Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

14041424345

Comentários

• Estado serviço - janeiro de 2026

• @Escualo Noto con preocupación que no avanzan a operación Morrocoy en Septiembre del 2025 estaban en los procesos de la segunda quincena de Agosto 2021 mi pregunta es la siguiente ? De octubre a febrero han pasado 5 largos meses donde el avance debe ser significativo cuantos meses duran para aprobar un mes calendario? 5 6 7 8 meses ¿Que absurdo? Los unicos procesos estancados son por nacionalidad de matrimonio de resto se nota el nivel de prioridades de los conservadores..

• @murilomj Amigo parabens de verdade novo Europeu na parada kkkkk, mais um Tuga por ai, agora SAGA do CC e passaporte, Deus abençoe...

• Bom dia pessoal, como estão todos?

tenho alguns primos que estão aguardando a finalização do processo pela Conservatória de Registos Centrais em Lisboa, em maio completa 3 anos e ainda está na fase 01. Os processos são como filhos de portugueses, alguém sabe a previsão de finalização? Muito obrigada

• @Larissa Iafelix, a CRC está empacada nos processos de filhos que entraram em fevereiro de 2022, ou seja, previsão de 4 anos e aumentando. E a análise do processo em si é muito rápida, então só tem mudança no status bem próximo da conclusão, geralmente no mesmo dia.

• Bom dia!

Minha mulher tirou a cidadania dela em 2023. Depois da cidadania dela, resolvemos tirar a cidadania dos nossos filhos maiores. O advogado deu entrada nos processos de cidadania dos meus filhos maiores em Março/24. O processo de um filho foi automaticamente distribuído para o Porto e a cidadania já saiu. Ele já tem o Cartão Cidadão e o Passaporte.

O Processo do outro filho foi automaticamente distribuído para Lisboa. Até hoje não saiu. O Processo está no status "Para Decisão" desde 02/10/24.

Pergunta: valeria a pena dar entrada em outro Processo no Porto e abandonar o de Lisboa?

• Boa tarde pessoal.

Fazendo uma análise com os dados que temos (planilhas aqui do fórum, planilhas das conservatórias e app citizcheck) tenho percebido algumas coisas:

1ª - referente aos processos de filhos maiores, na planilha aqui do fórum não tem nenhuma atualização recente quando se filtra pelo órgão CRC

2ª - analisando os APP CitizCheck percebi que até dezembro, havia um movimento de enviar processos de residentes, cônjuges e sefarditas das conservatórias menores (Amadora) para a CRC de Lisboa, agora verifiquei que desde janeiro/2026 esse movimento está inverso, estão enviando processos de residentes e sefarditas da CRC para conservatórias menores como Viana Castelo, Matosinhos, Maia, etc.

3ª - No CitizCheck também existem alguns processos de filhos da CRC Lisboa mudando o status para 4 (Terminar), o que pode mostrar que os processos, mesmo que lentamente, estão em andamento.

Acredito que no APP CitizCheck as informações são mais realistas que na planilha aqui do fórum tendo em vista que lá nós preenchemos apenas o número do processo e depois o APP atualiza automaticamente (ou forçamos a atualização). Não sei se essa é uma leitura real da situação dos processos ou a informação é confiável, mas é o que temos.

Então, continuo acreditando que, em algum momento, os processos que estão parados há muito tempo serão analisados numa pancada e andarão muitos meses de um mês para o outro.

Esta análise também levo com base o acompanhamento mensal que faço de tramitação dos processos, existem artigos que, nesse um ano que acompanho (dez/24 a jan/26), saltaram 4 anos na análise.

Ou seja, juntando todas essas informações que temos acesso, independente se confiáveis ou não, é a leitura que faço.

Estou no mesmo barco que muita gente aqui, aguardando uma decisão a mais de 18 meses, pois meu processo foi submetido em 23/08/2024 em Lisboa, por advogado, de forma online e a promessa da assessoria é de que levaria 1 ano para uma decisão porque eles trabalhavam de forma diferente e escolhiam a conservatória mais rápida para protocolar o processo e, no final, não era bem assim.

O que nos resta é ter esperança e confiar que meus "achismos" estão corretos... hahah

Não sei se mais alguém aqui faz essas análises, mas se puderem complementar, seria uma discussão legal.

• Recebido hoje

• Boa Noite Malta, no dia 14 de janeiro , fui notificado para enviar mais documentos para o meu processo, me deram 30 dias úteis para isso , no começo desse mês enviei os documentos, mas até agora não atualizaram se receberam ou não . é normal ? devo me preocupar envio os mesmo documentos mais uma vez?

• @willjr93

É normal... Agora é esperar.

Recomendo apenas que guarde o print da confirmação de entrega do correio/dhl.

• @willjr93 qual o seu processo 6n1? É em Lisboa ? Deu entrada em janeiro de 2024?

