Check-list de documentos para processo de filho e algumas dúvidas.

Boa noite pessoal!

Finalmente depois de uma grande busca, consegui os principais documentos para fazer o pedido da dupla cidadania do meu pai.

O intuito principal é tirar a minha, mas vi que o prazo vai se demorar muito se fizer o pedido para neto.

Documentos que possuo:

• Assento de nascimento da minha avó portuguesa, solicitei no civil online e me mandaram o código de acesso.
  • Certidão de casamento da minha avó portuguesa, mesmo caso, consegui pedindo no civil online.
  • Certidão de nascimento do meu pai, inteiro teor e cópia reprográfica do livro.
  • Certidão de casamento do meu pai, inteiro teor, cópia reprográfica do livro.
  • RG do meu pai emitido com menos de 10 anos.

Algumas dúvidas:

1 - Vi que tem parece que é necessário um documento de antecedentes criminais, é o documento que emito nesse site? https://servicos.pf.gov.br/epol-sinic-publico/

2 - Preciso apostilar em Haia quais documentos? As certidões portuguesas também?

3 - Meu pai tem 70 anos e é viúvo, não se casou novamente, preciso de mais algum documento?

4 - O endereço que envio o envelope com os documentos é esse?

5 - Quais as melhores formas de mandar esses documentos?

Vi que tem opção de enviar por DHL e por Sedex.

6 - Vou fazer o pagamento por cartão e depois preencher o formulário, ele também precisa ser apostilado em HAIA? Conforme vi em algumas postagens, por mais que o cartão seja meu, coloco o nome do meu pai na hora do pagamento?

7 - Depois de quanto tempo recebo o código para acompanhar o processo?

Peço desculpas pelo post longo e também por fazer tantas perguntas, como é um processo que só se faz uma vez na vida, quero fazer tudo certo.

Desde já agradeço muito a todos, consegui avançar muito com o apoio de vocês e com as postagens.

Comentários

• @Darkay13

Siga o guia atualizado para filhos maiores. Primeiro vem o processo do seu pai e, quando for decidido o dele, você faz o seu: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

• @Darkay13

1: processo de filho não requer antecedentes criminais.

2: só os documentos brasileiros.

3: não. Na verdade, não precisa nem enviar certidão de casamento, a não ser que ele tenha alterado o nome.

4: mande para o ACP.

5: a melhor forma (mas mais cara) é sempre pela DHL.

6: receberá o formulário com as informações do requerente no cabeçalho por e-mail após o pagamento; no formulário on-line de pagamento, vai haver a diferenciação bem clara entre os dados do PAGADOR e os do REQUERENTE, que não necessariamente são as mesmas pessoas (é o seu caso). O formulário é um documento português, logo não é apostilado e só precisa de reconhecimento de assinatura por autenticidade (= o requerente assina em pessoa perante quem vai reconhecer a assinatura) feito por autoridade competente. Faça o reconhecimento num cartório.

7: no ACP, até um mês, mais ou menos. Na CRC, em um ano.

• @Darkay13 NAO mande para esse endereço de forma alguma!

• Mais uma dúvida, devo mandar as certidões originais (casamento e nascimento) ou pode ser cópia?

• @Darkay13 As certidões do civil online vc vai imprimir, as brasileiras são as originais que vc já possui apostiladas.

Tire cópia de tudo apenas para vc antes de enviar para saber no futuro o que mandou, de modo a facilitar o atendimento de qq possível exigência.

• Hoje consegui as documentações, fiquei 3 horas para conseguir pagar o processo, site estava horrível.

Já despachei o pacote, mas agora que me liguei de um detalhe, nome do meu pai é Carlos Roberto Miguel, acabei preenchendo o nome como Carlos e o apelido Roberto Miguel, será que pode dar algum problema?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.