Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

14647484951

Comentários

• @Steff Oii, o artigo do filho maior é 6n1? foi em lisboa? teve interferência?

• Gostaria de compartilhar com vocês que meu processo (de filho) parecia que iria ser bem rápido, mas depois que entrou na etapa "Para decisão" ficou parado e já se passaram 18 meses que não acontece nada.

Alguém está na mesma situação?

O meu processo foi iniciado com ajuda de advogado e não sei se foi por inscrição ou transcrição

• sergiopampolha

Infelizmente isso daí provavelmente é um placeholder da data da migração entre sistemas que fizeram e não quer dizer muito. O meu processo e mais uns quantos estão nessa data.

• Boa tarde , cada mês de análise está levando quanto tempo , li em uma rede social que estão levando 6 meses. Estamos no mês de janeiro de 22 a quanto tempo ?

Novembro e dezembro de 2021 levou quantos.meses para serem concluídos ?

• @sergiopampolha, essa data foi um bug da migração dos sistemas de acompanhamento. Processos de filhos em Lisboa estão levando mais de 4 anos, estão analisando fevereiro de 2022 há mais de 1 ano. Processo que tem senha pra acompanhar online é sempre por transcrição.

• @sergiopampolha processos em.Lisboa nunca sao rápidos,os de filho hj estao em 49 meses,ficou parado por 1 ano.

O seu processo ainda demora no minimo 2 anos,isso se nao parar novamente.

• Boa noite a todos,

@amadasilva , que eu saiba o CRC esta desde outubro de 2025 na segunda quinzena de janeiro de 2022. Eu tenho 1 email automático do Irn com a tabela em outubro dizendo isso.

• @sergiopampolha este é o processo de filho maior em lisboa, Desde do dia 3 de janeiro 2022, na antiga plataforma mostrava que estava no número 6, na atual mostra para decisão, porém não entendo essa demora que está

• Eu tenho de neto maior tmb, e estou esperando já la vai 2 anos e pouco, em junho faz 3 anos e não saiu da primeira bolinha, processo em Lisboa tmb

• Gente, ha informacao sobre, prazer do finalizar que iniciando no Dezembro 2023 art 6.1 no Acp? Ou alguma adivinhaste sobre prazos geralmente?

• @feeh_ls boa tarde! pode compartilhar o grupo que você tem para acompanhamento do processo de 1c em Lisboa?

• Boa tarde ,

Com muita alegria que venho informar que o meu processo foi finalizado.

Artigo 6.1

Registos Centrais

Fiz sozinha e entreguei pessoalmente o processo .

Iniciou na Amadora e transferiu para Lisboa .

Ficou muito tempo parado “Em decisão “ com a data do dia 20/10/24.

Recebi um e-mail no dia 20 de março dizendo a meu processo havia atualizado . Segundos depois recebo o assento pelo e-mail e a aplicação automaticamente se

• Parabéns @Marcia85 !!!

• @Marcia85 parabensssss!!! teve alguma exigência? teve que entregar algum documento?

• @Simão_11 , novidades? :(

• @Luciapedrp Não houve exigência, graças a Deus 🙌

Obrigada a todos e a quem está à espera não desista, eu tb tive momentos de desânimo mas chegou ! Quem acredita sempre alcança 💕

• Olá, alguém já fez uma reclamação sobre um serviço público através do link abaixo e recebeu resposta? https://www.gov.pt/servicos/fazer-reclamacao-de-um-servico-publico

• @D_Carreiro

Sim, eu, mais de uma vez.

Mas no tema cidadania, resposta é sempre: estamos cientes, monitorando, e há medidas em curso para resolver o problema.

Pode reclamar à vontade, mas não crie expectativa.

• @D_Carreiro

Se der uma pesquisada aqui no fórum vai encontrar sim algumas pessoas que já fizeram queixa nesse canal. O que vai acontecer é que vão mandar para uma ouvidoria, que vai mandar para a conservatória, que vai se manifestar e um tempo depois (algumas semanas, talvez um ou dois meses) você recebe um posicionamento sobre sua reclamação.

