Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

14344454648

Comentários

• Já saiu o documento oficial mostrando a data dos processos que foram tratados em Fevereiro?

• @juliaandrade

O documento autenticado e apostilado da sua mãe é necessário ao processo. Se analisarem o processo a exigência é certa.

Quanto aos antecedentes, a exigência é a seguinte:

"emitido pelos países estrangeiros da naturalidade e da nacionalidade, e onde tenha vivido a partir dos 16 anos e a sua tradução certificada para português."

Ou seja, se é natural e nacional brasileiro, precisa do atestado brasileiro. Só não sei se a PF emite para menor de 18 anos. Como é fácil emitir pelo site, sugiro tentar e se funcionar enviar logo junto com o documento.

• Pessoal , uma dúvida ! Eu consegui a cidadania do meu marido que é filho de mãe portuguesa . Enviei em julho de 2024 e finalizou tudo em maio de 2025. Tirei cartão cidadão dele e fiz a transcrição do nosso casamento . Agora em fevereiro , mandei os meus documentos num envelope como cônjuge , e os documentos de nossos dois filhos. Um de maior e um menor de idade , tudo separado cada um em um envelope e envio diferentes. Cada um com sua documentação . Isso seria considerado apensado??

• @BrunoPegorelli após sua explicação sobre a diferença de processos inscritos e transcritos, questionei o adv que deu entrada no meu processo, e o mesmo que durante dois anos disse que era inscrito, agora afirmou que é transcrição, segundo ele "foi um engano" kkk. Agora, estou vendo a possibilidade de judicializar, mas fui alertada por outra advogada que judicializar é correr risco, que muitas conservatórias alegam que existem muitos casos iguais , e que se for "resolver" o meu caso, teriam que solucionar todos os outros que estão pendente também, mesmo a lei dando prazo de 24 meses, pra filhos. Ou seja, conseguem driblar a própria lei.

• @Daniabreu82 nao é apensado,pois os processos nao sao dependentes nesse caso.

Para onde vc enviou?

• Olá pessoal, gostaria de tirar uma dúvida.

Entrei com o processo da minha mãe como neta de português em 24-06-2021 por advogado e ainda não foi finalizado. Ele foi para "ANÁLISE no dia 15-07-2025 e "PARA DECISÃO" no mesmo dia, 15-07-2025. É normal ele estar nesta etapa a quase 8 meses? Tem um prazo aproximado que os processos nesta etapa estão demorando? E será que ele pode cair em exigência ainda? Muito obrigado!

• Bom dia,

Tenho o processo de nacionalidade de netos desde março de 2022 na primeira bolinha na CRC Lisboa. Alguem sabe dizer se é normal? Quais processos estao sendo analisados? Acho muito estranho ainda nao ter tido nenhuma atualização...

• @usernatalspi, normal. Estão analisando janeiro de 2022 ainda.

• @Erich Kossatz normal. O meu é conjuge e está "para decisão" desde set/2025. E há varios outros assim, inclusive de anos anteriores a 2025.

• Gente, com união estável com cidadã por portuguesa a 7 anos o que é recomendável fazer: casar no Brasil ou homologar a união estável em Portugal. Se for a melhor opção for homologar a união estável, como posso fazer isso? Pode dar entrada na justiça ou sei lá onde direto em Portugal sem intermediário?

• @guedesmarcia enviei para o crc Lisboa !

• Boa tarde! Se puderem aconselhar:

Processo de neto enviado (o filho do Português teve algumas questões para não entrar com pedido). Se agora o filho do Nacional português entrar, antes do termino do processo do neto, poderá acarretar algum problema? Visto que o neto de Português passa a ser filho de Português (a depender da velocidade de cada processo).

• @Regiani Scharlack

Problema nenhum.

O que pode acontecer é o processo do filho terminar primeiro, aí pode solicitar que o do neto seja analisado como filho... (às vezes isso acontece até de forma automática)

• @badejo Se casar agora, o prazo dos 3 anos conta a partir da data do casamento, não dos 7 anos de união anteriores (vai perder estes anos na contagem). Por isso o melhor seria homologar a união estável em Portugal.

• @Daniabreu82 jamais deveria ter mandado processo de filho para Lisboa...filho maior de idade tá demorando 4 anos lá.

