Check-list de documentos para processo de filho e algumas dúvidas.
Boa noite pessoal!
Finalmente depois de uma grande busca, consegui os principais documentos para fazer o pedido da dupla cidadania do meu pai.
O intuito principal é tirar a minha, mas vi que o prazo vai se demorar muito se fizer o pedido para neto.
Documentos que possuo:
- Assento de nascimento da minha avó portuguesa, solicitei no civil online e me mandaram o código de acesso.
- Certidão de casamento da minha avó portuguesa, mesmo caso, consegui pedindo no civil online.
- Certidão de nascimento do meu pai, inteiro teor e cópia reprográfica do livro.
- Certidão de casamento do meu pai, inteiro teor, cópia reprográfica do livro.
- RG do meu pai emitido com menos de 10 anos.
Algumas dúvidas:
1 - Vi que tem parece que é necessário um documento de antecedentes criminais, é o documento que emito nesse site? https://servicos.pf.gov.br/epol-sinic-publico/
2 - Preciso apostilar em Haia quais documentos? As certidões portuguesas também?
3 - Meu pai tem 70 anos e é viúvo, não se casou novamente, preciso de mais algum documento?
4 - O endereço que envio o envelope com os documentos é esse?
- a Conservatória dos Registos Centrais
- Rua Rodrigo da Fonseca, 198
- 1099-003 Lisboa
- Portugal
5 - Quais as melhores formas de mandar esses documentos?
Vi que tem opção de enviar por DHL e por Sedex.
6 - Vou fazer o pagamento por cartão e depois preencher o formulário, ele também precisa ser apostilado em HAIA? Conforme vi em algumas postagens, por mais que o cartão seja meu, coloco o nome do meu pai na hora do pagamento?
7 - Depois de quanto tempo recebo o código para acompanhar o processo?
Peço desculpas pelo post longo e também por fazer tantas perguntas, como é um processo que só se faz uma vez na vida, quero fazer tudo certo.
Desde já agradeço muito a todos, consegui avançar muito com o apoio de vocês e com as postagens.
Comentários
@Darkay13
Siga o guia atualizado para filhos maiores. Primeiro vem o processo do seu pai e, quando for decidido o dele, você faz o seu: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
@Darkay13
1: processo de filho não requer antecedentes criminais.
2: só os documentos brasileiros.
3: não. Na verdade, não precisa nem enviar certidão de casamento, a não ser que ele tenha alterado o nome.
4: mande para o ACP.
5: a melhor forma (mas mais cara) é sempre pela DHL.
6: receberá o formulário com as informações do requerente no cabeçalho por e-mail após o pagamento; no formulário on-line de pagamento, vai haver a diferenciação bem clara entre os dados do PAGADOR e os do REQUERENTE, que não necessariamente são as mesmas pessoas (é o seu caso). O formulário é um documento português, logo não é apostilado e só precisa de reconhecimento de assinatura por autenticidade (= o requerente assina em pessoa perante quem vai reconhecer a assinatura) feito por autoridade competente. Faça o reconhecimento num cartório.
7: no ACP, até um mês, mais ou menos. Na CRC, em um ano.
@Darkay13 NAO mande para esse endereço de forma alguma!