Preciso localizar a certidão de nascimento da minha avó portuguesa (Trás-os-Montes)

Olá a todos,

Venho pedir a ajuda de quem tenha experiência com cidadania portuguesa e pesquisa de certidões em Portugal.

Sou neto de portuguesa, filho de pais brasileiros que infelizmente nunca requereram a dupla cidadania portuguesa. Minha avó já faleceu no Brasil há muitos anos, e agora estou tentando reunir os documentos necessários para iniciar o processo da minha nacionalidade.

O maior obstáculo no momento é que preciso localizar a certidão de nascimento portuguesa dela, mas não sei como fazer isso estando no Brasil.

Infelizmente, as únicas informações que tenho são as que constam nos documentos antigos da família e em registros brasileiros.

Dados da minha avó

Nome de solteira: Maria da Conceição Cruz

Nome após casamento: Maria da Conceição Cruz / Maria Cruz Gabarrão

RNE: W204035-0

Data de nascimento: 28/04/1920

Naturalidade: Trás-os-Montes, Portugal

Pai: Antônio Cruz (possivelmente António Cruz em Portugal)

Mãe: Carolina Augusta

Tenho também a certidão de casamento no Brasil, onde consta que ela era portuguesa e natural de Trás-os-Montes, mas não há indicação da freguesia, concelho ou distrito exato, apenas a região.

Por isso, peço orientação de vocês:

1. Como posso localizar a certidão de nascimento dela em Portugal estando no Brasil?
  2. Existe alguma forma de pesquisar apenas com nome, data de nascimento, filiação e a informação de que era de Trás-os-Montes?
  3. Quais arquivos ou conservatórias devo procurar primeiro?
  4. Vale a pena pesquisar nos distritos de Bragança e Vila Real?

Toda ajuda será muito importante para mim, pois estou tentando resgatar a história da minha família e dar continuidade ao direito que vem da minha avó portuguesa.

Agradeço muito a atenção e a ajuda de todos.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.