• Olá a todos,

Preparei uma planilha de comparação do andamento dos processos na Conservatória de Lisboa, com base nos dados de agosto de 2025 e fevereiro de 2026, correspondendo a uma análise da evolução nos últimos 210 dias.

A última coluna apresenta a variação em dias para cada tipo de processo.

Esta comparação permite identificar quais processos estão a avançar mais rapidamente e também aqueles em que não houve evolução ou cujo andamento abrandou.

• @Vortex obrigado por compartilhar a tabela.

Pelo visto, processos via TRANSCRIÇÃO, do Artigo 1C, não tiveram nenhuma evolução, né? Eu acredito que minha solicitação está enquadrada nesse contexto e situação.

• @Vortex, por essa sua planilha os processos relativos à ascendência sefardita estão sem análise desde, pelo menos, agosto de 2025?

• editado March 5

Caríssimos, alguém aí teve prcesso por ascendência sefardita na Conservatória de Lisboa decidido neste ano de 2026? Se sim, pode dizer o número do processo, quando foi protocolado e quando foi decidido?

Abraços!

• @Gersonsvl

A planilha da CRC mostra a evolução por quinzena. Portanto, o que se pode afirmar é que, desde agosto, o andamento não avançou mais do que cerca de 15 dias, já que a quinzena de referência permanece a mesma.

Minha percepção é que alguns tipos de processos na CRC simplesmente não estão sendo analisados, enquanto outros tipos continuam seguindo o procedimento normal.

• @alebessa29

Sim, está completamente parado. Creio ter visto apenas três pessoas relatarem que tiveram um processo 1C (maiores) finalizado na CRC nos últimos 12 meses.

Vejo alguns comentários dizendo que esse processo leva 4 anos, mas essa afirmação não me parece correta. O que de fato acontece é que os processos submetidos nos últimos quatro anos estão parados.

Quando forem retomados, se considerarmos a velocidade média de processamento, levaria com certeza cerca de 6, talvez até 8 anos para analisar apenas esses quatro anos acumulados.

Portanto, é lógico imaginar que quem entra com um processo 1C (maiores) agora pode acabar esperando até 10 anos para a conclusão.

• @badejo Se casar, zera o tempo da união e você terá que aguardar 3 anos se tiver filho em comum. Se optar pela união estável (união de facto), terá que contratar um advogado inscrito na ordem em Portugal, o que ficará mais caro do que o casamento e a averbação lá. Em caso de homologação de sentença estrangeira, pode colocar mais de 1 ano entre ação no Brasil e em Portugal. Então se não se importa com custos e quer tentar acelerar a submissão do pedido, em tese a via mais rapida será o reconhecimento da união de facto em Portugal. Meu caso levou exatamente 1 ano. Mas não tem como precisar quanto tempo levará no seu.

• Ola boa tarde, alguem sab me dizer sobre processos de filhos Maior como estão sendo analizados, pra quando, o de filho foi dado entrada no dia 03.01.2022, esta na bolinha de " Para decisão " desde 30.09.2024...até hj ainda nada

• editado March 9

@Steff Olá. É difícil dizer, o meu caso é semelhante ao seu. O advogado pediu-me para aguardar, mas, para referência, encontra-se atualmente no Artigo 6, número 6.

• @Steff, Lisboa alega estar em Fevereiro de 2022 há aproximadamente um ano. Sabemos que essas tabelas não são precisas, então o seu está dentro da margem. Creio que possa sair a qualquer momento.

• Vi uma tabela por aqui mas fiquei em dúvida se era de Lisboa. Alguém pode postar a última tabela de Lisboa dos processos de NETO?

• @guedesmarcia nao sabia. Eu fiz o do meu marido , foi tão rápido , ele é filho de portuguesa , dei entrada em

julho de 2024 e finalizou em maio do ano passado , 2025. Apenas 10 meses , já tem até cartão do cidadão … então , resolvi enviar do nosso filho mais velho pra lá tb . E agora não sei o que fazer …

• @Vortex caramba ! Eu tive sorte então … enviei do meu marido em julho de 24 e foi tudo finalizado em maio de 25. Sem nenhuma exigência…

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.