• A tabela que o @squalo compartilhou é do Porto certo? Meu processo é 6.1, a ultima tabela que compartilharam diz que os 6.1 estavam em setembro de 2023 e agora está na primeira quinzena de 2024??? o meu processo é da segunda quinzena de janeiro de 2024, se não houver nenhum erro está quase na minha vez 😅🙏🏻

Onde vocês conseguem essas tabelas? Nas duas vezes que fui ao arquivo do porto fui atendido pelo mesmo senhor e ele sempre diz que não existe nenhuma previsão e tenho que esperar.

• @Camilo_Carlos

realmente não tem previsão , lá o pessoal tende a ser meio literal (português em geral)

o que temos é uma tabela informando em qual mês os processos estão a ser analisados. Geralmente quando envia um e-mail para a conservatória já vem essa tabela automaticamente

• Oi pessoal, meu processo é:  Proc-70XXX/23 (Artº 1.C), eu nao entendi muito bem a análise dessa planilha que eles enviam via email, na conservatória de serviços gerais em Lisboa, conseguem me ajudar em que pé está? Obrigada

• Olá a todos. A CRC de Lisboa tem estado a concluir massivamente processos 6.1 submetidos entre dezembro de 2022 e março de 2023 nas últimas semanas, inclusive esta noite, em pleno domingo! O meu processo, que deu entrada a 06 de março de 2023, foi um dos concluídos esta noite.

• Boa noite pessoal.

Passando pra informar que os processos de filho da minha irmã e meu, com entrada juntos no ACP em janeiro de 2025, via malote DHL, foram concluídos com sucesso em 12 de fevereiro deste ano, 2026.

Informaram por email já com o anexo do assento.

Obrigada por todas as dicas.

• @miffy muitos parabéns 👏

mas diga, o seu processo teve alguma exigência? foi pedido algum documento extra ?

• @Luciapedrp Olá. Não me pediram nenhum documento extra antes de concluir. Boa sorte! 

• Atualização no meu processo, segundo o advogado (e mensagem no portal), caí em exigência. Pediram:

"o envio aos autos dos documentos estrangeiros, originais em suporte papel, que instruem o processo."

Quase virei português hoje... agora só daqui a seis meses. Mas pelo menos o porto voltou a andar.

• @Ruivo ahaha boa, quase virou mesmo. mas porque dizes so daqui a 6 meses ? é o tempo que demoram a pegar os processos que caem em exigência ? qual o seu artigo? deu entrada quando?

• @miffy Parabéns pela sua cidadania.

De facto, hoje constatei várias pessoas em grupos de Facebook que pediram pelo mesmo artigo (6.1) partilhando a conclusão do processo, variando de 2021 até 2023. Na aplicação Citizcheck, também constatei o avanço de vários processos 6.1, e inclusive de filhos (1.C) por Lisboa, mas com datas variadas e não por ordem. Alguns por neto também começaram a avançar finalmente.

Seja qual for o motivo desse progresso, parece ser um sinal positivo e de esperança.

• @Luciapedrp vamos ver se os nossos avança 😁😁

• @MiraiAx por esse app, sabe dizer se houve movimentação nos pedidos de netos maiores pela conservatória de Lisboa?

• @Simão_11 tudo indica que estão a trabalhar duro , mandei dois mails para eles hoje e responderam os dois ( respostas vagas do género: continue a aguardar ) mas responderam … vamos rezar mais um pouco 🙌🏾🙌🏾

• @MiraiAx pode partilhar esse link do face ? Também quero acompanhar por lá …

• editado February 17

@Luciapedrp Acompanho dois grupos em que pessoas partilham o estado dos seus processos.

O primeiro é público, mas volta e meia aparecem [removido] de extrema-direita nos comentarios a implicarem com as pessoas. Aconselho a ignorar e focar nos posts que interessam.

O segundo é privado, vai ter de solicitar a entrada. Costuma ser rápido. Lá é mais tranquilo e as pessoas são mais sérias, tem moderação contra propagandas, insultos etc.

• @lvc_10 Os que aparecem pela app.

• editado February 17

@Luciapedrp o meu é 1c, pela ACP. Pelo que entendi o meu advogado mandou a versão digitalizada das cópias autenticadas, e agora estão pedindo as versões em papel. Até faz sentido o pedido da conservadora, e não sei por que meu advogado não mandou isso quando abriu o pedido.

Quanto ao prazo, eu torço pra que seja mais rápido, mas minha referência é o processo da minha mãe - caiu em exigência em março de 2024 e só andou em outubro de 2024. O dela era por neto de português na ACP, então é comparar maçã com pera, Na planilha eu vi alguns casos de exigência para 1c saírem um ou dois meses depois da retificação, mas pensar em entrar em outra fila nessa altura do campeonato é desesperador.

• Meu processo de janeiro de 2025 foi concluído dia 12/02, mas não recebi o email com o assento. Preciso entrar em contato com o ACP e fazer a solicitação?

• @Luciapedrp eu já dexei de consultar e mandar email da raiva vamos ver daqui para o final do mes já que entramos nos 3 anos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.