Não espere que essa reclamação altere o prazo do seu processo, pq a menos que vc esteja tendo algum problema muito grave (tipo esqueceram seu processo 5 anos na gaveta e todo mundo da sua época já terminou menos o seu). Provavelmente o que vai acontecer é que vocêr vai receber uma resposta formal de alguma autoridade do IRN explicando que sua reclamação foi avaliada com a maior atenção e esclarecendo que estão cheios de trabalho, tomando ações de longo prazo, bla bla bla mas vc precisa esperar...

Provavelmente não vai resolver o seu problema, mas pode ser útil para "contar nas estatísticas" mais um utente insatisfeito.

• Não recomendo CRC Lisboa ou ACP especialmente para naturalizações.

Recomendo a todos vocês conservatórias menores, que façam tudo o processo na própria (há algumas que só depois mandam tudo para outra conservatória como a de Melgaço). Meu processo concluiu após de 19 meses. Fiz o pedido agosto 2024. E só demorou por causa da AIMA, senão ter-se-ia feito muito antes...

• @Zephyrus

O problema não é o prazo: é a previsibilidade.

ACP e CRC não param. Tem dezenas de conservadores, centenaa de oficiais de registos e toda uma estrutura administrativa por trás.

Mandar para conservatória pequena é loteria. Às vezes vai rápido, como foi o seu caso. Às vezes, simplesmente fica lá o processo esquecido.

Não estou falando de orelhada. Há relatos aqui no fórum. Há pessoas que enviaram os processos para as conservatórias menores, depois descobriram que *a única conservadora* estava afastado. A resposta quando o requerente perguntou? "A conservadora está afastada. Aguardamos instrução do IRN ou o retorno da profissional."

E é isso.

Agpra, a pessoa quer arriscar? Vai lá, manda ver. Tomara que dê certo, torço para todo mundo conseguir resolver seus processos com rapidez. Mas tem que estar ciente dos riscos.

• @Luciapedrp nada, acho que ja ganhamos o trofeu da paciência e ainda continuamos com fé 🙌

• @Simão_11 , lamentável, espero nao bater 4 anos .. que angustia e atraso de vida :(

• @Luciapedrp acho que daqui a nada a nossa vez vai chegar

• @Tregina

boa tarde. Vi uma postagem de sua autoria em que falava ter um email automático do Irn com a tabela em outubro/25 dizendo que estava analisando janeiro/22. Qual e-mail você conseguiu essa tabela ? Gostaria de saber o mês de análise dos processos de atribuição de netos . O processo que acompanho para meu pai é desse ano (2022).

Caso possas responder, agradeço sua colaboração .

• Olá, sou do Equador. Gostaria da sua ajuda e conhecimento em relação ao meu pedido de cidadania. Enviei meus documentos para Lisboa em 2022 e não recebi nenhuma atualização desde então. Será que meus documentos foram extraviados? Enviei e-mails perguntando sobre isso, mas só recebo respostas automáticas. Desculpe meu português; precisei usar o Google Tradutor lol.

• Olá! Eu também enviei o processo em 2022 (janeiro). Recebi a senha para acompanhamento em maio de 2022, e somente no início desse mês é que me solicitaram documentos. :(... O processo tem demorado mais do que o previsto inicialmente. Checa se você recebeu a senha por e-mail. Eu enviei o processo ´ra Lisboa, e recebi e-mail da epoca, desse endereço: noreply_rcentrais@irn.mj.pt com esse assunto: Chave de acesso ao estado do seu processo de nacionalidade.

• @AaronVGM, não tem como ter uma ideia mais precisa sem saber o tipo de processo (filho, neto, cônjuge...), mas se tem acesso à página de acompanhamento é porque eles receberam seus documentos.

O que tem a fazer é esperar mesmo, Lisboa demora mais que qualquer outro lugar.

• Boas notícias!

Segundo o Jornal da Manhã, o presidente do IRN, Sr. Jorge Rodrigues da Ponte, afirmou que, seguindo as diretrizes do governo para agilizar os processos de imigração e receber os imigrantes de braços abertos, o IRN irá deslocar centenas de servidores de outras autarquias para a CRC. O objetivo? Resolver todos os processos pendentes em apenas 3 meses.

Agora sim, parece que vai!

Feliz PRIMEIRO DE ABRIL a todos.

• @SergioM Desculpe, esqueci de mencionar que estou em processo de obtenção de residência legal para um filho adulto nascido no exterior, de mãe portuguesa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.