Recebimento de senha de acesso

Pessoal, boa tarde!

Realizei o envio de todos meus documentos via DHL e ontem, após uma semana, recebi a confirmação de recebimento no ACP.

A senha de acesso demora para ser enviada?

A data de submetida conta a partir do recebimento na ACP? (Estou fazendo o processo de netos e tenho essa duvida devido as possíveis mudanças da lei e gostaria de aproveitar a lei antiga)

Comentários

• @LucasFerreira16

No ACP, pode levar até dois meses.

A partir da data do recebimento do envelope pela conservatória.

• @LucasFerreira16 no caso do meu que foi por casamento demorou quase 10 meses para receber a senha

• A data de submissão que vai aparecer no site é a data do envio do código, que vai ser de algumas semanas depois do recebimento.

Quando enviei os processos dos meus filhos, no e-mail com o comprovativo que vinha o número do processo e o código para consulta vinha escrito a data de entrada que era a data que o envelope foi entregue. Essa data não aparecia em nenhum outro lugar, mas creio que sirva de prova que entrou antes da lei nova.

• @carlasimone, certo!

A data de recebimento do envelope é a mesma que constará como submetida no acompanhamento do processo?

(Recebeu ontem 13/04)

• @HELRY, estou fazendo o processo de netos.

10 meses é bastante, e a ansidade? kkkk

• @sergiolemes007 , maravilha.

Vou ter fé nisso, espero não acabar pegando a primeira leva da nova lei.

• @LucasFerreira16

Muito provavelmente, não. A data de submissão é a data de quando enviarem a senha de acompanhamento. Entre a chegada, a abertura do envelope, a higienização (remoção de grampos, clipes, etc.) dos documentos e a sua digitalização e subida no sistema, já se passou uma ou duas semanas.

• meu irmão enviou o pedido de 1C para o Porto em dezembro de 25 e até hoje não recebeu a senha, tenho a confirmação de entrega para Bruno no ACP e nada de email. Devo ligar?

• @luizabreu

Sim, ligue para a Linha de Registos.

• @luizabreu , tentou mandar e-mail? É mais fácil que ligar. arquivocentral.porto@irn.mj.pt

• mandei e-mail sem resposta

• Mas a linha de registro não fica em Lisboa? Se os documentos foram enviados pro ACP, faz sentido ainda sim ligar pra linha de registros?

Pegou processo chegou fazem 3 semanas e até agora nenhum email deles comprovando o recebimento. Estou preocupada pois é a primeira vez que isso acontece, das outras vezes que enviei levava 1 semana/ 10 dias no máximo para receber.

No caso do processo ficar perdido lá, é possível enviar outra correspondência dentro do mesmo pagamento? Alguém já fez isso?

• @marinaaazevedo, o recebeu a senha?

ainda nao recebi a minha tambem, mesmo com a confirmação de recebimento de um Vítor Carvalho.

Entregue pela DHL dia 13/04

@sergiolemes007

• editado April 23

@marinaaazevedo @LucasFerreira16

Os prazos do ACP estão piorando aos poucos. Se tem confirmação do correio de que a entrega foi feita, os documentos estão lá. Aguarde mais um pouco, verifique a caixa de SPAM do email que foi preenchido no formulário e se em até 45 dias da entrega não tiverem notícias ligue na linha registos.

Mas a linha de registro não fica em Lisboa? Se os documentos foram enviados pro ACP, faz sentido ainda sim ligar pra linha de registros?

Sim, ainda assim o lugar para ligar é a linha registos.

No caso do processo ficar perdido lá, é possível enviar outra correspondência dentro do mesmo pagamento? Alguém já fez isso?

O processo não está perdido. Das duas uma: ou ainda não foi lançado no sistema ou já foi criado processo e senha e vc apenas não recebeu o código. Aconteceu com meu irmão. Na linha registos informaram o numero do processo e senha de acompanhamento.

Respondendo sua pergunta: supondo que o processo tenha sido perdido na conservatória (em 6 anos nunca vi acontecer) vc pode sim usar o mesmo formulário/taxa para enviar novamente, mas segure a ansiedade. Se vc tem confirmação do CTT ou DHL de que os documentos foram entregues lá o processo será (ou ja foi) criado.

• @LucasFerreira16 , olá ,

enviei 3 processos 1C que chegaram no ACP dia 09 de Abril, até o momento nenhuma senha ou numero de processo chegou por email.

temos que aguardar ,as vezes chega mais rápido as vezes demora um pouco mais.

• @marinaaazevedo

A linha registo é o teleatendimento do Instituto dos Registos e Notariado, é nacional.

• Obrigada pelas respostas @eduardo_augusto e @ecoutinho . Vocês tinham absoluta razão, ontem finalmente recebi o e-mail com a senha de acesso. Era so o caso de aguardar mesmo. Agradeço as orientações

• editado April 24

@marinaaazevedo

Processo de cidadania portuguesa exige a paciência de um monge e nervos de aço. Que bom que deu tudo certo.

O segredo agora é "esquecer" do processo por um tempo e mensalmente dar uma consultada só para ver se apareceu alguma exigência.

Não estranhe se ele ficar parado na 1a bolinha e só se movimentar no dia da aprovação... é normal.

• @marinaaazevedo, que legal, parabens!!

@ecoutinho / @eduardo_augusto, obrigadao pelo apoio.

Vou aguardar minha senha chegar!!

Uma outra duvida, meus documentos foram enviados todos dentro apenas do envelope da DHL, não coloquei dentro de outro envelope, saberiam dizer se isso pode dar algum problema?

• @LucasFerreira16

Mesmo me esforçando muito, não consigo imaginar um motivo para isso ser um problema.

• Pessoal, bom dia!

Minha senha de acompanhamento chegou!!

Muito obrigado por todo apoio.

Uma duvida que fiquei, no arquivo Comparativo de Entrega de Pedido de Nacionalidade tem um campo “Valor Pago” e nesse campo consta 0 Euros.

Isso está correto?

• @LucasFerreira16

Está correto. Leia isso como “Saldo a pagar = 0€”, ou seja, a taxa já está paga

• Bom dia!

Acabei de receber minha senha de acompanhamento. Documentos chegaram em Porto dia 06/04 pela DHL e hoje recebi a senha.

Agora é segurar a ansiedade e aguardar a análise!

Abraços

Obrigado

• editado May 7

Meu processo chegou dia 4/05, já estou ansioso pelo recebimento do email.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.