Alteração de Filiação, retificação.
Tenho dúvidas em relação a uma situação, através de uma decisão judicial (transito em julgado) aqui no Brasil, foram atualizados o nome do pai e mãe do cidadão.
Como atualizar os dados no assento português, filiação, e para que assim, também conste o nome correto dos pais no cartão cidadão.
Apresentar somente a certidão de nascimento brasileira já atualizada (na própria certidão de inteiro teor já consta o motivo da decisão judicial que levou a troca dos dados), é possível fazer este processo aqui no consulado brasileiro ou somente em portugal?
Alguém já teve experiência em caso similar?
Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.

Comentários
Olá, admins, podem desconsiderar este post e até mesmo excluí-lo, acabei de encontrar uma possível solução neste post https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23593/mudanca-de-nome-apos-atribuicao-de-cidadania#latest
@Steve
Acho que vale a pena tentar, seguindo o que a outra pesaoa fez nesse link que voce postou.
No entanto, note uma diferença fundamental: no caso dessa outra pessoa, a mudança de nome foi resultado de um processo administrativo. No seu caso, foi um processo judicial.
Tente. Mas não se surpreenda e nem se decepcione se a Conservatória exigir a homologação da decisão judicial.
Olá @eduardo_augusto obrigado! Vou tirar a duvida com a CRC (Conservatória de Lisboa), sabem confirmar se este seria o email correto: registos.centrais@irn.mj.pt
E ai eu retorno aqui com a resposta.
Há mais de 2 semanas, enviei primeiro um email para registos.centrais@irn.mj.pt, 1 semana depois enviei para rcentrais.diversos@irn.mj.pt mas ambos, sem resposta até o momento.
Me informei no consulado aqui de São Paulo, e disseram que este assunto só pode ser resolvido diretamente com a CRC em Lisboa.
Alguém tem algum outro contato que talvez possa me ajudar?
@Steve
Uma das chaves é ser curto e bastante objetivo, além de usar gramática e expressões adequadas ao padrão português.
Por exemplo, para eles é estranho ler algo como "gostaria de saber se seria possível" (nao estou dizendo que vc escreveu isso).
Evite contar muita história, e a sua pergunta deve estar bem clara e destacada.
Use uma ferramenta de IA para ajudar.