. Porém uma empresa que trata do processo de cidadania me informou que, pelo fato de o meu avô não ter sido casado com a minha avó, a certidão de óbito dele, porém não localizo esse documento em lugar algum. Será mesmo que este é um documento imprescindível no processo de cidadania? Alguém que já teve essa experiência pode me orientar, por favor? Obrigada.
@PaulaMonteiro
Se sua mãe foi registrada pelo PT antes de um ano de idade, com o pai PT declarando que ele é pai dela e assinando o livro de registro de nascimento, sua mãe foi perfilhada como filha de um PT (presumindo que os nomes de pais e avós que constam no nascimento de sua mãe batam com o assento de nascimento PT de seu avô).
Nesse caso, não interessa o estado civil de seu avô no momento do nascimento de sua mãe,
Pode seguir o guia abaixo para processos de netos maiores de idade:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Espero que não tenha gasto $ com essa empresa.
@PaulaMonteiro
Algumas perguntas para ter mais contexto e tentar te ajudar a ter uma direção:
Sua mãe é viva? Se sim, o melhor caminho seria ela pedir nacionalidade como filha e depois você. Caso não seja a única alternativa é você pedir como neta, o que atualmente é um processo que leva 5 anos.
Sou neta de português, minha mãe foi uma filha fora do casamento, mas foi registrada pelo meu avó,
Ser filha fora do casamento não faz diferença alguma e ter sido registrada pelo próprio pai português é excelente.
tenho a certidão de nascimento dela.
Tem algumas informações que são importantes de serem verificadas nessa certidão:
1 - Confirmar que o pai português é o declarante do nascimento
2 - Verificar quanto tempo após o nascimento ela foi registrada. O ideal é que tenha sido menos de 1 ano após nascer
3 - verificar se os nomes do pai e avós portugueses estão corretos, se coincidem com o assento de nascimento do português.
Porém uma empresa que trata do processo de cidadania me informou que, pelo fato de o meu avô não ter sido casado com a minha avó, a certidão de óbito dele, porém não localizo esse documento em lugar algum.
A frase ficou cortada, então não entendi bem o que a empresa disse mas imagino que queiram a certidão de óbito para poder fixar o sobrenome que ele aditou na idade adulta. Como ele adotou exatamente o sobrenome do pai (Ferreira Leão) não me parece que será necessário anexar nenhuma certidão de óbito ou casamento nesse caso. Ele chegou a se casar (mesmo que com outra mulher)?
Será mesmo que este é um documento imprescindível no processo de cidadania?
Não, não é... Se na idade adulta ele tivesse adotado sobrenomes que não tem nada a ver com os da família (o que era comum acontecer) seria preciso apresentar uma certidão de casamento (mesmo que com outra mulher) ou óbito para provar que o português adotou aqueles sobrenomes, mas no caso do seu avô o sobrenome que ele usou é o do pai, não é necessário apresentar óbito.
Você já pediu o assento de batismo do português? Esse é o documento essencial e precisa ser pedido conforme o guia que o Nairolasai passou acima.
Caso sua mãe seja viva, sugiro começar com o pedido de nacionalidade dela usando esse guia: Atribuição - Filhos Maiores Formulário 1C
Caso sua mãe seja falecida, use o guia de netos que o @CarlosASP passou e eu concordo com ele: economize o dinheiro que iria gastar com essa empresa de assessoria, não me parece que estejam te dando o melhor suporte possível. Se estivessem vc não precisaria vir a esse fórum falar com "estranhos da Internet" e tirar uma dúvida que você não é obrigada a saber, mas para eles deveria ser algo básico.
A minha mãe foi registrada logo ao nascer pelo PT, que esteve no cartório e a declarou como filha. Minha mae ja é falecida. As empresas que eu consultei, inclusive a Portugal Simples, me disse que pelo fato de os meus avós não terem sido casado, a certidao de obito dele é extremamente necessária. Mesmo eu tendo o assentamento de batismo dele, onde todas as informações batem. Estou preocupada em contratar uma empresa e ter o meu processo declinado pela falta da certidão de óbito do meu avô PT.
