Preciso localizar a certidão de nascimento da minha avó portuguesa (Trás-os-Montes)

Olá a todos,

Venho pedir a ajuda de quem tenha experiência com cidadania portuguesa e pesquisa de certidões em Portugal.

Sou neto de portuguesa, filho de pais brasileiros que infelizmente nunca requereram a dupla cidadania portuguesa. Minha avó já faleceu no Brasil há muitos anos, e agora estou tentando reunir os documentos necessários para iniciar o processo da minha nacionalidade.

O maior obstáculo no momento é que preciso localizar a certidão de nascimento portuguesa dela, mas não sei como fazer isso estando no Brasil.

Infelizmente, as únicas informações que tenho são as que constam nos documentos antigos da família e em registros brasileiros.

Dados da minha avó

Nome de solteira: Maria da Conceição Cruz

Nome após casamento: Maria da Conceição Cruz / Maria Cruz Gabarrão

RNE: W204035-0

Data de nascimento: 28/04/1920

Naturalidade: Trás-os-Montes, Portugal

Pai: Antônio Cruz (possivelmente António Cruz em Portugal)

Mãe: Carolina Augusta

Tenho também a certidão de casamento no Brasil, onde consta que ela era portuguesa e natural de Trás-os-Montes, mas não há indicação da freguesia, concelho ou distrito exato, apenas a região.

Por isso, peço orientação de vocês:

1. Como posso localizar a certidão de nascimento dela em Portugal estando no Brasil?
  2. Existe alguma forma de pesquisar apenas com nome, data de nascimento, filiação e a informação de que era de Trás-os-Montes?
  3. Quais arquivos ou conservatórias devo procurar primeiro?
  4. Vale a pena pesquisar nos distritos de Bragança e Vila Real?

Toda ajuda será muito importante para mim, pois estou tentando resgatar a história da minha família e dar continuidade ao direito que vem da minha avó portuguesa.

Agradeço muito a atenção e a ajuda de todos.

Comentários

• @andrelg

Meu palpite é que ela é de Murça, no distrito de Vila Real. Murça é o nome do concelho, mas também de uma das várias freguesias do concelho:

https://geneall.net/pt/mapa/264/murca/

Sabe se ela é irmã dessas pessoas: Olivia da Conceição, Albano, Jose e Joao? Essas crianças todas vieram com a mãe Carolina Augusta para Santos em 1927 no vapor Almanzora, Ver a página 5 do PDF abaixo, olhe os passageiros 126 a 131:

https://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/br_rjanrio_bs/0/rpv/ent/018817/br_rjanrio_bs_0_rpv_ent_018817_d0001de0001.pdf

Esses dados batem com uma série de árvores diferentes espalhadas pelo Family Search. Há várias referências à Murça, Vila Real nos registros dessa família.

Como ela nasceu depois de 1911, já será um registro civil (e não batismo): um assento de nascimento.

Duas opções (pode tentar simultaneamente se preferir):

Uma é pagar 10 euros e pedir pelo civilonline. Guia abaixo; leia com atenção as instruções até o fim, pois o nascimento dela tem mais de 100 anos:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

Além disso, como não sabe a freguesia, coloque "Murça" mesmo. Nas observações diga que não tem certeza da freguesia. Com a data de nascimento e nome dos pais, é bem capaz de eles acharam de qualquer jeito.

A outra opção é mandar um email para a conservatória do concelho de Murça. com essas informações (nome, data de nascimento, filiação). Cada conservatória tem seu tempo para responder esse tipo de pedido:

Morada: Palácio da Justiça - Alameda do Paço, 5090-134 Murça

Email: registos.murca@irn.mj.pt

Telefone: (+351) 259 511 800

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.