Transcrição de casamento - Dúvidas
Pessoal, tudo bem?
Estou organizando a documentação da cidadania portuguesa na minha família e fiquei com algumas dúvidas sobre a transcrição de casamento, então queria pedir a ajuda de quem já passou por isso 🙏
Dei início ao processo de cidadania do meu pai, por ele ser neto de português, ele teve a cidadania reconhecida e o número do assento português já saiu.
Pelo que entendi, agora preciso fazer a transcrição do casamento dele com a minha mãe em Portugal, mas não sei exatamente como proceder.
Se alguém puder me ajudar, eu agradeço muito! Tenho algumas dúvidas:
• Qual é o passo a passo para fazer a transcrição de casamento?
• É melhor fazer pelo consulado aqui no Brasil ou direto em Portugal?
• Quais documentos são necessários? Precisa apostilar tudo?
• Precisa agendar no consulado ou dá pra fazer online/correio?
• Quanto tempo costuma demorar?
• Depois da transcrição, já posso emitir o Cartão de Cidadão e passaporte normalmente?
Se alguém puder compartilhar como fez ou dar dicas, vai me ajudar bastante 😊
Obrigada desde já!
Comentários
Faça pelo consulado do RJ, tem levado menos se 1 mês e eles aceitam solicitações por Correios do Brasil inteiro.
@Tatiana_Bonfim
Pelo que entendi, agora preciso fazer a transcrição do casamento dele com a minha mãe em Portugal, mas não sei exatamente como proceder.
Para o seu processo de nacionalidade, isso não é sempre necessário (e ele não precisa ter cartão do cidadão ou passaporte).
Para saber se a transcrição é essencial para o seu processo de nacionalidade, essas são as questões a ser examinadas:
Você nasceu antes ou depois de 1978?
Quem declarou o seu nascimento? Declarante é a pessoa que vai no cartório registrar o nascimento e diz que é pai/mãe/terceiro da criança. Seu registro de nascimento foi feito na sua menoridade (de preferências antes de um ano)?
Os nomes (pais, avós etc) e dados no seu nascimento BR batem com o que consta no assento de nascimento PT de seu pai?
Dependendo de suas respostas, você talvez já possa entrar direto com seu pedido de nacionalidade. Tem levado mais de um ano e os prazos tem aumentado. Aqui o guia para filhos maiores:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Agora, se sua mãe quiser pedir a nacionalidade também (como cônjuge), para o caso dela, a transcrição do casamento é essencial. Esse tipo tem levado mais de 4 anos. O guia:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3
Aqui as instruções do consulado do Rio para transcrição. Siga à risca e não tem erro. Você manda por correios. eles examinam. Se estiver ok, eles respondem com o pedido do pagamento:
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
@Tatiana_Bonfim
Complementando o que os colegas orientaram: em que ano seus pais se casaram? Antes ou depois de 1981? Se seus pais se casaram antes de março de 1981 há uma via bastante rápida (e isenta de taxa) para a cidadania da sua mãe.