No assentamento, o nome do meu avô já está com o sobrenome do pai dele. Meu avô: Joaquim Ferreira Leão, o meu bisavô: Manoel Ferreira Leão e a minha mãe: Neuza Ferreira Leão.
No assentamento, o nome do meu avô já está com o sobrenome do pai dele. Meu avô: Joaquim Ferreira Leão, o meu bisavô:
@PaulaMonteiro
No fim das contas, você vai ter que escolher em quem confiar.
Tanto eu como @ecoutinho estamos de acordo que esse óbito não é necessário - muito menos pela razão citada por tal empresa.
Pessoalmente, eu estaria preocupado em contratar uma empresa que está dando esse tipo de orientação.
Quanto mais em um processo que parece ser simples, onde a pessoa pode fazer diretamente, sem intermediários.
Pelo que narrou, o PT registrou a filha logo ao nascer, os nomes nas certidões dos envolvidos nas 3 gerações (você como neta de um PT, sua mãe como filha de um PT e o PT em si) parecem não ter divergências entre eles.
Olhe os nomes completos de todos os citados - registrado, pais e avós - em cada certidão/assento de nascimento das 3 gerações e compare com os listados nas das outras 2 gerações.
@PaulaMonteiro
A minha mãe foi registrada logo ao nascer pelo PT, que esteve no cartório e a declarou como filha. Minha mae ja é falecida.
Pelo que vc descreve, a parte que poderia dar problemas realmente sérios, por ser difícil resolver, que é a perfilhação, está bem resolvida pois o próprio português declarou o nascimento da filha ante de 1 ano de nascida.
Sinceramente, o que vc precisa resolver é que caminho seguir. Se pretende seguir com uma empresa precisa confiar nela e fazer o que estão pedindo (seja qual for, não conheço essa que vc citou e não quero ficar discutindo se empresa A é melhor ou pior que B, a premissa do fórum é que as pessoas aqui fazem por conta própria e se ajudam mutuamente com base na experiência de cada um). Se for fazer por conta própria, faça sua pesquisa e siga em frente.
Para dizer algo com certeza seria preciso olhar as certidões todas mas baseado no que vc diz, seu caso parece muito simples, se fosse comigo eu provavelmente faria por conta própria. O fórum tem guias já bem testatos e que sabemos que se seguidos funcionam muito bem e muita gente experiênte que pode esclarecer dúvidas, mas vc vai ter que tomar as suas decisões pois o processo é seu.
As empresas que eu consultei, inclusive a XXX, me disse que pelo fato de os meus avós não terem sido casado, a certidao de obito dele é extremamente necessária.
No caso do seu avô, a experiência que vemos aqui no fórum é que não será necessário o óbito. Isso só seria necessário se seu avô tivesse adotado um sobrenome diferente do dos pais na idade adulta (tivesse inventado um, ou usasse o sobrenome de um padrinho, de um tio etc, o que era permitido e comum na época).
Novamente concordo com o @CarlosASP , aqui vc precisará fazer uma escolha sobre qual caminho seguir, confiar em alguém e seguir pelo caminho que escolher... Não dá para contratar a empresa (seja qual for) e depois ficar questionando cada orientação deles na internet; da mesma forma, se decidir fazer por conta, pode tirar suas dúvidas pedir diversas opiniões mas no fim das contas a decisão é sua e as consequências dela também serão suas (na verdade sempre é, mesmo quando vc terceiriza para uma empresa fazer).
Estou preocupada em contratar uma empresa e ter o meu processo declinado pela falta da certidão de óbito do meu avô PT.
O processo não é simplesmente declinado. Se o conservador achar que precisa de algum documento adicional para fixar o sobrenome do português (o que não faz sentido nesse caso, pq o português adotou exatamente o sobrenome do pai), eles vão mandar uma exigência apresentando as opções de documentos, dar prazo para responder. Nada é feito sumariamente e sem oportunidade de vc reverter. Se pesquisar aqui no fórum vai ver casos muito mais complicados que o seu que foram resolvidos mesmo depois de uma exigência no meio do caminho.